Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

FF inaugura UBS Jardim das Oliveiras que começa a funcionar nesta segunda 21

Por Sandra Pereira | 20/12/2015

ubs_1

Sandra PereiraUBS dos Oliveiras é a maior de Taboão da Serra, unidade é apenas poucos metros maior que a UPA

Em clima festivo o prefeito Fernando Fernandes inaugurou neste domingo 20, acompanhado dos vereadores e secretários municipais de Taboão a Unidade Básica de Saúde (UBS), do Jardim das Oliveiras. A unidade de saúde será referência para mais de 35 mil moradores dos jardim das Oliveiras, Marabá, Henriqueta, São Matheus,  Helena e partes do Parque Pinheiros e Albina.Logo que entrou na unidade o prefeito fez apelo aos funcionários para que acolham bem a população. Ele lembrou que os usuários chegam às unidades de saúde doentes, fragilizados, nervosos e muitas vezes com problemas emocionais, por conta disso o prefeito observou que é preciso acolher bem a população. Faz dois anos que essa mesma época o prefeito inaugurou a UPA Akira Tada. Veja fotos da inauguração aqui.

"Essa UBS foi pensada para melhorar a saúde em toda essa região. Foi planejada para ampliações futuras. Agora o grande problema da saúde é a contratação de médicos. A gente faz exame de seleção direto. Mas a rotatividade é muito grande. Os médicos acabam migrando para outros locais que oferecem qualquer vantagem. Médico tem emprego em qualquer lugar e isso faz com que eles acabem mudando muito", observou o prefeito.

A UBS do Jardim das Oliveiras tem capacidade para atender mais de 11 mil pacientes ao mês e será aberta ao atendimento a partir desta segunda-feira, 21. A UBS também vai abrigar a Farmácia Popular que será transferida do Pirajuçara para o local.O prefeito disse que tranferiu a Farmácia Popular para economizar o dinheiro do aluguel. Fernando Fernandes salientou que por conta da crise economica muitas pessoas estão deixando de pagar convênio para utilizar o serviço público, o que acaba contribuindo para o excesso de demanda.

"Tivemos um número muito grande de pessoas que saíram da classe D e E vieram para a C e agora estão retornando para a D. Além disso tem a questão da qualidade do atendimento mesmo. Outro dia encontrei uma senhora que me disse que deixou de pagar o convênio porque não via diferença entre o atendimento na UBS e do convênio dela", relatou.

Quem esteve na inauguração se surpreendeu com o tamanho do prédio e a infraestrutura montada no local. Com uma área construída de 1350 m², sendo 50 metros a menos que a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Akira Tada, a UBS das Oliveiras conta com 10 consultórios médicos, 4 consultórios odontológicos, ampla sala de espera, projeto de acessibilidade universal, elevador, sala para atendimento dos casos de dengue e pista de caminhada humanizada. 

A construção da UBS custou mais de R$ 2 milhões provientes do Governo do Estado frutos de uma emenda parlamentar da deputada estadual Analice Fernandes.Os mobiliário e equipamentos do local ficaram sob a responsabilidade da prefeitura. 

De acordo com o prefeito Fernando Fernandes a UBS terá pediatria, clínico geral, ginecologia obstétrica, odontologia, enfermagem e saúde mental. Além desses serviços o prédio ainda conta com uma pista de caminhada.

Fernandes salientou que nos últimos tempos ficou claro que a insatisfação da população se referia em sua maioria ao acolhimento nas unidades de saúde do que espeficicamente com o atendimento médico.

O prefeito disse que a UBS do Jardim Clementino com aproximadamente 800 m² será entregue em 2016 e terá capacidade para atender aproximadamente 10 mil pacientes e tem a finalidade de reduzir a demanda da UBS do CSU.  

17/12/2017

Taboão da Serra começa a vacinar contra a Febre Amarela nesta segunda-feira, 18

As Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra vão iniciar vacinação contra a Febre Amarela a...

15/12/2017

OMS divulga recomendação para não catalogar canabidiol como droga

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu recomendação pública para não catalogar o canabidiol...

14/12/2017

Vacinação contra Febre Amarela acontece esse fim de semana em Itapecerica

A Autarquia Municipal de Saúde irá realizar nos dia 16 e 17 um fim de semana somente para...

10/12/2017

Atividades de prevenção marcaram a SIPAT/2017 da prefeitura de Itapecerica

Durante toda a semana passada, a Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou a Semana Interna de...

08/12/2017

Ações de prevenção ao câncer da próstata marcaram a Campanha Novembro Azul

A campanha, “Cuidando da Saúde do Homem", realizada em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde,...

08/12/2017

Diversas atividades de prevenção marcaram a SIPAT/2017 da prefeitura de Itapecer

Durante toda a semana passada, a Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou a Semana Interna de...

04/12/2017

SUS tem 904 mil cirurgias eletivas na lista de espera, aponta CFM

Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que pelo menos 904 mil cirurgias...

30/11/2017

NOP Odontologia Especializada ganha certificação em qualidade e atendimento

Durante o mês de agosto de 2017, 450 pessoas foram ouvidas sobre o serviço de atendimento...

29/11/2017

Virada Inclusiva promove atividades para lembrar Dia da Pessoa com Deficiência

Para lembrar o "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência", 3/12, a Prefeitura de Embu das...

17/12/2017

Taboão da Serra começa a vacinar contra a Febre Amarela nesta segunda-feira, 18

As Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra vão iniciar vacinação contra a Febre Amarela a...

16/12/2017

Quadrilha de Taboão vai assaltar casa em Mairiporã e acaba com um morto, 2 preso

Quatro assaltantes que saíram de Taboão da Serra para roubar residências no município de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.