Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Alex Pires denuncia descarte de entulho em Itapecerica e cobra providências

Por Sandra Pereira | 9/11/2015

alex

Sandra PereiraAlex Pires quer resposta sobre autuações, investigação e punição dos acusados de descarte ilegal de entulho

O descarte ilegal de entulho em Itapecerica da Serra é uma das práticas criminosas mais constantes da cidade. Em várias regiões do município é possível encontrar entulho descartado ilegalmente. O fato da cidade ser 100% área de proteção de manancial em nada inibe os criminosos. Durante a sessão da terça-feira, 3, o vereador Alex Pires, presidente da Câmara, cobrou da delegacia do Meio Ambiente e da Guarda Municipal de Itapecerica a prisão de acusados pelo crime do descarte de entulho no município. Pires anunciou que vai apresentar requerimento cobrando informações sobre a quantidade de caminhões apreendidos em Itapecerica. Após denunciar o crime e afirmar que existem pessoas faturando com essa prática ele revelou não temer retaliações e cobrou resposta dos órgão competentes para prender e punir os acusados.

“A gente precisa dar resposta. Quero saber quantos caminhões foram aprendidos. Quantas multas foram aplicadas. Outro dia no Parque Paraíso tinha vários caminhões jogando entulho e nenhum tinha placa de Itapecerica da Serra. Tem gente pegando entulho e até lixo nas cidades mistas, onde se pode construir e fazer tudo, para vir jogar em Itapecerica onde é uma área de proteção ambiental”, afirmou Alex Pires.

Ele justificou que o prefeito Amarildo Gonçalves, o Chuvisco, não é culpado pelo fato, mas disse que o mesmo precisa dar resposta a esse problema. “Quero saber o que está fazendo a Seccional que não investiga esses crimes ambientais. É fácil dizer que a culpa é do prefeito, mas não é. Talvez ele precise ficar mais atento e observar com quem está trabalhando. Agora a  polícia e a Cetesb tem a obrigação de dar uma resposta. Essa situação tem tomar outro caminho. Não dá pra ser assim. Os vereadores também precisam dar resposta. O trânsito tem que multar. A GCM tem que autuar e a polícia civil do meio ambiente tem a obrigação de prender”, disparou Pires.

A Delegacia do Meio Ambiente que atende Itapecerica e toda a região está localizada dentro do 1º Distrito Policial de Embu e atende ocorrência de todas as cidades, inclusive as de maus tratos contra animais. A delegacia tem diversas investigações em curso sobre a prática de descarte de entulho dezenas dele se referem a Itapecerica e Embu. Em Taboão a legislação municipal fixa multas pesadas para quem é pego praticando o crime.

Segundo o Delegado Titular da Delegacia de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente, Fernando Shimidt de Paula, a repreensão dessas atividades está sendo realizada de maneira ampla pelos órgãos ambientais, contando com a ajuda da Polícia Civil, responsável pela investigação desses casos, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, além das denúncias em sua maioria, feitas pela população.

De acordo com o Delegado Fernando, quem descarta entulho em área de preservação permanente, pratica crime ambiental previsto no artigo 54 da Lei 9605 de 1998, que tem como objetivo defender essas áreas, para que nenhuma intervenção cause danos à saúde humana, mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. Com exceção de Taboão da Serra, todas as outras 5 cidades atendidas pela Delegacia são consideradas áreas de proteção ambiental.

As denúncias feitas pelos moradores de Itapecerica em relação ao descarte de entulho são constantes. O Jornal na Net recebe quase diariamente as denuncias e muitas fotos de despejos irregulares. Por meio delas, constatamos que a estrada dos Campestres está realmente coberta por entulho. Os moradores precisam andar pela rua, uma vez que grande parte do entulho toma a calçada. Os veículos transitam pela via com uma certa dificuldade. 

A mesma situação é encontrada na estrada da Mombaça que liga o bairro da Lagoa à Vila Calu e da rua Manoel Jacinto de Andrade, também via de ligação do Jacira ao Santa Júlia. Terrenos do Jardim do Carmo, Jacira e Valo Velho também são alvo de constantes despejos de entulho.

Serviço:

As denúncias podem ser feitas:
Delegacia do Meio Ambiente de Taboão daSerra - Rua Marcelino Pinto Teixeira, 56-A, Embu das Artes.
Telefone: (11) 4704-7075
Polícia Militar – 190
Disque Denúncia - 181


23/11/2017

Laércio Lopes deixa o PTB e busca novos partidos para disputar sucessão de 2020

O vice-prefeito Taboão da Serra, Laércio Lopes, anunciou nesta quarta-feira, 24, que vai deixar...

23/11/2017

Novo texto da reforma mantém idade mínima de 65 para homens e 62 para mulheres

O deputado Arthur Maia (PPS-BA), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016,...

23/11/2017

Polícia Federal prende ex-chefe da Casa Civil do governo Cabral e cumpre outros

22/11/2017

Temer reúne governadores em busca de apoio para reforma da Previdência

Com a proximidade do recesso parlamentar, que começa oficialmente no dia 23 de dezembro, o...

15/11/2017

Analice Fernandes volta a presidir Alesp e marca a história das mulheres

Depois de marcar a história de Taboão da Serra como a 1ª mulher eleita deputada estadual,...

14/11/2017

Analice Fernandes reforça ações de combate a violência contra a mulher

A deputada estadual, Analice Fernandes, que assumiu pela segunda vez a presidência da Assembleia...

14/11/2017

Fórum em Taboão discute as demandas para melhorar a acessibilidade no município

A Câmara Municipal de Taboão da Serra foi palco no sábado (11) do “2º Fórum de Acessibilidade,...

11/11/2017

Presidente da OAB –SP recebe título de Cidadão Taboanense na Câmara

O advogado Dr. Marcos da Costa, presidente estadual da Ordem dos Advogados do Brasil seção São...

10/11/2017

Vem ai a 5º ação do Prefeito no seu bairro no Jr. Santo Eduardo

Neste  sábado, 11/11, à partir das 09:00 horas, com saída da Rua Panorama o Jd. Santo Eduardo...

23/11/2017

ONG Sementes do Amanhã vira pauta de reportagem da rede Globo

A ONG Sementes do Amanhã será pauta de uma reportagem especial da rede globo. Denominada de...

23/11/2017

Taboão terá caminhada contra violência à mulher neste sábado, 25

A caminhada contra a violência à mulher vai fazer o próximo sábado, 25 de novembro, entrar na...

23/11/2017

Laércio Lopes deixa o PTB e busca novos partidos para disputar sucessão de 2020

O vice-prefeito Taboão da Serra, Laércio Lopes, anunciou nesta quarta-feira, 24, que vai deixar...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.