Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Após temporal, Prefeitura atende famílias e trabalha para limpar sede e ruas da cidade

Por Sandra Pereira | 30/12/2015

limpeza

Alex NatalinoPrefeitura auxilia moradores á reerguer a cidade após catástrofe

Passado o primeiro impacto, já é possível entender porque as águas das chuvas invadiram a avenida São Paulo e a sede da prefeitura no sábado, 26/12. Além do volume enorme de chuva (100 milímetros em 1h10) na cidade, os córregos Ressaca e Ponte Alta, que nascem em Itapecerica da Serra, chegaram a Embu das Artes com grande volume de água e muita correnteza. Some-se a essa situação, o volume de água que desceu pela encosta do Cemitério Israelita, que fica no Jardim Santa Luzia, rompeu o muro do cemitério (50m de extensão por 3m de altura) e desceu pela rua Vereda das Tulipas e Rua da Repartição, chegando ao córrego da av. São Paulo e ao córrego Ressaca, que passa em frente da Prefeitura. Devido ao excepcional volume de água, a Prefeitura está fazendo uma vistoria nos locais atingidos.

Hoje, todo funcionalismo está nas ruas da cidade realizando a limpeza de vias e calçadas, nos seguintes locais: av. Elias Yazbek, próximo ao PS Central, rua Cândido Portinari, próximo Padaria Belas Artes, rua Emancipação, em frente à Caixa Econômica Federal, avenida São Paulo e av. João Batista Medina, desde a entrada do Condomínio Bosque do Embu até Itatuba. A rua da Repartição está interditada.

Com o atendimento ao público suspenso, os funcionários que trabalham na sede da prefeitura estão fazendo a limpeza de todo o pátio, da Praça de Atendimento e das secretarias que ficam no andar térreo do prédio: Finanças, Controladoria, Serviços Jurídicos, Procon, Assistência Social, gabinete do vice-prefeito e Gestão de Pessoas. Também foram atingidos os almoxarifados da Assistência Social e da Saúde. Foram perdidos computadores e documentos. O Restaurante Popular também está fechado hoje.

As Praças de Atendimento dos jardins Santa Tereza e Santo Eduardo estão funcionando normalmente, inclusive para o parcelamento de débitos tributários. No Santo Eduardo também tem atendimento do Procon.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) também está atendendo nesta terça (29/12) normalmente, das 7 às 16h, e quem tem Seguro Desemprego agendado para as datas mencionadas devem se dirigir à Prefeitura. Outros serviços oferecidos pelo PAT como captação de novas vagas, emissão de carteira de trabalho e inscrição de jovens nos programas de 1º emprego também estão funcionando.

Quem tinha Seguro Desemprego agendado para 28/12 será atendido na segunda-feira,  4 de janeiro de 2016.  Os demais departamentos da Prefeitura permanecem fechados para limpeza e manutenção de equipamentos.
Defesa Civil

Segundo a Defesa Civil, 17 famílias precisaram ser removidas: 12 do Sítio Rima, perto de Itatuba; uma da rua Ranulfo Lira e mais 4 da Rua Cândido Mota Filho, com av. São Paulo.

Secretários e técnicos da prefeitura estão fazendo vistoria de segurança em residências que também foram atingidas nos seguintes bairros da região Oeste: Bosque do Embu, Chácaras Ana Lúcia, Itatuba, Chácaras Bartira, Parque das Artes. Nestes bairros há casas com muros e paredes rachadas e barro dentro das dependências das casas.
Relatório parcial aponta 30 árvores caídas aproximadamente. O maior problema aconteceu na rua Vereda das Tulipas, dentro do Condomínio Bosque do Embu, várias árvores caíram e estão obstruindo a rua.

As seguintes ruas já foram desobstruídas: Estrada do Capuava e Rua Ouro. Estão parcialmente obstruídas: Keishi Matsumoto, Maria José Ferraz Prado, João Batista Medina e Vereda das Tulipas.
Assistência Social atende vítimas

Equipes da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional estão nas ruas atendendo vítimas da forte chuva que atingiu a cidade no sábado. Até o momento, 60 famílias do Centro, Jardim Novo Embu, Jardim Sílvia, Itatuba e Pq. Industrial foram atendidas.
O trabalho começou no momento da chuva, se estendeu por todo o domingo e continua nessa segunda-feira, 28/12. As famílias atendidas receberam alimentos, cobertores, colchões e produtos de limpeza.

As vítimas tiveram as casas interditadas pela Defesa Civil e estão abrigadas na casa de amigos e familiares. Aproximadamente, 100 funcionários, incluindo a secretária Roberta Santos, estão envolvidos na ação.
Eletropaulo

Vários pontos da cidade continuam sem energia, principalmente bairros da região oeste da cidade, como Capuava e Itatuba. Carros da Eletropaulo estão fazendo a manutenção e a Tecnoluz, empresa contratada pela Prefeitura, está fazendo manutenção e ronda na área central da cidade.

17/07/2018

Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão a primeira...

17/07/2018

Brinquedo de infância levará Itapecerica da Serra ao livro dos Recordes

Para chegar ao GUINNESS WORLD RECORDS um grupo de amigos de Itapecerica da Serra, freqüentadores...

17/07/2018

Pat de Itapecerica da Serra disponibiliza vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Prefeitura de Itapecerica da Serra. Estão...

11/07/2018

Prefeitura de Taboão abre concurso para contratar 60 Guardas Civis Municipais

A Prefeitura Municipal de Taboão da Serra divulgou nesta terça-feira, 10, a abertura de novo...

11/07/2018

Câmara aprova isenção de energia para famílias de baixa renda

O plenário da Câmara aprovou, nesta noite (10), a gratuidade de energia para famílias de baixa...

11/07/2018

Brasil é o 2º país com mais casos de bullying virtual contra crianças

O cyberbullying é o termo usado para designar práticas de violência que acontecem principalmente...

10/07/2018

Quermesse do Morro não tinha autorização da prefeitura de Taboão e foi encerrada

Após o assassinato do jovem de 18 anos identificado como Marcos Felipe Ferreira da Silva,...

09/07/2018

Moradores do Pirajuçara reclamam do uso de drogas, roubo e violência

Moradores do Pirajuçara em Taboão da Serra reclamam do uso de drogas explicito, de som alto,...

05/07/2018

Bom Prato de Taboão da Serra oferece sopas por R$1 até 31 de agosto

Neste período de inverno, diversos tipos de sopas estão sendo servidas no Bom Prato de Taboão da...

17/07/2018

Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão a primeira...

17/07/2018

Em um ano, EMTU cancela três linhas em Embu e Itapecerica da Serra

Entre Janeiro de 2017 e Maio de 2018, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos),...

17/07/2018

Brinquedo de infância levará Itapecerica da Serra ao livro dos Recordes

Para chegar ao GUINNESS WORLD RECORDS um grupo de amigos de Itapecerica da Serra, freqüentadores...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.