Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Escola de Embu faz debate sobre eleição com candidatos a deputado estadual

Por Sandra Pereira | 13/09/2010

DSC_0034_350.JPG

Candidatos foram questionados sobre temas como educação, violência e moradia

A Escola Estadual Alexandrina Bassith, no Jardim Ângela, em Embu das Artes promoveu na sexta-feira, 10, pela manhã, um debate inédito com os candidates a deputado estadual da região. A iniciativa fez parte de um projeto pedagógico inovador que pretende garantir que no currículo escolar a discussão em torno de política e cidadania. Os candidatos Geraldo Cruz (PT),  Wilson (Psol) e Roberto Furtado (PSL), de Taboão da Serra, participaram do debate e elogiaram a iniciativa da direção da escola.


O debate reuniu mais de 300 pessoas na escola. A platéia formada por alunos, professores, pais e moradores da comunidade escolar prestigiaram o debate e ouviram atentamente as propostas e pontos de vista dos candidatos sobre temas como educação, violência contra a mulher, moradia, reforma agrária, entre outros.

Todos os candidatos responderam as perguntas elaboradas previamente por professores e alunos. A ordem de participação deles foi definida por meio de sorteio.

Em seguida era feito outro sorteio para escolher qual candidato iria comentar a resposta do outro candidato. A comunidade presente também pode participar fazendo questionamentos aos candidatos.


O tema educação foi um dos que rendeu a maior repercussão. Todos os candidatos se mostraram contrários a política de bônus e promoção por mérito implantada pelo governo do Estado, segundo a qual o professor é remunerado por meio de avaliação feita pela diretoria da escola.

“Estamos no Estado mais rico do Brasil e ainda somos obrigados a conviver com professores mal remunerados, alunos passando de ano sem saber e salas de aulas superlotadas”, afirmou Geraldo Cruz. Ele fez questão de elogiar a iniciativa da escola e a participação de alunos, professores e a comunidade.

O professor Wilson, do Psol de Embu, criticou duramente o modelo de educação do governo do Estado. Para ele a política de bônus é esmola e os dois professores em sala de aula uma mentira. Além disso, ele alega que há falta de diálogo do governo com os profissionais da educação.

Ele também defendeu o voto em candidatos da região como forma de garantir que após a eleição ele mantenha compromisso com a comunidade local.  “Não adianta votar em um candidato que não vai mais voltar na região”, ponderou.

O candidato Roberto Furtado falou sobre a importância de fazer uma campanha limpa e agradeceu a participação de todos os que foram prestigiar o debate promovido pela escola.

Todos  os candidatos fizeram questão de destacar a ausência dos que faltaram ao debate promovido pela escola. A ausência da deputa estadual Analice Fernandes foi amplamente criticada, já que ela e do mesmo partido do governo do governo do Estado, que sofreu várias críticas durante o debate. Segundo a organização do evento ela não enviou justificativa para o não comparecimento no debate.
 

Sebastião Miguel

O debate foi aberto a todos os candidatos. Os que compareceram ouviram as reivindicações dos eleitores, que na grande maioria foram os professores da Unidade Escolar, pais e alunos. Foi realmente uma aula de cidadania. Pena que a candidata Analice Fernandes não compareceu. Isso mostra que a mesma só se apresenta em grandes eventos em que pode ser destaque. Parabés ao candidato Geraldo Cruz.

Hugo Gacia

A cada 10 fotos na galeria 9 são do Geraldo... rsrsrs... Fica claro que o jornal está a serviço da campanha dele.

Resposta:O jornal na Net esclarece que não está a serviço de nenhum candidato. Ocorre que foram postadas todas as fotos que tiramos no evento. As que aparecem o candidato foram tiradas a pedido dos participantes do evento.

Rose Esgaravati

Cara Sandra Pereira. Muito boa a matéria publicada, mas carece uma retificação.A remuneração do bônus é feita mediante o alcance das metas da Escola(IDESP).O cálculo desse índice envolve o fluxo escolar + o desempenho no SARESP.A remuneração por mérito, o professor presta uma prova que é enviada pela Secretria da Educação, OK.

Rose Esgaravati

Realmente o debate foi uma aula de cidadania em nossa Unidade Escolar. Parabéns aos candidatos que compareceram! Destaco aqui a grande popularidade do candidato Geraldo Cruz(PT) e como educadora, a unanimidade deles em desaprovar o atual Sistema Estadual de Educação.

WILSON ANTONIO

É CLARO QUE A ANALICE NÃO VAI A DEBATE, AFINAL ELA SO APARECE EM EPOCA DE ELEIÇÕES PARA PEDIR VOTOS E OS TROUXAS QUE VOTAM NELA MAL SABEM O QUE ELA DEFENDE. O POVO INTELIGENTE SABE DISSO, POR ISSO NESTAS ELEIÇÕES VÃO VOTAR NOS CANDIDATOS DO LULA. E O NOSSO GERALDO CRUZ VAI REPRESENTAR MUITO BEM A NOSSA REGIÃO. MAS NÃO SE ESQUEÇA DE LEVAR DOCUMENTO DE IDENTIDADE COM FOTO EM 3 DE OUTUBRO. BOAS ELEIÇÕES E PT SAUDAÇÕES.

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

25/04/2017

Bom Prato de Taboão começa a funcionar nesta quarta (26) com almoço a R$ 1,00

O prefeito de Taboão da Serra, Fernandes Fernandes Filho, anunciou no começo da noite desta...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

21/04/2017

Câmara de Embu aprova multa a pichação, criação da Romu e título a Fábio Teruel

Os vereadores de Embu das Artes aprovaram nesta quarta-feira, dia 19, aplicação de multa a...

21/04/2017

Câmara aprova requerimento contra demora na reconstrução do muro

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão da terça-feira, 18,...

20/04/2017

Secretaria da Fazenda deposita 289 milhões em repasses de ICMS

As cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica receberam do governo do estado à...

18/04/2017

Alckmin assina convênios que permitem polícia acessar sistemas da Anatel

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta terça-feira, 18, o início da operacionalização da...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Homens são presos em flagrante por furto em estabelecimento comercial em Taboão

Policiais da RP conseguiram prender em flagrante dois homens que estavam furtando objetos de um...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.