Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Leitor flagra água parada com risco de proliferação de Dengue em Itapecerica

Por Sandra Pereira | 30/12/2015

denguinha

DivulgaçãoMorado enviou imagens de água empoçada em Itapecerica 

Em tempos de combate a Dengue não dá pra vacilar. Ainda mais quando o mosquito transmissor da doença agora transmite também Chikungunya e Zika. Mas, em Itapecerica a água parada e empoçada no ginásio de esportes são péssimos exemplos de como ajudar a manter vivo o Aedes aegypti. O morador de Itapecerica e leitor do Jornal na Net flagrou imagens mostrando que a água parada numa  piscina  da cidade e no ginásio de esportes representa perigo real.

“A dengue mata e todo mundo deve fazer sua parte. Todos somos responsáveis desde o poder público até cada morador”, alertam os especialistas no combate a proliferação da doença.

Essa semana a Anvisa anunciou que autorizou o registro da vacina contra a dengue produzida pela Sanofi, divisão da Sanofi Pasteur. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial da União. Mas, a Anvisa alerta, no entanto, que a vacina não protege contra os vírus Chikungunya e Zika, transmitidos pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti. 

Já que a vacina só vai ter eficácia contra a dengue e na prática o Aedes aegypti agora transmite essas outras doenças todas as famílias, em todas as casas, devem se esforçar para impedir a proliferação do mosquito declarando guerra a água parada seja dentro de casa ou nos quintais e lajes.

Dengue, Chikungunya e Zika matam. Essas doenças se espalham com maior rapidez do que o poder público consegue dar resposta. A informação e combate a elas são essenciais.

Segundo a Anvisa, na prática, fica comprovada a segurança e a eficácia da vacina. Com isso, a empresa poderá comercializar a 'Dengvaxia', que já tinha sido aprovada no México e nas Filipinas no início deste mês, de acordo com a Reuters. Essa é a primeira vacina contra a doença a ser aprovada no Brasil.

A vacina é considerada eficaz na prevenção dos quatro tipos de dengue e poderá ser aplicada em pessoas de 9 a 45 anos, segundo comunicado divulgado pelo laboratório.

19/09/2018

Segundo IBGE, ¼ dos municípios brasileiros não tem política de gestão saneamento

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

14/09/2018

Agosto Dourado foi marcado por ações de orientações sobre amamentação

O Agosto Dourado foi fundado em 1991 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação. Desde então o...

10/09/2018

Osasco e região promove a II Jornada Ostomia dia 22 de setembro

A cidade de Osasco e região realizará, no dia 22 de setembro, das 09h às 13h, a II Jornada Sobre...

10/09/2018

Começa a valer suspensão da venda de 26 planos de saúde

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.