Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Vereadores indicam implantação de curso preparatório para o vestibular

Por Outro autor | 9/09/2010

059_350.jpg

Alunos de Escolas Públicas lotaram plenário por Cursinho Pré-Vestibular

Durante a 26ª Sessão Ordinária do dia 25, os Vereadores do Partido dos Trabalhadores João Bernardino Leite e Silvino Bomfim fizeram a Indicação 102/2010, acompanhada de um anteprojeto ao prefeito Chico Brito, para que seja oferecido um curso gratuito preparatório para o vestibular na cidade de Embu.

Segundo dados do IBGE apresentados pelos vereadores, o Brasil possui 47 milhões de pessoas na faixa etária dos 15 a 29 anos, e somente 12,7% destes brasileiros estão matriculados no ensino superior. O nosso município possui 65.387 jovens nessa mesma idade, concluindo-se que a grande maioria não chegou à Universidade, e uma das explicações é a falta de preparação.

Os vereadores criticaram a educação pública estadual, dizendo que o ensino oferecido não garante a entrada nas melhores faculdades públicas do país, e que os adolescentes que concluem o ensino médio, em sua maioria são carentes e sujeitos excluídos do acesso à educação de qualidade por falhas das políticas educacionais.

João Leite e Silvino defendem a criação do curso preparatório pré-vestibular em nível municipal, levando em consideração a instalação do campus da Universidade Federal no município, que vai contribuir para a construção de uma nova universidade que busque direcionar seu trabalho no sentido de desenvolver o cotidiano, as práticas educativas que possibilitem uma maior aproximação dos jovens com o saber cientifico, e terá também a ampliação efetiva de oportunidades ao ensino superior público, gratuito e de qualidade aos embuenses, não só aos estudantes de fora – muitos dos quais advindos do ensino privado – que acabam ficando com a maioria das vagas no chamado 3º Grau.

Texto e Foto: Ana Paula Timóteo – Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.