Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Projeto Aparecendo faz inclusão e proporciona acesso à arte e cultura em Taboão

Por Amanda Marques | 9/11/2015

DSC_8612

Sandra PereiraApresentação de Ballet no Cemur, no domingo 

A primeira Mostra Cultural do projeto ‘Aparecendo’, aconteceu no último domingo (08) no Cemur. Iniciativa do vereador e presidente da Câmara, José Aparecido Alves, o Cido, a festa contou com a presença do cantor Victor Kreutz, autor da música de abertura da novela I Love Paraisópolis e também com outras atrações voltadas a arte, cultura e apoio educacional no município.

O dia foi muito proveitoso para as crianças, jovens e adultos que participaram do evento, todos com um único objetivo: evidenciar a autonomia. As atividades desenvolvidas pelo projeto foram expostas com o intuito de mostrar o que as comunidades do Saint Morritz, Vila Indiana e São Judas produziram durante o ano.

O acesso à cultura, à educação e ao esporte é essencial ao ser humano, principalmente para fortalecer os laços com o mundo e construir uma identidade. O ‘Aparecendo’ aborda justamente esses aspecto e proporciona a essas pessoas o direito de se desenvolver e fazer uma comunidade melhor. Cido comentou que a partir do projeto ‘Destaque’ criado em 2010, surgiu a vontade de colocar em prática uma iniciativa que beneficiasse os munícipes no sentido de contemplação e estímulo à cultura e a arte.

“E graças a Deus hoje eu sinto que a comunidade do São Judas, Margarida, do Jardim Saint Morritz, a região toda começa a reconhecer a importância de ter essas atividades. O ballet que hoje passa a ser uma expressão importantíssima, ballet esse que sempre foi elitizado. Hoje a nossa comunidade tem o ballet. Dança contemporânea que tem pegado nossos adolescentes, o teatro que tem sido uma referência, os cursos profissionalizantes, entre eles, os cursos de cuidador de idosos, atendente de farmácia”, enumerou Cido ao falar sobre as várias atividades desenvolvidas no projeto.

A necessidade de um local saudável e agradável para discutir e aprender se fez muito importante e as crianças, adolescentes e adultos de Taboão da Serra aproveitam essa oportunidade. Cido destacou que no último domingo, começou a colher frutos: “Mas frutos no sentido de ver que a população, que a comunidade esta feliz com o projeto em si”.

De acordo com o vereador, cerca de mil pessoas participam atualmente do projeto, e atividades como ballet, por exemplo, já tem fila de espera, para isso, Cido informou que irá colocar outro professor para atender a demanda. Nas outras esferas ele disse que há espaço suficiente para receber muitas outras crianças e jovens. “É de forma direta, não é burocrático, ao contrário, é um espaço da comunidade, a gente busca recepcionar e acolher todas as pessoas que lá chegam”, afirmou José Aparecido.

Os professores de ballet, sertanejo e dança do ventre são veiculados a Secretaria de Cultura de Taboão da Serra, mas Cido explicou que o espaço físico do projeto é mantido por meio da ajuda de colegas e parceiros, entre eles, a padaria Belas Artes, que colabora com a alimentação da garotada. “Cada vez mais nós aumentamos. Hoje nós temos assessoria jurídica lá para a nossa comunidade, temos a psicóloga... Eu estou muito feliz, hoje se consolida um grande momento. O exemplo está aqui, a população veio, participou. Me sinto realizado ao que tange o projeto ‘Aparecendo’”, encerrou Cido.

O Prefeito de Taboão Fernando Fernandes prestigiou o evento e comentou o projeto: “Então é um trabalho muito importante, o que a gente pode ajudar, nós estamos ajudando a ONG não só essa, como qualquer outra que esteja disposta a fazer esse tipo de trabalho. É um trabalho muito importante para a sociedade. Esta vendo? As famílias reunidas, participando, os pais... É realmente uma coisa emocionante”.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.