Taboão participa de campanha de prevenção à AIDS

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 30/11/2015

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Taboão da Serra receberão a Campanha “Fique Sabendo”, que consiste na realização de testes rápidos para detectar o contágio pelo vírus HIV, transmissor da AIDS, e também para sífilis. A campanha acontece em todo o Brasil e será realizada de 25 de novembro a 1° de dezembro. 

As ações do programa municipal de DST/AIDS e Hepatites virais são divididas nas áreas de prevenção, assistência e gestão. Os profissionais envolvidos na campanha estão treinados para oferecer atendimento de conscientização sobre a importância das doenças sexualmente transmissíveis, além de prestarem um atendimento que prepara o paciente para a realização dos exames e o resultado.  

A secretária de Saúde de Taboão, Dra. Raquel Zaicaner, comenta sobre a importância dos exames preventivos e do tratamento das doenças ainda no estágio inicial. “Quanto mais cedo o médico detectar a presença do vírus, melhores as chances de sucesso no tratamento. Por isso é importante que todas as pessoas façam o teste pelo menos uma vez por ano, até porque na maioria dos casos o paciente não apresenta sintomas”, explica a secretária.  

Além de realizar os testes, nas UBSs os munícipes têm acesso a preservativos, que ficam nos locais de uso comum, como as salas de esperas.   
Vale ressaltar que o resultado dos exames é mantido em sigilo pelos médicos e são repassados apenas para o paciente.

Clínica DST e Hepatites Virais. 

A Prefeitura de Taboão da Serra disponibiliza a Clínica DST e Hepatites Virais para o tratamento de pacientes que contraíram o vírus HIV ou que estejam com hepatite B ou C. Pessoas que queiram fazer o teste também podem procurar a clínica ou uma das UBSs do município. 

Os médicos dão atenção especial ao tratamento em gestantes infectadas com o vírus HIV, que são medicadas logo após o teste, além de receberem os remédios no período pré-natal e pouco antes do parto. Essa prática diminui o risco do recém nascido contrair a doença.  

Uma das preocupações da Clínica é conscientizar principalmente pessoas que estejam mais expostas ao risco de contaminação, como usuários de drogas, população carcerária, homossexuais e profissionais do sexo.   

A Clínica DST também dispõe de estratégia de atendimento para pessoas que tiveram risco de exposição ao vírus HIV em até 72 horas antecedentes como, por exemplo, por meio de relações sexuais sem o uso de preservativo ou ter sido vítima de violência sexual. 

Dia Mundial da Luta Contra a AIDS 

1° de dezembro é o Dia Mundial da luta contra a AIDS. Para lembrar a população da importância da data, serão realizadas no CEMUR, das 8h às 12h, ações de alerta sobre preconceito e vulnerabilidades, além da distribuição de preservativos e de uma estação de exames (HIV e sífilis).

Serviço 

Campanha Fique Sabendo – de 25 de novembro a 01 de dezembro.
Local: Unidades Básicas de Saúde (com exceção da UBSs Jardim Helena e Jardim Panorama) 
Data: 25 de novembro a 1° de dezembro (com exceção dos dias 28 e 29 de novembro)
Horário: 8h às 17h 
Clínica DST e Hepatites Virais
Endereço: Rua Pedro Borba, N° 259, Jardim Maria Rosa
Telefone: 4135-3556
Horário de atendimento: das 7h ás 16h

Dia Mundial da Luta Contra a AIDS
Local: CEMUR
Endereço: Praça Nicola Vivilechio, s/n, Jardim Bontempo
Data: 1° de dezembro
Horário: 8h às 12h.

Comentários