Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Após temporal, Prefeitura atende famílias e trabalha para limpar sede e ruas da cidade

Por Sandra Pereira | 30/12/2015

limpeza

Alex NatalinoPrefeitura auxilia moradores á reerguer a cidade após catástrofe

Passado o primeiro impacto, já é possível entender porque as águas das chuvas invadiram a avenida São Paulo e a sede da prefeitura no sábado, 26/12. Além do volume enorme de chuva (100 milímetros em 1h10) na cidade, os córregos Ressaca e Ponte Alta, que nascem em Itapecerica da Serra, chegaram a Embu das Artes com grande volume de água e muita correnteza. Some-se a essa situação, o volume de água que desceu pela encosta do Cemitério Israelita, que fica no Jardim Santa Luzia, rompeu o muro do cemitério (50m de extensão por 3m de altura) e desceu pela rua Vereda das Tulipas e Rua da Repartição, chegando ao córrego da av. São Paulo e ao córrego Ressaca, que passa em frente da Prefeitura. Devido ao excepcional volume de água, a Prefeitura está fazendo uma vistoria nos locais atingidos.

Hoje, todo funcionalismo está nas ruas da cidade realizando a limpeza de vias e calçadas, nos seguintes locais: av. Elias Yazbek, próximo ao PS Central, rua Cândido Portinari, próximo Padaria Belas Artes, rua Emancipação, em frente à Caixa Econômica Federal, avenida São Paulo e av. João Batista Medina, desde a entrada do Condomínio Bosque do Embu até Itatuba. A rua da Repartição está interditada.

Com o atendimento ao público suspenso, os funcionários que trabalham na sede da prefeitura estão fazendo a limpeza de todo o pátio, da Praça de Atendimento e das secretarias que ficam no andar térreo do prédio: Finanças, Controladoria, Serviços Jurídicos, Procon, Assistência Social, gabinete do vice-prefeito e Gestão de Pessoas. Também foram atingidos os almoxarifados da Assistência Social e da Saúde. Foram perdidos computadores e documentos. O Restaurante Popular também está fechado hoje.

As Praças de Atendimento dos jardins Santa Tereza e Santo Eduardo estão funcionando normalmente, inclusive para o parcelamento de débitos tributários. No Santo Eduardo também tem atendimento do Procon.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) também está atendendo nesta terça (29/12) normalmente, das 7 às 16h, e quem tem Seguro Desemprego agendado para as datas mencionadas devem se dirigir à Prefeitura. Outros serviços oferecidos pelo PAT como captação de novas vagas, emissão de carteira de trabalho e inscrição de jovens nos programas de 1º emprego também estão funcionando.

Quem tinha Seguro Desemprego agendado para 28/12 será atendido na segunda-feira,  4 de janeiro de 2016.  Os demais departamentos da Prefeitura permanecem fechados para limpeza e manutenção de equipamentos.
Defesa Civil

Segundo a Defesa Civil, 17 famílias precisaram ser removidas: 12 do Sítio Rima, perto de Itatuba; uma da rua Ranulfo Lira e mais 4 da Rua Cândido Mota Filho, com av. São Paulo.

Secretários e técnicos da prefeitura estão fazendo vistoria de segurança em residências que também foram atingidas nos seguintes bairros da região Oeste: Bosque do Embu, Chácaras Ana Lúcia, Itatuba, Chácaras Bartira, Parque das Artes. Nestes bairros há casas com muros e paredes rachadas e barro dentro das dependências das casas.
Relatório parcial aponta 30 árvores caídas aproximadamente. O maior problema aconteceu na rua Vereda das Tulipas, dentro do Condomínio Bosque do Embu, várias árvores caíram e estão obstruindo a rua.

As seguintes ruas já foram desobstruídas: Estrada do Capuava e Rua Ouro. Estão parcialmente obstruídas: Keishi Matsumoto, Maria José Ferraz Prado, João Batista Medina e Vereda das Tulipas.
Assistência Social atende vítimas

Equipes da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional estão nas ruas atendendo vítimas da forte chuva que atingiu a cidade no sábado. Até o momento, 60 famílias do Centro, Jardim Novo Embu, Jardim Sílvia, Itatuba e Pq. Industrial foram atendidas.
O trabalho começou no momento da chuva, se estendeu por todo o domingo e continua nessa segunda-feira, 28/12. As famílias atendidas receberam alimentos, cobertores, colchões e produtos de limpeza.

As vítimas tiveram as casas interditadas pela Defesa Civil e estão abrigadas na casa de amigos e familiares. Aproximadamente, 100 funcionários, incluindo a secretária Roberta Santos, estão envolvidos na ação.
Eletropaulo

Vários pontos da cidade continuam sem energia, principalmente bairros da região oeste da cidade, como Capuava e Itatuba. Carros da Eletropaulo estão fazendo a manutenção e a Tecnoluz, empresa contratada pela Prefeitura, está fazendo manutenção e ronda na área central da cidade.

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

02/12/2017

Montagem da super estrutura do Embu Summer Fest começou

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Nesta semana, a A Luz Eventos deu início a...

01/12/2017

Família pede liberdade do carteiro de Embu preso em audiência onde testemunhava

Funcionário dos Correios de Embu das Artes há mais de 20 anos o carteiro Denivaldo Jesus de...

17/12/2017

Taboão da Serra começa a vacinar contra a Febre Amarela nesta segunda-feira, 18

As Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra vão iniciar vacinação contra a Febre Amarela a...

16/12/2017

Quadrilha de Taboão vai assaltar casa em Mairiporã e acaba com um morto, 2 preso

Quatro assaltantes que saíram de Taboão da Serra para roubar residências no município de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.