Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Moradores apresentam demandas em audiência pública de saúde em Taboão

Por Outro autor | 29/02/2016

caico

Cynthia GonçalvesAudiência pública aconteceu nesta sexta-feira, 26

Distante dos anseios seja da situação, que defende o governo, ou da oposição, que ataca o governo, os moradores de Taboão da Serra apresentaram suas demandas, queixas e reivindicações sobre a saúde, na audiência pública ocorrida na sexta-feira, 26. O drama de quem sente na pele problemas como mau atendimento, demora na marcação de consultas, falta de remédios, ou descaso de profissionais foi debatido no plenário da Câmara. No final dos trabalhos o embate entre vereadores da situação e oposição não agradou aos presentes.

O morador José Zeferino Bezerra da Silva comoveu todos os presentes quando relatou a forma como perdeu o movimento de uma das pernas.

 “Não sou de partido nenhum. Respeito todos e hoje estou aqui para reivindicar a minha saúde. Perdi o movimento da perna depois do médico me falar que eu não tinha nada. No dia 29 de janeiro eu cai na rua. Fiz uma aplicação na perna porque meus amigos pagaram. Se não fosse isso eu tinha morrido. Agora minha perna não se mexe mais. Estou com todos os exames prontos e não mostrei ainda ao médico porque não abriu agenda. Isso não tá certo minha gente. Eu sou trabalhador e não posso mais fazer nada por causa da minha perna. Se tiver um cidadão que possa me ajudar peço que veja meus exames. Eu preciso trabalhar tenho conta pra pagar. Isso é revoltante. Não quero saber de política só quero ter a minha saúde”, desabafou.

A secretária de Saúde, Raquel Zaicaner, abriu a audiência apresentando dados que comprovam investimento de 34% do orçamento da cidade na saúde.  Ela falou das ações, mostrou dados, explicou as dificuldades e alertou todos para o  desafio de combater a dengue. Após ouvir o apelo do seu José ela determinou que sua equipe tomasse providências. A secretária também determinou que os pedidos de outros moradores fossem atendidos.

Aos jornalistas a secretária informou que os prontos socorros da prefeitura não vão mais utilizar Benzetacil, já que o medicamento não será mais fabricado.

A presidente da comissão de saúde, Joice Silva, avaliou que a audiência foi positiva e propôs a todos um pacto pela saúde. Para ela, apesar das críticas feitas à saúde a ação foi positiva já que os moradores participaram e os problemas apresentados serão sanados. 

Os vereadores Eduardo Nóbrega, Eduardo Lopes, Cido da Yarfama e Ronaldo Onishi acompanharam os trabalhos. A oposição foi criticada por não participar da audiência, exceto a vereadora Luzia Aprígio que assistiu toda a audiência. O líder de governo, Eduardo Nóbrega, disse que “os vereadores da oposição saíram pequenos o debate” e não terão mais o direito de discutir saúde na tribuna já que fugiram da audiência que é o fórum específico para essa questão.

“A oposição não é séria, com exceção da vereadora Luzia Aprígio que está aqui. Cadê o vereador Moreira que toda terça crítica a saúde e não está aqui para fazer suas críticas. Cadê o vereador Lune que arrebenta a saúde na tribuna e não vem na audiência pra falar? O que a oposição fez hoje não é correto. Não tiveram coragem de cobrar na frente do secretário e do Dr. Jorge Salomão. A oposição sai daqui muito pequena em relação a assunto saúde”, disparou Eduardo Nóbrega.

Após ser criticado pelo líder do governo, o vereador Professor Moreira esteve na câmara e tentou usar o microfone, no momento em que a presidente da Comissão de saúde vereadora Joice Silva havia aberto a palavra para a população. A presidente e o líder de governo não aceitaram que Moreira fizesse uso da tribuna e  a audiência foi encerrada. Os vereadores só retornaram ao plenário após a saída de Moreira.

“O vereador Moreira não respeitou o regimento das comissões e por causa disso fui obrigada a suspender a audiência”, disse a vereadora Joice Silva. 

19/07/2017

Brasil terá fábrica de testes de zika e chikungunya

O laboratório alemão EUROIMMUN, líder mundial em diagnóstico autoimune e o único no Brasil a...

16/07/2017

Instituto Edusa vai assumir saúde de Embu das Artes dia 1º de agosto

Cumprindo uma das suas principais propostas de campanha a administração do prefeito Ney Santos...

14/07/2017

Saúde de Taboão da Serra inaugura Oficina de Aleitamento Materno

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra dá um novo passo para a promoção de políticas públicas...

12/07/2017

Profissionais de Saúde iniciam formação voltada às urgências em Itapecerica

Desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com o Ministério da Saúde (MS) no...

11/07/2017

ANS abre consulta para inclusão de medicamento para esclerose múltipla

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de lançar consulta pública (CP) para a...

05/07/2017

Frio quebra recorde em várias capitais do Brasil. Saiba como evitar as doenças c

29/06/2017

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 7 de julho

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o próximo dia 7 de julho. O objetivo...

27/06/2017

Saiba como acabar com o ronco e melhorar sua noite de sono

Muitas pessoas apresentam algum tipo de distúrbio durante o sono e um dos mais comuns é o ronco,...

26/06/2017

Cirurgia plástica no inverno traz benefícios que vão do pós-operatório à rotina

Quando começa a preparação para a realização de uma cirurgia plástica, uma das dúvidas mais...

21/07/2017

Prefeitura de Embu traz novo modelo de gestão para alimentação escolar

21/07/2017

Itapecerica tem Semana do Empreendedorismo em Ação entre 31/07 e 03/08

A Prefeitura de Itapecerica da Serra e o Sebrae-SP realizam entre 31 de julho a 3 de agosto a...

21/07/2017

Atenção para o licenciamento: julho é o mês de veículos com placas final 4

Os proprietários de veículos com placas final 4 já podem fazer o licenciamento. A data limite...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.