Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores da CEI do Shopping Taboão discutem denúncia que pediu afastamento de Nóbrega da Comissão

Por Amanda Marques | 19/11/2015

20151118_154532_1

Sandra PereiraVereadores apuraram a denúncia de afastamento e Nóbrega terá 7 dias para elaborar sua defesa.

A segunda reunião da CEI (Comissão Especial de Inquérito) criada para  apurar a não construção da alça de acesso sentido Curitiba, pelo Shopping Taboão, realizada nesta quarta-feira (18) tratou da denúncia que pede o afastamento do vereador Eduardo Nóbrega dos trabalhos. A denúncia sustenta a alegação de que ele teria  relações comerciais que o shopping por conta do patrocínio do Shopping Taboão ao CATS, que é presidido pelo irmão do vereador. 

Após a leitura da denúncia os vereadores decidiram dar prazo de 7 dias pra que ele pudesse se defender das acusações. O vereador Luiz Lune disse que Nóbrega devia deixar a comissão após “as suspeitas levantadas”. Eduardo Nóbrega afirmou desconhecer a denúncia e declarou que está atuando no Ministério dos Transportes para que todas as ações do órgão referente às liberações de projetos e licenças sejam agilizadas. 

A vereadora e presidente da comissão, Érica Franquini, fez a leitura do documento, que mencionava: “O CATS, segundo se vê nas propagandas locais, é patrocinado pelo Shopping Taboão e assim por representar interesses econômicos, o vereador Eduardo Nóbrega é suspeito, portanto, não pode compor a Comissão Especial de Inquérito em questão. O vereador Eduardo Nóbrega inclusive, já se posicionou politicamente em defesa do CATS, ameaçando rachar com o governo, caso a agremiação não recebesse uma maior atenção da Prefeitura”. 

O vereador e membro da comissão, Waines Moreira comentou que apioa o amplo direito de defesa e que não se pode tomar decisões precipitadas. "Vamos tomar decisões de uma forma ímpar e de uma forma muito profissional". Já Érica Franquini afirmou que em função do líder de governo Eduardo Nóbrega não estar presente em reunião, ela atribuiria um prazo de sete dias, para que o membro pudesse elaborar sua defesa. Após essa data, Franquini confirmou uma nova reunião. 

Marcos Paulo informou que está aguardando a documentação do shopping para se aprofundar nos dados e também foi coerente em sua postura com relação à denúncia. "E nós vamos avaliar tanto a denúncia, quanto a defesa e eu tenho certeza que chegaremos a um denominador comum, que seja justo e coerente para com a comissão", afirmou Paulinho reiterando a fala de Moreira, no que diz respeito a dar voz aos dois lados. 

O vereador do PCdoB Luiz Lune comentou que ficou surpreso com a denúncia e que se torna um fato complicado, pois o conteúdo do documento é grave. Lune afirmou acreditar ser  viável que Nóbrega abrisse mão da CEI, para que não houvesse exposições desnecessárias. 

“Eu acho que seria de bom tamanho que, de repente, ou até para se preservar de uma ‘expulsão’ entre aspas, que o Nóbrega abrisse mão da CEI. É uma pessoa que não precisaria estar se expondo em uma comissão onde colocaria em cheque a imagem dele”, relatou Lune. 

Érica Franquini declarou que recebe muitas cobranças sobre a alça do shopping e em contrapartida, elogios da população à iniciativa. "Quando eu falo que o shopping lesou nossa cidade, é verdade. A população de Taboão da Serra nos cobra isso, nós somos legisladores e somos cobrados por aqueles que colocaram a gente aqui! Então, nada mais que justo que a gente fazer o nosso papel de fiscalizador. Eu como vereadora não vou prevaricar, eu quero a construção dessa alça", desabafou a vereadora.  

A presidente finalizou a reunião informando que aguarda reposta dos documentos pedidos à ARTERES, CETESB, Ministério Público Federal e ANTT, para deliberarem com profundidade as questões da construção da alça. 

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.