FF inaugura UBS Jardim das Oliveiras que começa a funcionar nesta segunda 21

Por Sandra Pereira | 20/12/2015

Em clima festivo o prefeito Fernando Fernandes inaugurou neste domingo 20, acompanhado dos vereadores e secretários municipais de Taboão a Unidade Básica de Saúde (UBS), do Jardim das Oliveiras. A unidade de saúde será referência para mais de 35 mil moradores dos jardim das Oliveiras, Marabá, Henriqueta, São Matheus,  Helena e partes do Parque Pinheiros e Albina.Logo que entrou na unidade o prefeito fez apelo aos funcionários para que acolham bem a população. Ele lembrou que os usuários chegam às unidades de saúde doentes, fragilizados, nervosos e muitas vezes com problemas emocionais, por conta disso o prefeito observou que é preciso acolher bem a população. Faz dois anos que essa mesma época o prefeito inaugurou a UPA Akira Tada. Veja fotos da inauguração aqui.

"Essa UBS foi pensada para melhorar a saúde em toda essa região. Foi planejada para ampliações futuras. Agora o grande problema da saúde é a contratação de médicos. A gente faz exame de seleção direto. Mas a rotatividade é muito grande. Os médicos acabam migrando para outros locais que oferecem qualquer vantagem. Médico tem emprego em qualquer lugar e isso faz com que eles acabem mudando muito", observou o prefeito.

A UBS do Jardim das Oliveiras tem capacidade para atender mais de 11 mil pacientes ao mês e será aberta ao atendimento a partir desta segunda-feira, 21. A UBS também vai abrigar a Farmácia Popular que será transferida do Pirajuçara para o local.O prefeito disse que tranferiu a Farmácia Popular para economizar o dinheiro do aluguel. Fernando Fernandes salientou que por conta da crise economica muitas pessoas estão deixando de pagar convênio para utilizar o serviço público, o que acaba contribuindo para o excesso de demanda.

"Tivemos um número muito grande de pessoas que saíram da classe D e E vieram para a C e agora estão retornando para a D. Além disso tem a questão da qualidade do atendimento mesmo. Outro dia encontrei uma senhora que me disse que deixou de pagar o convênio porque não via diferença entre o atendimento na UBS e do convênio dela", relatou.

Quem esteve na inauguração se surpreendeu com o tamanho do prédio e a infraestrutura montada no local. Com uma área construída de 1350 m², sendo 50 metros a menos que a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Akira Tada, a UBS das Oliveiras conta com 10 consultórios médicos, 4 consultórios odontológicos, ampla sala de espera, projeto de acessibilidade universal, elevador, sala para atendimento dos casos de dengue e pista de caminhada humanizada. 

A construção da UBS custou mais de R$ 2 milhões provientes do Governo do Estado frutos de uma emenda parlamentar da deputada estadual Analice Fernandes.Os mobiliário e equipamentos do local ficaram sob a responsabilidade da prefeitura. 

De acordo com o prefeito Fernando Fernandes a UBS terá pediatria, clínico geral, ginecologia obstétrica, odontologia, enfermagem e saúde mental. Além desses serviços o prédio ainda conta com uma pista de caminhada.

Fernandes salientou que nos últimos tempos ficou claro que a insatisfação da população se referia em sua maioria ao acolhimento nas unidades de saúde do que espeficicamente com o atendimento médico.

O prefeito disse que a UBS do Jardim Clementino com aproximadamente 800 m² será entregue em 2016 e terá capacidade para atender aproximadamente 10 mil pacientes e tem a finalidade de reduzir a demanda da UBS do CSU.  

Comentários