Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Cantareira volta a ser o principal sistema produtor de água e represas da Grande SP

Por Assessoria de Imprensa | 14/02/2016

cantareira

Divulgação A melhora na situação dos mananciais também se deve ao Programa de Bônus, iniciativa importante para estimular o uso racional da água

Em janeiro, o Cantareira retomou o posto de principal sistema produtor de água da RMSP, que havia perdido para o Guarapiranga em março do ano passado devido à estiagem – hoje, o Cantareira atende aproximadamente uma população de 5,7 milhões de pessoas e o Guarapiranga, 5,2 milhões. Antes da estiagem, em dezembro de 2013, esses sistemas abasteciam, respectivamente, 8,8 milhões e 3,9 milhões de clientes. 

Os seis principais sistemas que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo fecharam janeiro de 2016 com um acréscimo de 181,1 milhões de m³ de água na comparação com dezembro de 2015, totalizando 884,55 milhões de m³, uma alta de 25,7%.  Na comparação com o nível dos reservatórios registrado em janeiro do ano passado, no auge da crise hídrica, a elevação foi de 598,55 milhões de m³ (+209,3%), quantidade de água que corresponde a mais da metade de todo o volume útil do Sistema Cantareira ou a somatória dos volumes úteis dos sistemas Rio Claro, Alto Cotia e Alto Tietê. 

Essa alta nos reservatórios aconteceu em um mês de boa quantidade de chuvas. Para se ter uma ideia, em janeiro passado a afluência (entrada de água nas represas) no Cantareira foi de 73,8 m³/s, acima da média histórica para o mês, que é de 70,9 m³/s. Em janeiro de 2015, a afluência foi de 11,5 m³/s nesse sistema.
.
        Bônus – A melhora na situação dos mananciais também se deve ao Programa de Bônus, iniciativa importante para estimular o uso racional da água. Em janeiro, a adesão da população da Grande São Paulo foi de 77%, mantendo o mesmo percentual registrado no mês anterior.

   No total, a economia de água feita pelos moradores atendidos pela Sabesp fez com que a companhia deixasse de retirar no mês passado 5,7 mil litros por segundo das represas que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo. O volume economizado é suficiente para abastecer cerca de 1,83 milhão de pessoas, correspondente às populações somadas das cidades de Sorocaba, Osasco e Ribeirão Preto, aproximadamente. Ou seja, em todo o mês de janeiro, a população poupou mais de 14,8 bilhões de litros de água. Para se ter uma ideia do quanto isso representa, esse volume equivale quase à capacidade total do Sistema Alto Cotia. 

Dos 77% que reduziram o gasto de água em dezembro, 65% efetivamente ganharam o bônus, enquanto os demais 12% diminuíram o consumo, mas não o suficiente para receber o desconto na fatura da Sabesp. Considerando todos os clientes que receberam bônus no mês passado, 55% reduziram o consumo em mais de 20% (faixa de bonificação de 30%), 5% diminuíram o uso entre 15% e 20% (faixa de bônus de 20%) e outros 5% tiveram um gasto de água entre 10% e 15% menor e ganharam bônus de 10%. 

Já a parcela de clientes que aumentaram o consumo foi novamente de 23%, dos quais 14% pagaram sobretaxa. Os outros 9 pontos percentuais não receberam o ônus porque consumiram o volume mínimo de 10 mil litros mensais. 

O programa de bônus foi implantado em 1º de fevereiro de 2014 para os moradores atendidos pelo sistema Cantareira. A partir do dia 1º de fevereiro de 2016, o programa passou por mudanças, cuja atualização da regra para cálculo do bônus (não se aplica para a tarifa de contingência) consiste na adoção, para cada cliente, de um novo consumo médio de referência.

Até agora, esse indicador correspondia à média de consumo no período entre fevereiro/2013 e janeiro/2014, que permanece para efeito de aplicação da tarifa de contingência. A nova média, para efeito de aplicação de bônus, é calculada pela multiplicação do antigo indicador por 0,78. As demais condições e regras do programa estão mantidas, inclusive o escalonamento das faixas de bonificação de 10%, 20% e 30%. Isto é, quem reduz o consumo em 20% ou mais recebe desconto de 30%, entre 15% e 20% o desconto é de 20%, e entre 10% e 15% a redução chega a 10% na conta. A nova meta de consumo é informada na conta dos clientes. 

Mesmo com o período de chuvas, a Sabesp destaca a importância da população se manter comprometida com a economia e o uso racional da água, de forma a garantir a recuperação gradual do nível dos reservatórios após a estiagem de 2014, a maior registrada em mais de 80 anos na Região Sudeste.

24/09/2018

Chegada da primavera é marcada por aumento de temperatura no país

A primavera deste ano, que teve início às 22h54 de sábado, dia 22, será marcada por aumento de...

27/08/2018

Moradora de Itapecerica flagra onça em mata dentro de chácara

Uma moradora de Itapecerica da Serra enviou ao Jornal Na Net, na tarde desta segunda-feira, dia...

21/08/2018

Moradores do Jd. Adélia denunciam descarte de lixo em área de preservação

Moradores do Jardim Adélia, em Itapecerica da Serra, enfrentam sérios problemas em relação ao...

12/08/2018

Semana terá mínima de 11ºC e máxima de 25ºC em Taboão, Embu e Itapecerica

A semana deve manter a tendência dos últimos dias e registrar baixa temperatura em Taboão, Embu...

29/07/2018

Incêndio atinge mata do Parque Laguna em Taboão da Serra

Um incêndio de média proporção atinge na noite no domingo, 29, a mata localizada no Parque...

25/07/2018

Seis pessoas são detidas acusadas de crime ambiental em Embu das Artes

Seis pessoas foram detidas acusadas de cometer Crime ambiental na última quinta-feira 12, na Rua...

07/07/2018

Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável serão trabalhados em evento no Embu

No próximo domingo, 08, acontece a terceira etapa do evento Domingo Ecológico do parque Espaço...

27/06/2018

Itapecerica terá audiência pública sobre expansão de pedreira nesta quinta 28

Movimento ambiental Preservar de Itapecerica da Serra convida toda a população para participar...

23/06/2018

Água será tema de domingo ecológico em parque de diversões

Celebrar o meio ambiente, promover educação ambiental, colaborar para que haja maior convívio...

05/06/2018

Dia Mundial do Meio Ambiente: Óleo de cozinha usado é transformado em sabão

A alternativa sustentável de transformar óleo comestível residual em sabão ecológico é uma das...

16/10/2018

Governo mantém início do horário de verão em 4 de novembro

O Planalto volta atrás em decisão de adiar mudança nos relógios para 18 de novembro por causa do...

16/10/2018

Régis Bittencourt divulga balanço da Operação do feriado de 12 de outubro

O Centro de Controle Operacional da Arteris Régis Bittencourt, concessionária responsável pela...

16/10/2018

Faculdade Anhanguera de Taboão protagoniza episódio de racismo

A unidade da faculdade Anhanguera em Taboão da Serra foi protagonista de um lamentável episódio...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.