Libbs dá início a 2º fase do Tempo é Saúde em UPA de Embu das Artes

Por Assessoria de Imprensa | 15/12/2015

A Libbs Farmacêutica, em parceria com a Prefeitura Municipal de Embu das Artes e com o apoio do BNDES, dará início a 2º fase do projeto social “Tempo é Saúde” na Unidade de Pronto Atendimento – UPA Zilda Arns, em Embu das Artes. O Tempo é Saúde tem por objetivo promover um sistema de saúde com atendimento mais inclusivo, acolhedor e ágil. 

Dando continuidade ao projeto, a empresa realizou na UPA Zilda Arns as reformas de cabeamento de rede lógica, que são pontos de comunicação de dados e voz, que permitem a conexão da internet e telefonia e de dados de toda unidade. A Libbs também está junto com a Secretaria de Saúde implantando um moderno processo de classificação de risco. Utilizando como base o protocolo de Manchester, método inglês que identifica o motivo que levou o paciente a procurar o serviço de saúde, os atendimentos passarão a ser realizados de acordo com a urgência dos casos, ou seja, conforme a criticidade do quadro do paciente e não pela ordem de chegada à unidade. Para apoiar no processo de triagem, a Libbs adquiriu e doou para o município dois equipamentos de última geração, um exclusivo para atendimento infantil e outro para adulto, que auxiliam os profissionais de enfermagem no processo de avaliação do paciente e classificação de risco. 

O Tempo é Saúde foi desenvolvido com base em pesquisas realizadas com a comunidade para identificar as necessidades de melhoria no município. Os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde da região e Prontos Socorros foram identificados como um ponto de desenvolvimento. Na 1º fase do projeto, o foco foi exclusivamente na atenção básica (Unidades Básicas de Saúde), por meio da informatização das unidades com a implantação do e-SUS, um sistema eletrônico que permite o médico ter acesso a todo histórico de procedimentos do paciente – desde atendimentos médicos até os procedimentos de enfermagem – e revisão dos processos de primeiro atendimento.   

Já foram realizados mais de 75 mil atendimentos no novo processo de trabalho e houve melhora na percepção da população com relação à organização do trabalho nas unidades e qualidade do atendimento. Ainda na 2º Fase do projeto, haverá a continuidade das ações voltadas para a atenção básica. Está previsto o reforço nos treinamentos dos servidores no E-SUS e nos processos e fluxos de atendimentos, além de ações de sensibilização sobre o papel de cada funcionário no serviço público de saúde e, ainda, campanhas de comunicação para a divulgação dos serviços oferecidos pelo município.  

A UPA Zilda Arns foi construída em uma área de 1.817 m², tem três pavimentos, dois elevadores (preparados para receber macas) e rampas. A unidade possui salas de urgência e emergência, sala de estabilização com monitor cardíaco, salas de observação, atendimento pediátrico personalizado e 15 leitos de observação. A equipe de profissionais contará com dois médicos pediatras e quatro clínicos gerais por plantão de 12 horas, além do corpo de enfermagem. Também há atendimento às urgências odontológicas. A expectativa de atendimento é de 700 pessoas/dia, inclusive pediátrico, inédito na região.




Comentários