Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Cantareira volta a ser o principal sistema produtor de água e represas da Grande SP

Por Assessoria de Imprensa | 14/02/2016

cantareira

Divulgação A melhora na situação dos mananciais também se deve ao Programa de Bônus, iniciativa importante para estimular o uso racional da água

Em janeiro, o Cantareira retomou o posto de principal sistema produtor de água da RMSP, que havia perdido para o Guarapiranga em março do ano passado devido à estiagem – hoje, o Cantareira atende aproximadamente uma população de 5,7 milhões de pessoas e o Guarapiranga, 5,2 milhões. Antes da estiagem, em dezembro de 2013, esses sistemas abasteciam, respectivamente, 8,8 milhões e 3,9 milhões de clientes. 

Os seis principais sistemas que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo fecharam janeiro de 2016 com um acréscimo de 181,1 milhões de m³ de água na comparação com dezembro de 2015, totalizando 884,55 milhões de m³, uma alta de 25,7%.  Na comparação com o nível dos reservatórios registrado em janeiro do ano passado, no auge da crise hídrica, a elevação foi de 598,55 milhões de m³ (+209,3%), quantidade de água que corresponde a mais da metade de todo o volume útil do Sistema Cantareira ou a somatória dos volumes úteis dos sistemas Rio Claro, Alto Cotia e Alto Tietê. 

Essa alta nos reservatórios aconteceu em um mês de boa quantidade de chuvas. Para se ter uma ideia, em janeiro passado a afluência (entrada de água nas represas) no Cantareira foi de 73,8 m³/s, acima da média histórica para o mês, que é de 70,9 m³/s. Em janeiro de 2015, a afluência foi de 11,5 m³/s nesse sistema.
.
        Bônus – A melhora na situação dos mananciais também se deve ao Programa de Bônus, iniciativa importante para estimular o uso racional da água. Em janeiro, a adesão da população da Grande São Paulo foi de 77%, mantendo o mesmo percentual registrado no mês anterior.

   No total, a economia de água feita pelos moradores atendidos pela Sabesp fez com que a companhia deixasse de retirar no mês passado 5,7 mil litros por segundo das represas que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo. O volume economizado é suficiente para abastecer cerca de 1,83 milhão de pessoas, correspondente às populações somadas das cidades de Sorocaba, Osasco e Ribeirão Preto, aproximadamente. Ou seja, em todo o mês de janeiro, a população poupou mais de 14,8 bilhões de litros de água. Para se ter uma ideia do quanto isso representa, esse volume equivale quase à capacidade total do Sistema Alto Cotia. 

Dos 77% que reduziram o gasto de água em dezembro, 65% efetivamente ganharam o bônus, enquanto os demais 12% diminuíram o consumo, mas não o suficiente para receber o desconto na fatura da Sabesp. Considerando todos os clientes que receberam bônus no mês passado, 55% reduziram o consumo em mais de 20% (faixa de bonificação de 30%), 5% diminuíram o uso entre 15% e 20% (faixa de bônus de 20%) e outros 5% tiveram um gasto de água entre 10% e 15% menor e ganharam bônus de 10%. 

Já a parcela de clientes que aumentaram o consumo foi novamente de 23%, dos quais 14% pagaram sobretaxa. Os outros 9 pontos percentuais não receberam o ônus porque consumiram o volume mínimo de 10 mil litros mensais. 

O programa de bônus foi implantado em 1º de fevereiro de 2014 para os moradores atendidos pelo sistema Cantareira. A partir do dia 1º de fevereiro de 2016, o programa passou por mudanças, cuja atualização da regra para cálculo do bônus (não se aplica para a tarifa de contingência) consiste na adoção, para cada cliente, de um novo consumo médio de referência.

Até agora, esse indicador correspondia à média de consumo no período entre fevereiro/2013 e janeiro/2014, que permanece para efeito de aplicação da tarifa de contingência. A nova média, para efeito de aplicação de bônus, é calculada pela multiplicação do antigo indicador por 0,78. As demais condições e regras do programa estão mantidas, inclusive o escalonamento das faixas de bonificação de 10%, 20% e 30%. Isto é, quem reduz o consumo em 20% ou mais recebe desconto de 30%, entre 15% e 20% o desconto é de 20%, e entre 10% e 15% a redução chega a 10% na conta. A nova meta de consumo é informada na conta dos clientes. 

Mesmo com o período de chuvas, a Sabesp destaca a importância da população se manter comprometida com a economia e o uso racional da água, de forma a garantir a recuperação gradual do nível dos reservatórios após a estiagem de 2014, a maior registrada em mais de 80 anos na Região Sudeste.

20/01/2018

Especialista diz que sociedade precisa estar preparada para viver com menos água

O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal...

11/01/2018

Febre amarela mata todos os macacos bugios do Parque Horto Florestal

Todos os macacos bugios do Parque Horto Florestal, na Zona Norte da cidade de São Paulo, foram...

03/01/2018

Secretaria de Itapecerica alerta: Bugios não transmitem febre amarela

Os macacos podem representar um alerta às autoridades quanto à incidência de febre amarela em...

17/12/2017

Prefeitura de Taboão forma 1300 alunos através do Programa Lado a Lado

A Prefeitura de Taboão da Serra continua a investir fortemente em qualificação profissional....

05/12/2017

Seis macacos Bugios foram encontrados mortos em Itapecerica

Na manhã desta segunda-feira, 4, foram encontrados mortos em lugares distintos na região de...

20/11/2017

Abertas as inscrições para o curso “Saneamento Ecológico” em Embu

No próximo sábado, 25, a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE) abre as portas para receber o...

17/11/2017

Animais ameaçados por extinção são avistados em Embu das Artes

Um grupo de cerca de 50 pessoas da região de Embu das Artes, município da Grande São Paulo, se...

17/11/2017

Riscos de desastres naturais em SP serão alertados via SMS

A Defesa Civil de São Paulo acaba de adotar uma ação inovadora: a partir do dia 16 de novembro...

06/11/2017

Coleta Seletiva é intensificada em Itapecerica da Serra

Dar uma destinação ao lixo produzido no dia a dia é um dos grandes desafios dos municípios na...

02/11/2017

Mais de 30 pássaros exóticos são achados em porta-malas na Régis em Itapecerica

Mais de 30 pássaros exóticos foram encontrados durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária...

24/02/2018

Entregador de merenda e esposa foram presos em Taboão acusados de traficar

Funcionário da Prefeitura de Taboão da Serra e esposa são presos nesta sexta-feira (23) por...

23/02/2018

Cadastro biométrico em Embu, Itapecerica e Taboão se encerra em maio

Adotada pela

23/02/2018

Criação de ministério de segurança pública "não é sangria desatada", diz Marun

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, demonstrou não haver urgência do governo na a...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.