Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Esporte

Rolo Compressor do Timão atropela Minas Locomotivas

Por Alan Bezerra | 15/09/2010

IMG_2752_350.JPG

Corinthians atropela Minas no futebol americano

Apesar de ainda ser um esporte um tanto quanto exótico à maioria dos brasileiros, o futebol americano vem adquirindo mais cada vez mais adeptos, fãs e torcedores em nosso país.

E esses torcedores viram um passeio do Corinthians Steamrollers sobre o Minas Locomotivas. O Timão venceu por 39 x 7, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, disputado no Estádio José Ferez, na ensolarada manhã do último domingo, dia 12.

O objetivo primordial do futebol americano é avançar, conquistando jardas e fazer um touchdown (levar a bola até a end zone adversária – a linha de fundo do futebol). Essa jogada vale 6 pontos, e dá direito ao time que o fez tentar marcar um Field Goal (um chute nas traves invertidas) que, nessa situação, dá mais um ponto ao time. Outra jogada também é permitida depois do touchdown: two-point conversion, que é tentar fazer um “mini-touchdown” de uma distância muito próxima à end zone, ao invés de tentar o Field Goal.

Desde o kick off (o chute de saída) o Corinthians foi superior ao Minas. O Timão largou na frente com um belo touchdown e converteu o Field Goal, abrindo 7 x 0 no placar. Os mineiros do Locomotivas, com muita dificuldade para conquistar jardas (uma jarda possui, aproximadamente, 91 centímetros) conseguiu fazer seu touchdown muito próximo da end zone alvinegra, deixando a partida empatada em 7 x 7.

Mas depois desse momento, o Corinthians Steamrollers fez jus ao nome e esmagou o Minas Locomotivas (steamrollers significa em inglês, rolo compressor). Com mais quatro touchdowns (um deles espetacular feito após um punt do Minas Locomotivas), e mais quatro pontos obtidos em field goals, o Corinthians fez o 35 pontos.

Cada time tem quatros chances para avançar, no mínimo, dez jardas (cerca de 9 mêtros e 10 centímetros) e, quando não consegue, pode fazer um punt, que é um chute na bola para o campo adversário. No touchdown citado, o Corinthians pegou a bola e avançou diretamente para a end zone, o que é uma jogada extramente difícil de acontecer.

Os outros quatro pontos corinthianos foram obtidos através de dois safety. Esse lance ocorre quando um jogador sai ou é derrubado na sua própria end zone. Seria um equivalente ao gol contra do futebol.

Na próxima rodada, o Corinthians Steamrollers enfrenta o Fluminense Imperadores, no dia 26, pela seqüência do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano.

Foto: Marcelo Ribeiro

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.