Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

População é enganada na compra de terrenos irregulares em Embu das Artes, diz SAEE

Por Assessoria de Imprensa da SAE | 8/03/2016

embud

Divulgação O que fazer se você caiu em um golpe? Vá até a polícia civil com a documentação e abra um Boletim de Ocorrência

No bairro Estância de Embuarama, a Área de Proteção Ambiental (APA) Prado Rangel vem sendo loteada ilegalmente e comercializada de modo fácil, sem a necessidade de comprovação de renda. A ação é, sobretudo, um duro golpe às vítimas que, muitas vezes, investem suas economias no sonho da casa própria e ainda correm o risco de ficar sem nada. 

São 160 mil m², vendidos em lotes de 5 x 25m² e 10 x 25m². Para negociar, seria necessária apenas uma entrada, em torno de cinco mil reais, e o restante em diversas parcelas. 

Em comunicado oficial, a Prefeitura de Embu das Artes informou que não existe autorização para o loteamento. 

O terreno possui vegetação nativa de Mata Atlântica em estágio médio de regeneração e faz parte da Área de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM) da Guarapiranga. Ele está dentro da Subárea de Urbanização Controlada (SUC), que exige lotes mínimos de 250m². Dessa forma, a metragem dos lotes, 125 m², também seria ilegal. 

Para não cair em golpes como este, na hora de comprar um terreno é preciso ficar atento aos trâmites legais: 

- Todo o loteamento habitacional que não seja de interesse social, no estado de São Paulo, precisa de certificação do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo - GRAPROHAB, além de licenciamento da Cetesb e permissão da Prefeitura. 

- Sua regularização deve atender a diversos critérios de adequação. Entre eles, o estudo de impacto da vegetação que será suprimida; compromisso de recuperação ambiental, o estudo para coleta e tratamento de esgoto; licenciamento ambiental atual e anterior a ocupação do terreno.
Sem os devidos estudos de impacto e respeito às leis de proteção ambientais, os produtos são ilegais e sua comercialização é crime.

Os dados podem ser obtidos na prefeitura da cidade onde o terreno é vendido. Além dessas informações, confira outras dicas para se proteger: 

- Consulte a Secretaria de Obras da Prefeitura, para ver se o loteamento é regular;
- Nunca feche a compra imediatamente: peça o número da matrícula ou documentação de licenciamento e procure obter o maior número de informações sobre o objeto de compra;

- Pesquise o corretor e a imobiliária: no site do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) é possível realizar uma busca: http://www.crecisp.gov.br; 

- Desconfie de valores abaixo do mercado: os terrenos e casas a venda possuem valor médio por metro quadrado, que é calculado de acordo com a valorização da região em que estão inseridos e condições em que se encontram. Se o que você procura estiver muito abaixo dessa média, vale investigar mais detalhadamente a documentação para não cair em golpe; 

- Desconfie de trâmites fáceis: toda venda financiada exige comprovação de qualquer estabilidade financeira. Ela é a única garantia que o vendedor tem de que receberá por aquilo que vende. Por isso desconfie quando for exigido uma pequena entrada e apenas seus documentos pessoais, como RG, CPF e Comprovante de endereço.

15/02/2017

Regional do Jacira realiza operação limpeza nas ruas, praças e equipamentos públ

14/02/2017

Jorge Costa propõe flexibilizar Lei da Guarapiranga para desenvolver Itapecerica

27/01/2017

Especialista aponta as causas dos alagamentos em Embu das Artes

25/01/2017

Chuvas dão trégua e o sol volta a aparecer em toda a região

23/01/2017

Tempo deve permanecer chuvoso essa semana em Taboão, Embu e Itapecerica

22/01/2017

Saiba como será a temperatura no decorrer da semana na região

Confira abaixo, a previsão do tempo para o decorrer...

22/01/2017

Chuva não cessou durante todo o fim de semana na região

A chuva não deu trégua e o fim de semana na região teve muita água. O sábado e...

19/01/2017

Prefeitura de Itapecerica reúne artistas da região

18/01/2017

Alagamentos voltam a afligir moradores e comerciantes de Embu das Artes

18/01/2017

Taboão e Itapecerica também sofreram consequências da chuva intensa

23/02/2017

Câmara rejeita contas de 2013 e Chico Brito deve ficar inelegível por 8 anos

23/02/2017

Sebrae Aqui leva empresários de Itapecerica para a Feira do Empreendedor

Uma parceria entre a Prefeitura de Itapecerica da Serra e o SEBRAE proporcionou a ida de...

23/02/2017

Lúcio Tigrão morre vítima de infarto em Taboão da Serra

O ex-diretor do cemitério da Saudade,Lúcio Carlos  Loiola  Nogueira, 58 anos, conhecido como...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.