Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Celebração do Ano Novo Chinês em Taboão da Serra empolga público presente

Por Sandra Pereira | 1/02/2016

ano

Sandra Pereira

A comemoração do Ano Novo Chines reuniu dezenas de pessoas no estacionamento do Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, na ensolarada tarde deste domingo 31. Alunos e professores de duas academias de Kung Fu na cidade, a Associação Taboão da Serra de Kung Fu Garra de Águia (ATS)e a Arte Nobre Santa Cecília fizeram bonito durante a apresentação que representa a cerimônia mais importante de todo o calendário chinês, segundo o qual 2016 será o ano do macaco, que representa alegria e trabalho.

O ano novo chinês também é conhecido como a “Festa da Primavera”. Em Taboão da Serra a comemoração ficou sob a coordenação do professor Fábio Laque. Ele disse que a finalidade do evento é promover a cultura chinesa e mostrar o trabalho das academias. O professor lembrou que nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2016, a partir das 11h,na Praça da Liberdade,  em São Paulo, acontece o maior evento aberto da comunidade chinesa no mundo: a comemoração da chegada do ano novo chinês.

"A gente prepara essa apresentação com muito carinho para divulgar a beleza da cultura e mostrar todo o empenho dos nossos alunos e a participação dos pais", contou.

Após a apresentação Fábio recebeu da vereadora Joice Silva voto de louvor aprovado no final de 2015 na Câmara Municipal. Ele será homenageado pela vereadora com a medalha 19de Fevereiro.

"O Kung Fu promove a cultura chinesa, por ser uma atividade física melhora a saúde, interage com a educação e garante maior disciplina aos alunos. Além de tudo é 


De acordo com a tradição as preparações para o Ano Novo Chinês começam em meados do 12º mês lunar e prolongam-se até meados do 1º mês do ano lunar.

A data é celebrada como uma festa familiar, um tempo dedicado para a reunião e os agradecimentos. A comemoração destaca-se pelas cerimônias religiosas de agradecimento à terra, aos céus, aos deuses do lar e aos ancestrais da família. Os parentes falecidos são lembrados com grande respeito, uma vez que foram responsáveis pela fundação e consolidação da fortuna e da glória da família.

Na China, durante os dias da festa, as ruas, os parques, as lojas e, até as casas, são ornamentadas com lanternas vermelhas, flores e fitas coloridas.

Muitas famílias colam nas portas das casas um papel colorido com o ideograma Felicidade.

A véspera do Ano-Novo é certamente o dia mais excitante. O jantar de família (tuan yuan fan) é normalmente acompanhado de um farto banquete de frutos do mar, galinha e outras iguarias. A galinha com cabeça e as patas são para a prosperidade e as ostras secas com algas, com aspecto semelhante à cabelos, chamam-se em chinês: fa cai, o que evoca, por consonância, a frase chinesa: fa cai hao shi, isto é, “ganhar dinheiro e tudo correr bem”.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.