Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Conseg de Itapecerica discute pichação e câmeras de segurança

Por | 13/09/2010

005 350_1.JPG

Conseg discute problemas na segurança de Itapecerica

Pichação em casas e prédios públicos, câmeras de segurança e atendimento da polícia militar no chamado para a ocorrência foram os temas predominantes na reunião do Conselho de Segurança (CONSEG) de Itapecerica da Serra, nesta segunda-feira, 13 de setembro, na sede da Câmara Municipal. Com a presença do Capitão da PM, Júlio, Comandante da Guarda Municipal (GCM), Marques e Delegado de Plantão, Dr. Wanderlei Antônio da Silva, a reunião transcorreu em clima de tranquilidade.


O primeiro tema debatido foi uma ocorrência na noite deste domingo, onde um homem drogado, segundo testemunhas quebrou um carro com pedaço de pau, atingiu com uma chave de fendas um adolescente e depois se escondeu na mata na rua Ari Batalha, próximo a XV de Novembro.

“Chamamos a PM no telefone 190, a viatura demorou 45 minutos para chegar ao local, os PMs procuraram o homem, mas não encontraram e por esse motivo foram embora. Nós da comunidade, cerca de 30 pessoas, pegamos um cachorro e conseguimos encontrar o homem na mata e linchamos”, contou uma vítima que não quis se identificar.

De acordo com o Capitão Júlio, a PM conta com 12 viaturas (seis por dia, quatro da força tática e duas motos) e por este motivo, precisa atender muitas ocorrências e não pode esperar o homem aparecer.

“Os policiais procuraram, jogaram bomba, mas não encontraram, por isso precisaram se retirar. Mas nada justifica a ação dos moradores em linchar o sujeito, o que deveria ter sido feito, é encontrou o homem, chama a polícia que ela mesma leva para a delegacia. Infelizmente não contamos com nenhum cachorro, o canil é em Osasco e fica aberto durante o dia”, afirmou.


Para o Delegado, ações como essa não podem ser repetidas, porque pode acarretar problemas para os moradores. “E se ele (acusado) for inocente, e se depois de tanto apanhar morre, como ficará a cabeça daquele que o matou. A ação de pegar algum suspeito é da Polícia e só ela deve entrar no mato para capturar um foragido”, aconselhou.

O Doutor Wanderlei afirmou ainda que a polícia está preparada para prender em flagrante. “Precisamos de flagrante bem feito, com testemunhas, porque se isso não acontecer, no fórum o acusado será absolvido”, explicou.


Outro assunto debatido foi em relação às Câmeras de Segurança em pontos estratégicos da cidade, a dúvida sobre como é a ação da GCM com base nas imagens gravadas foi levantada pelo presidente do Conselho, Reinaldo Florêncio.

Marques (Comandante da Guarda), afirmou que com a ajuda das imagens é possível combater a ação e ajudar no momento da abordagem. “Já conseguimos prender, um homem que vendia drogas próximo ao Pronto Socorro, com a ajuda do operador no videomonitoramento, os GCMs conseguiram identificar onde o acusado guardava a droga e ele foi encaminhado para a delegacia. As imagens são muito importantes para a identificação de casos como esse e outros tantos”, ressaltou.


A pichação em patrimônio público e também em casas foi abordado na reunião, segundo um morador que não quis se identificar, alguns dias são específicos para a ação dos pichadores. “Parece que a cidade está abandonada, como funciona a ação da Guarda. Porque os moradores gastam para pintar novamente a sua casa, eles sobem os muros?”, questionou.


Marques, explicou que todos os moradores que precisarem de auxílio devem procurar a GCM e que algumas vezes as abordagens tem resultado positivo. “Muitas vezes, os pichadores são menores de idade, precisam ser encaminhados para o conselho tutelar e nestes casos oferecemos apenas a orientação. Mas, se o pichador for maior e pegarmos com o spray, ele será encaminhado para a delegacia”, finalizou.


Também estiveram presentes na reunião, os integrantes do Grupamento Tático Ambiental: GCMs Walicek e Mendes.

A próxima reunião do Conseg será realizada no dia 18 de outubro, às 19h na Câmara Municipal.

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

11/10/2017

Prefeito Fernando Fernandes forma mais 24 Guardas Municipais

O prefeito Fernando Fernandes formou na noite de sexta-feira, 06 de outubro, mais uma turma da...

19/10/2017

Campanha “Olhar do Bem” continua recebendo doação de óculos

Uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade e das Óticas Panamby vem ajudando pessoas com a...

19/10/2017

Embu recebe espetáculo de dança que investiga processos de autorreconhecimento

No próximo domingo (22/out), o Teatro Popular Solano Trindade recebe o espetáculo de dança...

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.