Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Moradores de alguns bairros de Itapecerica reclamam da demora na coleta do lixo

Por Karen Santiago | 8/09/2010

lixo.jpg

Moradores reclamam da demora na coleta de lixo em Itapecerica

Apesar da instalação do transbordo em Itapecerica da Serra, a demora para a coleta seletiva nas residências continua atormentando os moradores de alguns bairros da cidade. Segundo alguns moradores que procuraram a Reportagem do Jornal na Net nos últimos dias, o caminhão está demorando muito para passar e quando passa é em horário diferente do habitual.

“Não sei onde coloco mais o lixo, todos os dias coloco para o lado de fora da minha casa, mas fazem mais ou menos uma semana que o caminhão não passa. Já não sei mais o que fazer”, relatou a moradora Heleonor do bairro Embu-Mirim.

Os bairros Jardim Branca Flor, Campestre e Valo Velho também passaram pelo mesmo problema. “Os dias que o caminhão passa não são os mesmos que antigamente. Terça, quinta e sábado, porque ele não recolheu meu lixo ontem (quinta-feira passada)”, contou Maria.

A reportagem do Jornal na Net flagrou nesta quarta-feira à noite, dois caminhões de coleta da prefeitura trabalhando normalmente pelo centro da cidade e também na Estrada de Itapecerica e pode constatar que diversas casas colocaram o seu lixo para fora para que a coleta seja realizada.

De acordo com o Chefe de Divisão técnica de limpeza pública, professor Ezequiel, muitas vezes os moradores pensam que o caminhão não passou na sua rua, pois realizou a coleta em horário diferente. “Às vezes precisamos fazer a coleta a noite, devido à falta de caminhões e por estarem quebrados, mas não ficamos muito tempo sem recolher o lixo”, explicou.


A cidade de Itapecerica da Serra conta com 15 caminhões de coleta e cerca de 60 funcionários trabalham no setor de limpeza pública. O lixo é recolhido três vezes por semana em cada bairro. "O lixo é recolhido em alguns bairros de segunda, quarta e sexta e terça, quinta e sábado", ressaltou.

Transbordo

Com o principal objetivo de economizar e ganhar tempo para transportar o lixo recolhido que antes da instalação era descarregado em Caieiras, o secretário de Obras, Carlos Hueb avalia como positiva a mudança. “Além da economia, rapidez, com o transbordo os caminhões não ficarão desgastados depois de três horas viajando para Caieiras e vão quebrar menos, diminuindo os problemas que o município apresenta como atraso na coleta, com o caminhão quebrado", avaliou Carlos Hueb.

De acordo com o Secretário o meio ambiente só tem a ganhar com o transbordo na cidade. "O transbordo nada mais é do que descarregar o lixo do caminhão da prefeitura em outro caminhão que vai levar todos os resíduos, cerca de 120 toneladas por dia para Caieiras. O meio ambiente vai ganhar, pois não vamos mais depositar o lixo na cidade, mantendo dessa maneira a natureza em dia", explicou.

 
Para Valter de Oliveira, mais conhecido como Valtinho diretor da regional do Jacira, o transbordo é um ganho para a cidade. "O que levava três horas para descarregar e voltar para Itapecerica, agora o trabalho será realizado em 40 minutos", concluiu.

Em fase de teste (até a última semana), o transbordo apresentou demora em descarregar o lixo de um caminhão a outro, segundo o professor Ezequiel. “Mas como o objetivo é ganhar tempo algumas mudanças serão necessárias. Acredito que após o teste, conseguiremos cumprir com o objetivo”, finalizou.

sabrina

oi eu queria pedir para melhor a coleta de lixo porque está muito ruim tem gente até dopesendo

josé nilson ramos

sou morador do bairro santa julia e olixo por aqui da até nojo fica nas ruas pegando bixo e quando os animais esfarela todo o lixo na rua isso é uma vergonha para o cidadao que paga os imposto em dia vamos dar um geito nisso por favor aguardo resposta

Jose Trolesi

Fiquei muito feliz em saber que a prefeitura consegui aprovar o transbordo ,agora temos menos problemas com o lixo,isto é respeito ao meio ambiente,pois a frota de caminhões da prefeitura são novos e modernos,parabens ao sr.prefeito.

21/07/2017

Homem é detido transportando dois pássaros em uma mochila na Régis Bittencourt

A PRF efetuou a prisão de um homem com dois picharros após fiscalizaç&ati

19/07/2017

Secretaria de Planejamento e meio ambiente de Itapecerica inicia o Cidade Segura

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, em trabalho conjunto com a...

18/07/2017

Frio chegou à capital paulista e temperaturas podem chegar a 8°C

O inverno chegou e as temperaturas sofrem variações e continua trazendo frio intenso na capital...

04/07/2017

Sabesp tem inscrições abertas para curso de pesquisa de vazamentos

A Sabesp oferece curso gratuito de pesquisa de vazamentos até o final do ano na Região...

23/06/2017

Mês do Meio Ambiente leva projeto de horta para bairros de Embu das Artes

20/06/2017

Licença ambiental em Embu, Taboão e Itapecerica é com a empresa Novo Olhar

Obter licença ambiental para realizar obras é um dos grandes desafios de quem atua nos...

12/05/2017

Prefeitura de Itapecerica realiza limpeza no Jardim das Oliveiras

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços, por meio da Regional do Jardim Jacira, finalizou a...

09/05/2017

Morador do centro de Embu cobra poda de árvore há 5 anos

Há cinco anos, Luiz Carlos Lombardo solicita a poda ou remoção de árvores na Rua Belo Horizonte,...

04/05/2017

Empresa é acusada de descartar lixo hospitalar em afluente do rio Embu-Mirim

Uma empresa que segundo as informações iniciais faz a coleta de lixo hospitalar nas cidades de...

27/04/2017

Alckmin quer garantir preservação em área que abastece Embu e Itapecerica

O governador Geraldo Alckmin encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 199/2017, que...

26/07/2017

Como falar com você mesmo no WhatsApp; dica é útil para salvar informações

Criar uma conversa para falar com você mesmo no WhatsApp pode ser útil para salvar uma foto e...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.