Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Após temporal, Prefeitura atende famílias e trabalha para limpar sede e ruas da cidade

Por Sandra Pereira | 30/12/2015

limpeza

Alex NatalinoPrefeitura auxilia moradores á reerguer a cidade após catástrofe

Passado o primeiro impacto, já é possível entender porque as águas das chuvas invadiram a avenida São Paulo e a sede da prefeitura no sábado, 26/12. Além do volume enorme de chuva (100 milímetros em 1h10) na cidade, os córregos Ressaca e Ponte Alta, que nascem em Itapecerica da Serra, chegaram a Embu das Artes com grande volume de água e muita correnteza. Some-se a essa situação, o volume de água que desceu pela encosta do Cemitério Israelita, que fica no Jardim Santa Luzia, rompeu o muro do cemitério (50m de extensão por 3m de altura) e desceu pela rua Vereda das Tulipas e Rua da Repartição, chegando ao córrego da av. São Paulo e ao córrego Ressaca, que passa em frente da Prefeitura. Devido ao excepcional volume de água, a Prefeitura está fazendo uma vistoria nos locais atingidos.

Hoje, todo funcionalismo está nas ruas da cidade realizando a limpeza de vias e calçadas, nos seguintes locais: av. Elias Yazbek, próximo ao PS Central, rua Cândido Portinari, próximo Padaria Belas Artes, rua Emancipação, em frente à Caixa Econômica Federal, avenida São Paulo e av. João Batista Medina, desde a entrada do Condomínio Bosque do Embu até Itatuba. A rua da Repartição está interditada.

Com o atendimento ao público suspenso, os funcionários que trabalham na sede da prefeitura estão fazendo a limpeza de todo o pátio, da Praça de Atendimento e das secretarias que ficam no andar térreo do prédio: Finanças, Controladoria, Serviços Jurídicos, Procon, Assistência Social, gabinete do vice-prefeito e Gestão de Pessoas. Também foram atingidos os almoxarifados da Assistência Social e da Saúde. Foram perdidos computadores e documentos. O Restaurante Popular também está fechado hoje.

As Praças de Atendimento dos jardins Santa Tereza e Santo Eduardo estão funcionando normalmente, inclusive para o parcelamento de débitos tributários. No Santo Eduardo também tem atendimento do Procon.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) também está atendendo nesta terça (29/12) normalmente, das 7 às 16h, e quem tem Seguro Desemprego agendado para as datas mencionadas devem se dirigir à Prefeitura. Outros serviços oferecidos pelo PAT como captação de novas vagas, emissão de carteira de trabalho e inscrição de jovens nos programas de 1º emprego também estão funcionando.

Quem tinha Seguro Desemprego agendado para 28/12 será atendido na segunda-feira,  4 de janeiro de 2016.  Os demais departamentos da Prefeitura permanecem fechados para limpeza e manutenção de equipamentos.
Defesa Civil

Segundo a Defesa Civil, 17 famílias precisaram ser removidas: 12 do Sítio Rima, perto de Itatuba; uma da rua Ranulfo Lira e mais 4 da Rua Cândido Mota Filho, com av. São Paulo.

Secretários e técnicos da prefeitura estão fazendo vistoria de segurança em residências que também foram atingidas nos seguintes bairros da região Oeste: Bosque do Embu, Chácaras Ana Lúcia, Itatuba, Chácaras Bartira, Parque das Artes. Nestes bairros há casas com muros e paredes rachadas e barro dentro das dependências das casas.
Relatório parcial aponta 30 árvores caídas aproximadamente. O maior problema aconteceu na rua Vereda das Tulipas, dentro do Condomínio Bosque do Embu, várias árvores caíram e estão obstruindo a rua.

As seguintes ruas já foram desobstruídas: Estrada do Capuava e Rua Ouro. Estão parcialmente obstruídas: Keishi Matsumoto, Maria José Ferraz Prado, João Batista Medina e Vereda das Tulipas.
Assistência Social atende vítimas

Equipes da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional estão nas ruas atendendo vítimas da forte chuva que atingiu a cidade no sábado. Até o momento, 60 famílias do Centro, Jardim Novo Embu, Jardim Sílvia, Itatuba e Pq. Industrial foram atendidas.
O trabalho começou no momento da chuva, se estendeu por todo o domingo e continua nessa segunda-feira, 28/12. As famílias atendidas receberam alimentos, cobertores, colchões e produtos de limpeza.

As vítimas tiveram as casas interditadas pela Defesa Civil e estão abrigadas na casa de amigos e familiares. Aproximadamente, 100 funcionários, incluindo a secretária Roberta Santos, estão envolvidos na ação.
Eletropaulo

Vários pontos da cidade continuam sem energia, principalmente bairros da região oeste da cidade, como Capuava e Itatuba. Carros da Eletropaulo estão fazendo a manutenção e a Tecnoluz, empresa contratada pela Prefeitura, está fazendo manutenção e ronda na área central da cidade.

15/10/2018

Restaurante Popular celebra o Dia da Alimentação na próxima terça-feira, 16

A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, vai celebrar o...

15/10/2018

Estimativa de inflação sobe pela quinta vez e vai para 4,43% este ano

A estimativa de instituições financeiras para a inflação este ano subiu pela quinta vez seguida....

15/10/2018

Unidade do Procon no Centro de Embu estará fechada esta semana para mudança

O Procon unidade Centro (na sede da Prefeitura) estará fechado durante toda a semana ( de 15 a...

04/10/2018

Governo adia horário de verão para 18 de novembro a pedido do MEC

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.