Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Ação efetiva da GCM desvenda roubos de celulares em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/11/2015

gcm

Divulgação

O trabalho efetivo e rápido da Guarda Civil Municipal de Embu das Artes (GCM) tem, cada vez mais, solucionado casos de roubo de celulares e outros crimes. As rondas intensas em diversas regiões da cidade, juntamente com a ação das câmeras de vigilância, têm resultado em prisões. 

Na noite de 15/11, um menor e um homem foram presos em flagrante por roubarem celulares na região do Pq. Pirajuçara. Após serem informados que um carro branco estava circulando pela região e seus condutores praticando delitos, agentes da GCM iniciaram patrulhamento no local. Na rua Maringá, avistaram o veículo com três indivíduos. Após a abordagem, um dos homens conseguiu fugir e durante a fuga dispensou uma réplica de arma de fogo. Com os outros dois, a GCM encontrou dois aparelhos celulares. Um dos GCM´s ligou para uma das vítimas, que contou ter sido abordada em um ponto de ônibus na divisa da cidade com São Paulo. Os suspeitos e a vítima foram encaminhados à 1º Delegacia de Polícia da cidade, onde o celular da vítima foi devolvido. O adulto foi preso e o menor, recolhido.

Solucionando mais casos 

No final de outubro, outro caso semelhante foi registrado no Jd. Santa Tereza, quando um suspeito foi detido em uma moto com nove aparelhos telefônicos. Após serem acionados para averiguar o caso de um indivíduo que vinha praticando roubos naquela região, os GCM´s iniciaram uma busca ininterrupta pelo veículo. 

Ao verem a moto, os guardas realizaram a abordagem e notaram que as características do homem eram compatíveis com as do reclamado. Ao ser apresentado na 1º Delegacia de Polícia, foi lavrado o auto de prisão em flagrante, com detenção de quatro anos. 

Vale lembrar ainda do caso ocorrido com o vereador Doda.  Em outubro, o vereador foi abordado por cinco indivíduos nas imediações do Parque Pirajuçara e obrigado a retornar para a sua residência. Os meliantes tentaram se apossar de diversos itens pessoais do vereador e seus familiares, mas foram surpreendidos pela GCM e Polícia Militar. Na ocasião, quatro dos assaltantes foram presos em flagrante e um conseguiu escapar. O quinto elemento foi capturado no último 7/10 com a ajuda das câmeras de monitoramento da Prefeitura. Leia aqui.

Menos ocorrências 

Os números mostram que o trabalho ostensivo da GCM de Embu das Artes tem dado resultado. Entre setembro e outubro, os números das ocorrências registradas de roubos e furtos tiveram um ligeiro declínio.  Os roubos caíram de 152 para 149, roubos de veículos de 35 para 34. A maior queda registrada foi a de furto de veículos: de 33 para 18 no período. 

Em outubro, o prefeito Chico Brito inaugurou o sistema de monitoramento das vias públicas do Pq. Pirajuçara e região que visa coibir atos anti-sociais e registrar fatos passíveis de investigação. O sistema de vigilância por câmeras é um complemento à segurança do bairro, que conta também com uma base da Guarda Civil Municipal (GCM), na rotatória entre as Avenidas Rotary e Aimará.

As câmeras estão interligadas ao Centro de Controle de Operações, e são acompanhadas 24h por dia por seis profissionais e pela GCM, num telão de 7 metros de largura por 1,70 de altura. Após a instalação das câmeras, aproximadamente 10 casos, entre pichações, cerco a foragidos, descarte irregular de entulhos,  foram registrados com o auxilio dos equipamentos. 

A GCM também atua em parceria com a Polícia Militar, realizando bloqueios a veículos, inspeções da Lei Seca, operações contra pancadões, dentre outros. 

Em 2001, Embu das Artes era considerada uma das cidades mais violentas do Estado de São Paulo.

Após a implantação da GCM, os números de homicídios vêm caindo ano a ano, não sendo registrado nenhum caso em setembro e outubro deste ano. 

A GCM foi  criada com 40 guardas e hoje conta com um efetivo de 159 guardas. Treinados anualmente, armados, motorizados com 13 viaturas, contam com bases móveis que ficam no Pq. Pirajuçara e no Jd. Vista Alegre e uma fixa no centro da cidade. Além disso, há a base da Guarda Ambiental no bairro Itatuba. 

A GCM é reconhecida pelo trabalho  que desenvolve em cooperação com as polícias Civil e Militar, baseado nos princípios de segurança comunitária, e tem contribuído para a solução de diversos casos policiais na cidade.

Para entrar em contato: 

GCM - Base Central
Av. Elias Yazbek, 824
Telefones: 153 / 4781-3249
GCM Ambiental – Base Itatuba
Estrada Maria José Ferraz do Prado, 2635
Telefones: 153 / 4778-0999

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

11/10/2017

Prefeito Fernando Fernandes forma mais 24 Guardas Municipais

O prefeito Fernando Fernandes formou na noite de sexta-feira, 06 de outubro, mais uma turma da...

11/10/2017

1º Fórum do Idoso da Sociedade Civil acontece em Itapecerica da Serra

O Auditório da Prefeitura de Itapecerica da Serra foi o local escolhido para a realização, no...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

18/10/2017

MPF e MPT recomendam revogação de portaria que muda regras do trabalho escravo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF) recomendaram ao...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.