Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Homenagens e reivindicações marcaram a sessão solene pelos 57 anos de Embu das Artes

Por Gabrielly Sousa | 19/02/2016

161

Genildo RochaHino Nacional marcou o início da sessão solene

As homenagens aos emancipadores, Guardas Civis Municipais e uma reivindicação contra o fechamento do pronto socorro do Vazame marcaram a sessão solene que aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), em comemoração aos 57 anos de emancipação politico-administrativa do município de Embu das Artes. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de pessoas que colaboraram para o desenvolvimento da cidade, do atual prefeito Chico Brito acompanhado da primeira dama, Daniela Brito, e do atual presidente da câmara de vereadores Ney Santos também acompanhado de sua esposa Elaine Santos, vereadores e secretários municipais também estavam presentes.

"Quero dizer da felicidade que tenho de compartilhar com todos vocês esse aniversário da nossa cidade, depois de 57 anos a cidade já está bem ‘madura, sabendo o que quer’ e quero fazer uma homenagem muito especial a todos os emancipadores e emancipadoras da nossa cidade que geraram esta nossa belíssima cidade", disse o prefeito Chico Brito. 

Foram homenageados na sessão além de vários ex-vereadores, Annis Bassith, filho do ex-presidente Annis Neme Bassith; Edna Koch, filha do emancipador Carlos Koch; Luiz Medina, filho do emancipador João Batista Medina, o comandante da guarda civil, Comandante Dirceu e também os GCMS Lourenço e Fernandes que realizaram um parto dentro de um veículo – relembre o caso aqui. A sessão solene teve abertura com a banda municipal e logo em seguida a execução do Hino Nacional Brasileiro e Canção de Exaltação a Embu.  

“Pessoas ‘lá atrás’ lutaram pela emancipação, como o Sr. Annis Bassith que se não fossem pessoas como ele darem o ponta pé inicial não teríamos a cidade como ela é hoje e tenho muito orgulho de estar representando essas pessoas que avançaram ‘lá atrás’ por uma linda e maravilhosa cidade que é Embu das Artes” ressalta o vereador Ney Santos.

 Reivindicação

Liderados pelo ex-prefeito do município, Nivaldo Orlandi, um pequeno grupo se localizava em frente à câmara municipal com banners e cartazes criticando o fechamento do pronto socorro do bairro do Vazame, que recentemente tornou-se um hospital leito. Panfletos com ilustrações em charge do atual prefeito fechando o pronto socorro e a pergunta “para onde irá esse povo?” eram entregues a cada munícipe que lá passava. Após o pronunciamento dos vereadores da câmara o presidente Ney Santos cedeu os mesmos três minutos, que posteriormente foram excedidos, para que o ex-prefeito Nivaldo Orlandi tivesse o poder da palavra em meio à sessão. Orlandi criticou arduamente a atual administração de Embu das Artes, além de questionar o fechamento do P.S. do Vazame, o ex-prefeito citou vários outros problemas de gestão, segundo ele.

"Há cinco anos eu disse que abriria o terceiro posto de saúde da cidade, mas a economia de hoje não é a mesma de cinco anos atrás, este ano recebemos R$ 6 milhões a menos no orçamento, se a situação do país piorou não teria como abrir mais um posto", argumenta o prefeito Chico Brito que completa: “Eu mais do que ninguém sei o que falta e o que não falta nessa cidade afinal é o meu trabalho, transformei o P.S. do Vazame em um hospital leito pois prefiro um hospital leito que funcione ao ter um pronto socorro ‘meia boca’ e saber que alguém morreu por negligencia”. Ao fim de seu discurso o prefeito Chico Brito foi ovacionado de pé pelos munícipes lá presentes.

“Não viemos aqui para discutir viemos comemorar os 57 anos da nossa cidade nessa sessão solene, mas cada ação tem uma reação então o Nivaldo teve uma reação e obteve uma resposta do nosso prefeito e quanto ao fechamento do P.S. do Vazame é claro que nós não concordamos, mas infelizmente é a situação que o país se encontra e nós lideranças temos que lutar para que essas dificuldades fiquem para trás e que consigamos trazer recursos para reabrir o pronto socorro”, declarou o vereador Ney Santos ao Jornal na Net.

