Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

ETEC de Embu recebe ONG SEAE em palestra ecológica

Por Outro autor | 6/12/2015

palestra

Assessoria de Imprensa

A Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE levou para a Escola Técnica de Embu das Artes o evento Sede no Berço das Águas. As palestras aconteceram na última sexta-feira (04), onde geógrafos Marcos Ummus e Helga Grigorowitschs, o sociólogo Rafael Ummus, juntamente com Rodolfo Almeida, presidente da entidade, falaram para aproximadamente 300 alunos. 

Com descontração, os ministrantes conseguiram a ativa participação da plateia secundarista, que se mostrou interessada e fez muitas perguntas. 

Entre os temas abordados, a descoberta do caminho das águas na cidade: onde estão as nascentes, quais os principais córregos e rios, como eles contribuem para as represas e como está a qualidade dessas águas. 

Com o mapeamento de uso e ocupação do solo nas áreas de mananciais foi evidenciado o impacto das indústrias e residências sobre os córregos do município, que tem menos da metade do seu esgoto coletado e, deste montante, apenas uma média de 20% é tratado. 

A importância das florestas para a manutenção e recuperação das bacias hidrográficas, formadas pelos rios Cotia, Embu-Mirim e Pirajuçara, também foi apresentada e trouxe esperança aos alunos.

Sobre o projeto 

Sede no Berço das Águas é uma iniciativa dos quatro palestrantes (Rodolfo, Helga, Marcos e Rafael) e surgiu no intuito de cumprir um papel de Responsabilidade Social em informar às comunidades sobre a importância das águas da cidade, que tem 59% do seu território em Área de Proteção aos Mananciais, e sua real situação.

Sobre a SEAE 

Criada por moradores na metade da década de 70, a SEAE atua na preservação ambiental de Embu e região, com foco em educação para a sustentabilidade socioambiental e fiscalização de crimes ecológicos. 

Por: Silvia Vieira Martins SEAE – Sociedade Ecológica Amigos de Embu

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.