16 pessoas já estão presas em Itapecerica por conta de desvio na Câmara

Por Sandra Pereira | 27/11/2015

Foi muito intensa a movimentação no Fórum de Itapecerica da Serra durante toda a manhã desta sexta-feira 27.  Ao menos  13 pessoas foram presas ou detidas para averiguação na investigação sobre desvio de 2,4 milhões da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, durante o ano de 2013. As prisões são efetuadas por uma força-tarefa formada por integrantes do Ministério Público e a Rota. Ao todo 20 promotores e 200 policiais participam da operação. Serão cumpridos 16 mandados do prisão e outros 16 mandados de apreensão para averiguação.

Entre os presos estão os vereadores Cícero Costa, Cléber Bernardes e Hércules da Farmácia. Também estão detidos os ex-vereadores José Maria Rosa, Tonho Paraíba, Carlos Lombardi. E também alguns funcionários da Câmara. Algumas mulheres ainda não identificadas também estão detidas. O vereador Fabinho Gêmeos está entre os que deveriam estar presos, mas está foragido. 

Um dos primeiros presos foi Jorge Issao Takeda que seria um dos operadores financeiros do esquema de desvio. 

O presidente da Câmara de Itapecerica Alex Pires passou a manhã acompanhando policiais e promotores que fizeram busca e apreensão de documentos.

A operação começou por volta das 6h30 da manhã desta sexta. É intensa a movimentação de jornalistas de toda a imprensa no Fórum e na delegacia da cidade.

Nota do Ministério Público:

Operação do MP e Polícia Militar em Itapecerica da Serra

O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio da Promotoria de Justiça de Itapecerica da Serra, deflagrou na manhã desta sexta-feira (27/11),  uma operação visando o cumprimento  de 16 mandados  de busca e apreensão  e 16 mandados de prisão preventiva  expedidos pela Justiça.

A operação é resultado de  investigação iniciada em janeiro de 2015, após o Tribunal de Contas do Estado detectar o desaparecimento  de cerca R$ 2,5 milhões das contas da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra.

Participa da operação, 20  Promotores de Justiça de várias Comarcas e cerca de 200 Policiais Militares. Os presos serão encaminhados para a Delegacia de Policia de Itapecerica da Serra.

Atualização de informação 11h56:

Ao todo são 13 presos de um total de 16. O vereador Fabinho Gêmeos ainda está foragido e dois mandatos de prisão são aguardados para cumprimento.  

A 13ª pessoa presa é Sonia Valéria de Oliveira, atual  diretora da Câmara Municipal.  


Comentários