Estiveram presentes autoridades como os vereadores Carlinhos do Embu, Edvânio Mendes, Clidão do Táxi, Gilson Oliveira, Jefferson Siqueira, João Leite, Luiz do Depósito, Rosana Almeida, Doda Pinheiro, Júlio Campanha; o comandante da GCM, Dirceu Alves; o secretário municipal Paulo Vicente; o ex-prefeito Nivaldo Orlandi, os ex-vereadores: Adalto, Manoel Raimundo, Arthur da Ressaca, Afonso Rocha, Valter Soledad, Maria das Graças, Milton do Rancho e José Santos o presidente da câmara de São Lourenço. 

“Embu das Artes iniciou com cinco mil pessoas e hoje em dia temos mais de 250 mil pessoas, a cidade está em grande desenvolvimento com projetos que abrangem os quatro cantos do Embu, assim como no bairro do Jardim do Colégio região que estava com todas as dificuldades, mas que com distribuição de renda e desenvolvimento social conseguimos entregar o CEU do Jardim do Colégio e são projetos como esse me fazer ter orgulho de morar nessa cidade e ajudar a desenvolvê-la cada vez mais”, diz o vereador Edivânio Mendes.

 Festa

Após sessão solene, todos que lá estavam se direcionaram ao coquetel preparado para população presente. A população também foi convidada a participar da festa de comemoração dos 57 anos de Embu realizada na Praça José Bastos de Oliveira (em frente ao Terminal de Ônibus do Jardim Casa Branca) em que foi possível apreciar atrações como apresentação de Hip-Hop, exposição de grafite, a exposição “Embu das Artes contada pelos Artistas”, o Big Band Embu das Artes, músicos da Banda Municipal, a Folia de Reis do Jardim Marajoara e shows dos Violeiros de Embu das Artes, do Zinho Trindade, da Banda Monte Castelo e do Grupo Só Encanto.

“Acredito que eventos como esse possam disseminar o preconceito que ainda existe contra o grafite hoje em dia, pois o grafite é arte e não vandalismo, essa é uma ótima oportunidade de divulgação do nosso trabalho” afirma o grafiteiro Ralf que mostrava seu trabalho em exposição no local. 

A festa foi finalizada ao som da banda mais esperada do dia, Planta e Raiz. A banda de reggae foi a atração que mais reuniu público no local. A praça José Bastos de Oliveira ficou lotada no final da noite.

Taitane Helena Dias

Colocaste uma foto que aparece o nobre vereador Pedro Valdir e não mencionas que o mesmo estava presente??

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

24/05/2017

Vereadores aprovam estudo sobre vale-transporte e dissídio dos servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em regime de urgência na sessão desta terça-feira,...

23/05/2017

Juiz mantém decisão que obriga prefeitura a administrar cemitérios de Embu

O juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Embu das Artes, Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy negou...

22/05/2017

Embu é a cidade da região que mais recebe recursos do governo do Estado

Nos primeiros meses de 2017 Embu das Artes vem consolidando sua posição como a cidade da região...

19/05/2017

Lei da deputada Analice Fernandes protege mulher vítima de violência

Lei de autoria da deputada estadual Analice Fernandes de proteção a mulher vítima de violência...

19/05/2017

Comunidade japonesa homenageia Dr. Onishi por vitória na eleição em Taboão

O vereador de Taboão da Serra, Dr. Ronaldo Onishi, foi homenageado com diploma de Honra ao...

18/05/2017

Delação de donos da JBS envolvendo presidente agrava crise política no Brasil

O país amanhece perplexo com mais uma delação de corrupção. Desde vez a denúncia é de que o...

16/05/2017

Vereador afirma que roubos em Embu acontecem pra prejudicar Ney Santos

Os roubos e furtos a equipamentos públicos como creches, Unidades Básicas de Saúde e escolas...

16/05/2017

Escola do Legislativo de Taboão ganha sala de aula para ministrar cursos

A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu uma noite histórica, nesta segunda-feira, 15,...

26/05/2017

Avó de menino que morreu ao cair do 19º andar é acusada de abandono de incapaz

O cidade de Taboão está em choque com a tragédia que vitimou uma criança de 4 anos que morreu...

26/05/2017

Escolas de Embu, Itapecerica e Taboão abrem vagas para programa de reforço

Programa de reforço abre inscrições para vagas em escolas estaduais das regiões de Embu,...

26/05/2017

Problemas de coluna na infância conheça as causas e os tratamentos

É cada vez mais frequente crianças apresentarem reclamações sobre incômodos e dores nas costas,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.