Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Ação efetiva da GCM desvenda roubos de celulares em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/11/2015

gcm

Divulgação

O trabalho efetivo e rápido da Guarda Civil Municipal de Embu das Artes (GCM) tem, cada vez mais, solucionado casos de roubo de celulares e outros crimes. As rondas intensas em diversas regiões da cidade, juntamente com a ação das câmeras de vigilância, têm resultado em prisões. 

Na noite de 15/11, um menor e um homem foram presos em flagrante por roubarem celulares na região do Pq. Pirajuçara. Após serem informados que um carro branco estava circulando pela região e seus condutores praticando delitos, agentes da GCM iniciaram patrulhamento no local. Na rua Maringá, avistaram o veículo com três indivíduos. Após a abordagem, um dos homens conseguiu fugir e durante a fuga dispensou uma réplica de arma de fogo. Com os outros dois, a GCM encontrou dois aparelhos celulares. Um dos GCM´s ligou para uma das vítimas, que contou ter sido abordada em um ponto de ônibus na divisa da cidade com São Paulo. Os suspeitos e a vítima foram encaminhados à 1º Delegacia de Polícia da cidade, onde o celular da vítima foi devolvido. O adulto foi preso e o menor, recolhido.

Solucionando mais casos 

No final de outubro, outro caso semelhante foi registrado no Jd. Santa Tereza, quando um suspeito foi detido em uma moto com nove aparelhos telefônicos. Após serem acionados para averiguar o caso de um indivíduo que vinha praticando roubos naquela região, os GCM´s iniciaram uma busca ininterrupta pelo veículo. 

Ao verem a moto, os guardas realizaram a abordagem e notaram que as características do homem eram compatíveis com as do reclamado. Ao ser apresentado na 1º Delegacia de Polícia, foi lavrado o auto de prisão em flagrante, com detenção de quatro anos. 

Vale lembrar ainda do caso ocorrido com o vereador Doda.  Em outubro, o vereador foi abordado por cinco indivíduos nas imediações do Parque Pirajuçara e obrigado a retornar para a sua residência. Os meliantes tentaram se apossar de diversos itens pessoais do vereador e seus familiares, mas foram surpreendidos pela GCM e Polícia Militar. Na ocasião, quatro dos assaltantes foram presos em flagrante e um conseguiu escapar. O quinto elemento foi capturado no último 7/10 com a ajuda das câmeras de monitoramento da Prefeitura. Leia aqui.

Menos ocorrências 

Os números mostram que o trabalho ostensivo da GCM de Embu das Artes tem dado resultado. Entre setembro e outubro, os números das ocorrências registradas de roubos e furtos tiveram um ligeiro declínio.  Os roubos caíram de 152 para 149, roubos de veículos de 35 para 34. A maior queda registrada foi a de furto de veículos: de 33 para 18 no período. 

Em outubro, o prefeito Chico Brito inaugurou o sistema de monitoramento das vias públicas do Pq. Pirajuçara e região que visa coibir atos anti-sociais e registrar fatos passíveis de investigação. O sistema de vigilância por câmeras é um complemento à segurança do bairro, que conta também com uma base da Guarda Civil Municipal (GCM), na rotatória entre as Avenidas Rotary e Aimará.

As câmeras estão interligadas ao Centro de Controle de Operações, e são acompanhadas 24h por dia por seis profissionais e pela GCM, num telão de 7 metros de largura por 1,70 de altura. Após a instalação das câmeras, aproximadamente 10 casos, entre pichações, cerco a foragidos, descarte irregular de entulhos,  foram registrados com o auxilio dos equipamentos. 

A GCM também atua em parceria com a Polícia Militar, realizando bloqueios a veículos, inspeções da Lei Seca, operações contra pancadões, dentre outros. 

Em 2001, Embu das Artes era considerada uma das cidades mais violentas do Estado de São Paulo.

Após a implantação da GCM, os números de homicídios vêm caindo ano a ano, não sendo registrado nenhum caso em setembro e outubro deste ano. 

A GCM foi  criada com 40 guardas e hoje conta com um efetivo de 159 guardas. Treinados anualmente, armados, motorizados com 13 viaturas, contam com bases móveis que ficam no Pq. Pirajuçara e no Jd. Vista Alegre e uma fixa no centro da cidade. Além disso, há a base da Guarda Ambiental no bairro Itatuba. 

A GCM é reconhecida pelo trabalho  que desenvolve em cooperação com as polícias Civil e Militar, baseado nos princípios de segurança comunitária, e tem contribuído para a solução de diversos casos policiais na cidade.

Para entrar em contato: 

GCM - Base Central
Av. Elias Yazbek, 824
Telefones: 153 / 4781-3249
GCM Ambiental – Base Itatuba
Estrada Maria José Ferraz do Prado, 2635
Telefones: 153 / 4778-0999

tatiane alves

Boa tarde. Eu acho que a guarda municipal está deixando o Jd. Sto. Eduardo no esquecimento eu saiu pra trabalhar às 04:30hs quase fui assaltada várias vezes mais consegui escapar as ruas Iva,Laura nesse horário é muito perigosa e às 20:30 21:00 Tmb se não for pedir muito de um pouco mais de segurança para nós desse bairro. Obrigada Tatiane

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.