Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Prefeitura realiza reunião para enfrentar incidentes causados pela chuva

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 30/12/2015

mesinhaa

Prefeitura de Itapecerica da SerraReunião feita para decidir ações que auxiliem a cidade á se reerguer 

Prefeitura realiza reunião com intenção de unir forças para enfrentar incidentes causados pela chuva A vice-prefeita de Itapecerica da Serra, Regina Corsini, comandou, na manhã do último dia 30 de dezembro, uma reunião com a presença de diversos secretários municipais. O encontro teve como objetivo a construção de equipes de trabalho, envolvendo todas as pastas da administração municipal, para atuarem junto a Defesa Civil.

Desde o último final de semana a cidade sofre com a ocorrência de fortes chuvas, provocando deslizamentos e inundações em vários pontos do município. O acumulado chega a 180 milímetros de precipitação, enquanto a média histórica está na faixa dos 80 milímetros.

“Precisamos estar prontos pra enfrentar qualquer tipo de situação, inclusive durante o feriado. A Defesa Civil e os técnicos da prefeitura estão trabalhando incessavelmente para atender as ocorrências, inclusive em um trabalho importantíssimo de prevenção e monitoramento”, contou a vice-prefeita.

Até agora, 537 pessoas foram removidas de suas casas devido a riscos provocados pelas tempestades. Todas as famílias estão recebendo o apoio da prefeitura, sendo direcionadas a abrigos públicos ou à casa de parentes, recebendo completa assistência em ambos os casos.

A cidade de Itapecerica da Serra decretou “Situação de Emergência” desde o último dia 28 de dezembro. Segundo a Defesa Civil, 122 casas já foram interditadas nos loteamentos do Mirante da Lagoa, Jorge Flado, Jardim Paraíso, Analândia e Jacira; outras áreas estão sendo monitoradas e este número pode aumentar. Outras 21 famílias do loteamento Vila dos Sapos já voltaram para suas casas.

“Estamos trabalhando com equipes em vários pontos fazendo uma análise técnica de diversos imóveis. Recebemos o apoio ainda da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, do Instituto Geológico e de peritos da empresa Pangea”, contou o secretário municipal da Defesa Civil, Mauricio Rocha.

A Prefeitura de Itapecerica salienta ainda que as pessoas que tiverem suas casas interditadas devem acatar a determinação, e que a retirada dos objetos de dentro dos imóveis só deve ser feita com a autorização da Defesa Civil e de engenheiros da prefeitura. O não cumprimento das ordens configura desrespeito a lei.

Segundo o secretário de Habitação, Rodrigo Moreira, “62 famílias já estão recebendo o “Auxílio Moradia”, as demais receberão assim que entregarem a documentação completa; funcionários da prefeitura estão auxiliando no processo”.

Os telefones de emergência da Defesa Civil são o 4666-4435 ou 199, já a Guarda Civil Municipal atende pelos números 4668-1427 ou 153, pelos quais o cidadão pode solicitar ajuda referentes a deslizamentos, desabamentos, enchentes, inundações, ou qualquer desastre que coloque em risco a segurança da população.

Participaram ainda da reunião o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Fábio Cravo Roxo; secretária de Inclusão e Desenvolvimento, Elaine Silva; secretário de Obras, Pr. Márcio Roberto; secretária de Governo, Leonor Lopes; superintendente da Autarquia de Saúde, José de Moraes; chefe de gabinete do prefeito, Juliana Diniz Amaral Nasraui, o comandante da GCM, Ramos, e o sub-comandante Neves; além de representantes das secretárias de Assuntos Jurídicos, Finanças e Segurança Trânsito e Transporte.

DOAÇÕES

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Itapecerica da Serra está arrecadando mantimentos para as famílias desalojadas vítimas das fortes chuvas que atingiram a cidade. Centenas de pessoas estão fora de suas casas e precisam de ajuda.

O posto de coleta de donativos foi instalado no Complexo Administrativo da Prefeitura, localizado na Avenida Eduardo Roberdo Daher, 1135, no Parque Paraíso. As famílias precisam prioritariamente de água e também de alimentos não perecíveis.Produtos de higiene também estão sendo arrecadados
Contamos com a sua solidariedade neste momento difícil.

indignado

A falta de governo e de pessoas comprometidas é que faz a cidade estar nessa situação , o abandono de tudo provoca também essa calamidade ....enfim 2016 esta iniciando e esses aí não mais estarão a frente do comando da cidade em 2017 por tanto ainda vamos sofrer mais este ano com esses incapazes no governo ...A ONDE ESTA O PREFEITO ? FOI VIAJAR COM O NOSSO DINHEIRO DESVIADO DOS COFRES QDO FOI VEREADOR ????

25/06/2017

Hugo Prado viabiliza parceria e traz cursos superiores da UniVesp para Embu

O desemprego crescente em Embu e a falta de mão-de-obra qualificada ampliam a necessidade de...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Deputada Analice busca recurso para projeto Cultural

O prefeito Fernando Fernandes planeja colocar em funcionamento um Centro Cultural, que atenda...

23/06/2017

Analice busca solução para problema de transporte entre Embu e Itapecerica

Prefeitos e vereadores de Embu-Guaçu e de Itapecerica da Serra se uniram à deputada Analice...

23/06/2017

Alckmin participa de mutirão para migração de rádios AM para FM

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 23, junto ao ministro da Ciência,...

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

19/06/2017

Comissão de Finanças da Câmara de Taboão discute LDO 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

18/06/2017

Câmara de Taboão realiza ato “Fora Temer e a favor das Diretas Já”

Na última quarta-feira (14), foi realizada na Câmara de Taboão da Serra, uma plenária a favor...

16/06/2017

Câmara de Taboão faz Campanha do Agasalho para doar ao Centro POP

O frio chegou com força nas últimas semanas e deve continuar intenso pelos próximos meses. Para...

13/06/2017

Taboão da Serra terá plenária pelas Diretas Já nesta quarta-feira 14

Na próxima quarta-feira (14), várias organizações sociais irão realizar na Câmara Municipal de...

25/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

25/06/2017

Polícia de Campinas apreende 2 toneladas de maconha que vinha para Embu

25/06/2017

Licenciamento ambiental do Ferroanel Norte é aberto para consulta pública

O Contorno Ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, ou “Ferroanel”, uma das mais...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.