Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Escola de Embu faz debate sobre eleição com candidatos a deputado estadual

Por Sandra Pereira | 13/09/2010

DSC_0034_350.JPG

Candidatos foram questionados sobre temas como educação, violência e moradia

A Escola Estadual Alexandrina Bassith, no Jardim Ângela, em Embu das Artes promoveu na sexta-feira, 10, pela manhã, um debate inédito com os candidates a deputado estadual da região. A iniciativa fez parte de um projeto pedagógico inovador que pretende garantir que no currículo escolar a discussão em torno de política e cidadania. Os candidatos Geraldo Cruz (PT),  Wilson (Psol) e Roberto Furtado (PSL), de Taboão da Serra, participaram do debate e elogiaram a iniciativa da direção da escola.


O debate reuniu mais de 300 pessoas na escola. A platéia formada por alunos, professores, pais e moradores da comunidade escolar prestigiaram o debate e ouviram atentamente as propostas e pontos de vista dos candidatos sobre temas como educação, violência contra a mulher, moradia, reforma agrária, entre outros.

Todos os candidatos responderam as perguntas elaboradas previamente por professores e alunos. A ordem de participação deles foi definida por meio de sorteio.

Em seguida era feito outro sorteio para escolher qual candidato iria comentar a resposta do outro candidato. A comunidade presente também pode participar fazendo questionamentos aos candidatos.


O tema educação foi um dos que rendeu a maior repercussão. Todos os candidatos se mostraram contrários a política de bônus e promoção por mérito implantada pelo governo do Estado, segundo a qual o professor é remunerado por meio de avaliação feita pela diretoria da escola.

“Estamos no Estado mais rico do Brasil e ainda somos obrigados a conviver com professores mal remunerados, alunos passando de ano sem saber e salas de aulas superlotadas”, afirmou Geraldo Cruz. Ele fez questão de elogiar a iniciativa da escola e a participação de alunos, professores e a comunidade.

O professor Wilson, do Psol de Embu, criticou duramente o modelo de educação do governo do Estado. Para ele a política de bônus é esmola e os dois professores em sala de aula uma mentira. Além disso, ele alega que há falta de diálogo do governo com os profissionais da educação.

Ele também defendeu o voto em candidatos da região como forma de garantir que após a eleição ele mantenha compromisso com a comunidade local.  “Não adianta votar em um candidato que não vai mais voltar na região”, ponderou.

O candidato Roberto Furtado falou sobre a importância de fazer uma campanha limpa e agradeceu a participação de todos os que foram prestigiar o debate promovido pela escola.

Todos  os candidatos fizeram questão de destacar a ausência dos que faltaram ao debate promovido pela escola. A ausência da deputa estadual Analice Fernandes foi amplamente criticada, já que ela e do mesmo partido do governo do governo do Estado, que sofreu várias críticas durante o debate. Segundo a organização do evento ela não enviou justificativa para o não comparecimento no debate.
 

Sebastião Miguel

O debate foi aberto a todos os candidatos. Os que compareceram ouviram as reivindicações dos eleitores, que na grande maioria foram os professores da Unidade Escolar, pais e alunos. Foi realmente uma aula de cidadania. Pena que a candidata Analice Fernandes não compareceu. Isso mostra que a mesma só se apresenta em grandes eventos em que pode ser destaque. Parabés ao candidato Geraldo Cruz.

Hugo Gacia

A cada 10 fotos na galeria 9 são do Geraldo... rsrsrs... Fica claro que o jornal está a serviço da campanha dele.

Resposta:O jornal na Net esclarece que não está a serviço de nenhum candidato. Ocorre que foram postadas todas as fotos que tiramos no evento. As que aparecem o candidato foram tiradas a pedido dos participantes do evento.

Rose Esgaravati

Cara Sandra Pereira. Muito boa a matéria publicada, mas carece uma retificação.A remuneração do bônus é feita mediante o alcance das metas da Escola(IDESP).O cálculo desse índice envolve o fluxo escolar + o desempenho no SARESP.A remuneração por mérito, o professor presta uma prova que é enviada pela Secretria da Educação, OK.

Rose Esgaravati

Realmente o debate foi uma aula de cidadania em nossa Unidade Escolar. Parabéns aos candidatos que compareceram! Destaco aqui a grande popularidade do candidato Geraldo Cruz(PT) e como educadora, a unanimidade deles em desaprovar o atual Sistema Estadual de Educação.

WILSON ANTONIO

É CLARO QUE A ANALICE NÃO VAI A DEBATE, AFINAL ELA SO APARECE EM EPOCA DE ELEIÇÕES PARA PEDIR VOTOS E OS TROUXAS QUE VOTAM NELA MAL SABEM O QUE ELA DEFENDE. O POVO INTELIGENTE SABE DISSO, POR ISSO NESTAS ELEIÇÕES VÃO VOTAR NOS CANDIDATOS DO LULA. E O NOSSO GERALDO CRUZ VAI REPRESENTAR MUITO BEM A NOSSA REGIÃO. MAS NÃO SE ESQUEÇA DE LEVAR DOCUMENTO DE IDENTIDADE COM FOTO EM 3 DE OUTUBRO. BOAS ELEIÇÕES E PT SAUDAÇÕES.

23/05/2017

Juiz mantém decisão que obriga prefeitura a administrar cemitérios de Embu

O juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Embu das Artes, Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy negou...

22/05/2017

Embu é a cidade da região que mais recebe recursos do governo do Estado

Nos primeiros meses de 2017 Embu das Artes vem consolidando sua posição como a cidade da região...

19/05/2017

Lei da deputada Analice Fernandes protege mulher vítima de violência

Lei de autoria da deputada estadual Analice Fernandes de proteção a mulher vítima de violência...

19/05/2017

Comunidade japonesa homenageia Dr. Onishi por vitória na eleição em Taboão

O vereador de Taboão da Serra, Dr. Ronaldo Onishi, foi homenageado com diploma de Honra ao...

18/05/2017

Delação de donos da JBS envolvendo presidente agrava crise política no Brasil

O país amanhece perplexo com mais uma delação de corrupção. Desde vez a denúncia é de que o...

16/05/2017

Vereador afirma que roubos em Embu acontecem pra prejudicar Ney Santos

Os roubos e furtos a equipamentos públicos como creches, Unidades Básicas de Saúde e escolas...

16/05/2017

Escola do Legislativo de Taboão ganha sala de aula para ministrar cursos

A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu uma noite histórica, nesta segunda-feira, 15,...

13/05/2017

Câmara de Taboão aprova lei que amplia licença maternidade para 180 dias

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade de votos, na sessão do dia 9, o...

13/05/2017

Joice e Johnatan aprovam lei contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

A vereadora Joice Silva (PTB), presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, e o vereador...

13/05/2017

Câmara de Taboão aprova regulamentação da Escola do Legislativo

A mesa diretora da Câmara Municipal de Taboão da Serra apresentou um projeto de resolução...

23/05/2017

GCM prende homem acusado de esfaquear outros três após briga num bar em Taboão

Uma briga de bar quase terminou em tragédia na noite desta segunda-feira, 22, em Taboão da...

23/05/2017

Polícia prende dois acusados de cometer assaltos em Embu

Os soldados Mendes e o soldado Arcanjo da Polícia Militar conseguiram efetuar a prisão de dois...

23/05/2017

Pioneira em especialidades médicas, Clínica São Bento atende 20 convênios

Os moradores de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica podem contar com a Clínica São...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.