Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

UPA do Embu é inaugurada e Pronto Socorro do Vazame passa a ser hospital leito

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 14/12/2015

upa

Adriana MonteiroUPA 24 horas promete desafogar atendimentos dos prontos socorros 

A Unidade de Pronto Atendimento Dra. Zilda Arns (UPA) foi inaugurada com festa neste sábado, dia 12. O novo equipamento de saúde promete desafogar os Prontos Socorros e dessa forma, reorganizar o sistema de saúde do município, que contará com uma unidade para emergência e urgência na região do Jardim Santo Eduardo. Desmentindo boatos, o prefeito Chico Brito destacou que o PS Vazame não será fechado e sim passa a funcionar como hospital-leito, ou seja, as internações serão feitas no local.  Veja fotos

A unidade é equipada com RX, eletrocardiografia, pediatria, laboratórios de exames e leitos de observação. A equipe será composta por médicos clínicos e pediatras, equipe de enfermagem e plantão odontológico. Conta com três pavimentos e dois elevadores. A expectativa é de atender 700 pessoas por dia. A UPA abre as portas nesta quarta-feira, dia 16, após passar o local passar por limpeza no começo nesta semana.  

Para o prefeito Chico Brito, inaugurar a UPA é motivo de alegria e rebateu em sua fala que a demora na entrega se deu devido a ampliação do projeto, que dobrou a capacidade de espaço e consequentemente de atendimento no local, além disso, declarou que o Pronto Socorro do Vazame será hospital leito. "Primeiro lugar quero agradecer a Deus por todos nos estarmos neste dia histórico na nossa cidade e nessa região. Só nos que estamos no dia a dia sabemos quantas angustias e brigas para chegar nesse ponto aqui hoje porque desde a primeira conversa com a associação para ceder espaço. Essa obra ficou R$5,3 milhões de reais para que ela dobrasse de tamanho. Falaram durante toda essa semana que o Vazame ia fechar mas "quebraram a cara", o Vazame vai funcionar como hospital leito a partir de quarta-feira", disse.  

Alguns vereadores fizeram uso da palavra para enaltecer o trabalho feito na UPA e a colaboração politica da Câmara Municipal. "Agradecer aos 15 vereadores porque quando chega ali um projeto, os vereadores não medem esforços para aprovar. Os vereadores rapidamente junto com o presidente Ney Santos aprovamos os projetos de melhorias para cidade", disse o vereador Gilson de Oliveira. 

"Agradecer aos vereadores que desde 2009 estamos lutamos por essa luta. Eu coloquei o projeto Dra. Zilda Arns para dar o nome para essa UPA e todos aprovaram, o prefeito Chico Brito ficou contente com essa homenagem. Ter essa UPA no meu bairro é motivo de muita alegria", destacou.  

O secretário municipal de saúde da cidade de São Paulo, Alexandre Padilha esteve presente no ato de entrega da UPA. "Quando eu vim aqui visitar as obras da UPA falei para o Chico que teríamos que mudar uma coisa no Ministério, porque quando montamos essa UPA 24 horas temos a UPA tipo 1 que é para mais ou menos 10 leitos, a UPA tipo 2 que é um pouco maior, a UPA tipo 3 que é a maior que já criamos e aí pensei vamos ter que criar a UPA tipo 4, porque você está fazendo a maior UPA 24 horas do País. Isso mudou a história de Embu das Artes. A partir de quarta-feira essa UPA vai abrir e nunca mais vai fechar", falou.  

O deputado Geraldo Cruz falou dos investimentos e crescimento da cidade em decorrência da gestão do Partido dos Trabalhadores e da iniciativa politica para alcançar melhorias para o povo. O discurso do deputado foi conturbado, isso porque, um grupo de pessoas vaiaram as palavras dele e em breve resposta disse que "não tem medo de vaias". "Estamos aqui comemorando o sonho de muitas pessoas", disse Geraldo, se declarando um sonhador e falando das expectativas para o município. 

"Quem conhece a minha historia sabe que a bandeira que sempre defendi e vou continuar defendendo é da saúde. Até porque há 8 anos eu perdi meu pai no Pronto Socorro do Vazame. Ele na época tinha convênio mas quando infartou socorreram no mais próximo, que era o Vazame. Infelizmente meu pai por conta de uma negligencia médica ele acabou vindo a falecer, e naquele momento coloquei na cabeça que a dor que eu estava sentindo, eu ia lutar para que outras pessoas não sentisse", falou o presidente da Câmara, Ney Santos.  

O vice prefeito Natinha comentou a luta para conseguir dentre tantos municípios trazer uma Unidade de Pronto Atendimento para o município. "A história ninguém pode apagar. Quando abriram a inscrição para 50 UPAs, e o prefeito disse que precisávamos ir em Brasilia lutar por uma UPA para Embu das Artes. Antes disso formos no Rio de Janeiro conhecer algumas UPAs. Então quem não acredita não vai a lugar nenhum, quando a presidente Dilma falou Embu das Artes vibramos por uma cidade inteira", ressaltou.  

Informações complementares - Orientações aos usuários 

• Os casos graves – urgência e emergência – devem ser encaminhados para a UPA Dra. Zilda Arns.
• A UPA também terá atendimento às urgências odontológicas.
• As internações infantis do PS Vazame serão atendidas no PS Infantil, que fica junto à Maternidade Municipal.
• As internações de adultos do PS Central passarão para o Hospital Leito.

UPA 24 horas  

Rua Poços de Caldas, 66 – Jardim Dom José/Santo Eduardo

20/10/2017

Priscila Sampaio promove 4ª Caminhada contra o Câncer de Mama neste sábado, 21

A vereadora Priscila Sampaio, (PRB), realiza neste sábado, 21, a 4ª Caminhada contra o Câncer de...

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

21/10/2017

Eduardo Nóbrega diz que ETEC será “divisor de águas” em Taboão

A expectativa com a inauguração da Escola Técnica (ETEC), ao lado da prefeitura vem aumentando a...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

21/10/2017

Secretaria de Cultura apoia o aniversário da Comunidade Filosofia de Quintal

Pelo terceiro ano consecutivo a Secretaria de Cultura de Taboão da Serra apóia a realização do...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.