Taboão da Serra terá ação contra a Dengue no Pirajuçara neste sábado, 13

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 12/02/2016

Uma grande mobilização no combate a proliferação ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus, acontece neste sábado, 13, na Kizaemon Takeuti, no Pirajuçara. 

Secretaria de Saúde, Zoonoses e Vigilância Epidemiológica intensificam o mutirão contra o mosquito e percorrem o comércio local, a partir das 9h, com o objetivo de levar ao conhecimento de todos, através de material informativo, que uma simples ação pode evitar o criadouro do inseto.

A secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, lembrou que esse mutirão é uma sequencia das ações que vem acontecendo no município desde 2013. “Além do trabalho diário dos profissionais da saúde procuramos conscientizar a população com essas ações. O envolvimento das Secretarias e a Operação Cata Bagulho vem sendo fundamental porque além da Dengue agora precisamos nos atentar para o Zika Vírus e Chikungunya”.

Dra. Raquel alerta que a população precisa ser a grande aliada no combate a Dengue. “A ação de amanhã no Pirajuçara é para fazer com que todos possam participar desse grande movimento de combate ao mosquito. Se o mosquito pode matar ele não pode nascer”, enfatizou Raquel. 

É importante lembrar que vários locais são ideais para a proliferação do mosquito, como caixas d’água descobertas, pneus e garrafas com acúmulo de água parada e vasos de plantas. “A limpeza constante e utilização de telas protetoras são exemplos de ações que dificultam a reprodução do Aedes Aegypti”, comentou o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Dr. Milton Parron.  

Disque Dengue

A Prefeitura criou o “Disque Dengue: (11) 4788-5609”, canal relacionado à Ouvidoria. Nele, os moradores podem fazer denúncias, esclarecer dúvidas, obter informações sobre o combate à doença ou solicitar a visita do Centro de Controle de Zoonoses. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Comentários