Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Manifestação, greve e acidentes marcaram 2015 em Taboão, Itapecerica e Embu

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 25/12/2015

retrospectiva_2015

DivulgaçãoAno foi marcado pela mobilizações e greves de trabalhadores

O ano de 2015 foi marcado por manifestações de professores e alunos contra a reorganização escolas, proposta prevista para as escolas estaduais. Além disso, greves como dos garis e dos funcionários dos Correios afetou diretamente os moradores de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra. A equipe do Jornal na Net preparou uma retrospectiva de fatos de maior repercussão, para relembrar os momentos mais marcantes, dar adeus ao ano velho e boas vindas a 2016. 

As fortes chuvas de verão típicas no primeiro mês do ano marcaram a chegada de 2015, os munícipes sofreram com constantes quedas de energia, além de alagamentos e enchentes. 

Os meses de Março e Abril foram marcados pela greve dos garis que causou desconforto aos moradores da região, que julgaram legitima a reivindicação porém acrescentaram que é um serviço essencial e os longos dias sem coleta dificultou a vida de muita gente. Além disso, a violência foi um dado alarmante nesses meses, muitos relatos de roubos de veículos e também pedestres. 

Os meses de Maio e Junho foram marcados por mortes irreparáveis que chocaram os moradores de toda região, também as greves de servidores públicos em busca de reajuste salarial foi outro fato marcante que afetou toda rede escolar de Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Embu das Artes. 

Em julho e agosto os fatos mais marcantes foram acidentes graves envolvendo na maioria das vezes veículos de grande porte com carros de passeio e também a tragédia envolvendo o cantor sertanejo Cristiano Araujo, que vitimou ele e sua namorada Allana Moraes. O fato teve grande repercussão na imprensa e o cantor faria show no Rodeio de Itapecerica da Serra, em julho deste ano. 

Os meses de Setembro e Outubro foram marcados pelas chuvas que por consequência deixaram os moradores da região sem energia elétrica, além disso, as manifestações contra o fechamento de escolas previsto na reorganização escolas das unidades estaduais. A proposta foi apresentada às diretorias de ensino no dia 22 de setembro. O objetivo é que as unidades ofereçam classes de um dos três ciclos dos ensinos básico (anos iniciais, do 1º ao 5º, e finais, do 6º ao 9º), fundamental e médio. A ideia é que os alunos estudem a no máximo 1,5 quilômetro da unidade em que estão matriculados.

Um momento esperado pelos moradores de Itapecerica da Serra aconteceu no dia 27 de novembro. Após quase um ano de investigação do desvio de R$ 2,4 milhões da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, no ano de 2013, o Ministério Público e a Rota realizam a prisão dos acusados de participação na fraude. O fato marcou os últimos anos de 2015. 

A equipe do Jornal na Net deseja um próspero ano novo repleto de boas notícias. Feliz 2016! 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.