CINEB entrega prêmio para entidade de Itapecerica da Serra

Por Outro autor | 11/12/2015

O CINEB recebeu, na última segunda-feira, 7/12, artistas, diretores, produtores de cinema e representantes de entidades, escolas e universidades para comemorar o 6º Premio CINEB do cinema brasileiro. A festa foi comandada pelo ator Caio Blat.

Foram convidados e marcaram presença os diretores e produtores dos vários filmes, curtas e longas exibidos durante o ano, atores, representantes das entidades, escolas e universidades parceiras do CINEB além dos diretores do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e autoridades como o ex-senador e secretário de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Eduardo Suplicy.

O prêmio, que chegou na sexta edição em sete anos de CINEB começou com um vídeo que apresentou os números da temporada: mais de seis mil pessoas acompanharam as 41 sessões realizadas até o momento. Durante os oito anos de projeto, já foram exibidos 75 longa-metragens e 50 curta metragens em cerca de 400 sessões, num total de mais de 50 mil pessoas.

A premiação começou com o filme Sabotage, o maestro do Canão, que conta a história do rapper e ator Sabotage. O filme teve sua pré-estreia realizada pelo CINEB no bairro do Canão, na Zona Sul, em maio. Depois, o CINEB organizou, em julho, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e os produtores do filme, uma sessão especial na região da cracolândia, no Centro de São Paulo. Ivan 13P, diretor do filme e o produtor Denis Feijão receberam o prêmio das mãos de diretores do Sindicato. Ivan lembrou da importância da sessão na cracolândia: “Foi um dos momentos mais marcantes na minha vida. Vários dos moradores nos procuraram e disseram que o Sabotage os inspirava a buscar uma saída para a situação que se encontravam”, recorda.

Outro cineasta presente, Vicente Amorim, diretor do filme Irmã Dulce,(filme de grande sucesso nas sessões da Lapa e Vila Leopoldina) estava impressionado com a força do projeto ao saber da trajetória de sucesso seu filme durante as diversas sessões que aconteceram nas zonas Oeste e Sul de São Paulo, onde o filme foi bastante aplaudido. O diretor, que já conhecia o CINEB porque seu primeiro filme, O caminho das nuvens esteve na primeira temporada, há sete anos, elogiou o trabalho: “O que vocês fazem é fundamental. O espelho que um filme como o Irmã Dulce tem que ser para as pessoas só funciona quando projetos como o de vocês levam o filme até elas. É uma alegria enorme saber que Irmã Dulce foi tão bem recebido no circuito que vocês fazem, que forma um público admirador do cinema brasileiro”, avalia.

Estiveram na premiação e receberam o prêmio as atrizes Camila Márdila, que representou o filme Que horas ela volta?, da diretora Ana Muylaert, película brasileira indicada para concorrer ao Oscar e que estreou no CINEB no último sábado, e Elisa Volpato, representando o filme O mercado de notícias, dirigido por Jorge Furtado, que foi exibido nas universidades.

Além dos artistas, produtores e diretores, estavam presentes na festa os representantes dos mais diversos espaços onde aconteceram as sessões de cinema do CINEB durante todo o ano. Cidálio comandou, ao lado de Caio, a premiação, e fez uma homenagem aos alunos que ocupam a EE Prof. Manuel Ciridião Buarque, na Zona Oeste, onde acontecerá uma sessão especial, no próximo sábado 12/12, com a exibição dos curta-metragens do Selo CINEB do Cinema Brasileiro.

Veja os representantes de  entidade  de Itapecerica da Serra   que estavam presentes e foram homenageados na noite da premiação (conf.foto anexa):

Suren Galate, da EE Paulo Castro Ferreira Jr. Jornalista, Itapecerica da Serra      

Comentários