Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Cadastramento biométrico em Taboão ainda não é obrigatório, mas será necessário até 2018

Por Amanda Marques | 8/11/2015

urna_eletronica_mao

Reprodução - GoogleSegundo o TRE, até 2018 todos deverão estar cadastrados.

O cadastramento biométrico ainda não é obrigatório na cidade de Taboão da Serra, mas os Cartórios Eleitorais já estão efetuando os serviços. O processo de novos alistamentos, revisões de dados e transferências já atravessam essa novidade e para as pessoas que ainda não fizeram o recadastramento, a assinatura digital, coleta de digitais e a foto estão disponíveis no novo formato. Desde o dia 1° de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral informou que os moradores do Estado de São Paulo podem se cadastrar em função da meta estipulada, que pretende atingir todos os eleitores até 2018. 

No mês de setembro, o cartório informou que mais de 199 mi pessoas já haviam passado pelo recadastramento em Taboão da Serra, haja vista que o município tem um total de aproximadamente 200 mil eleitores. O resultado está próximo de atingir o todo e trazer mudanças nas eleições de 2016. 

A população taboanense ainda não tem uma data final de cadastramento. Os atendimentos no cartório são rápidos, pois a demanda é pequena, mas não dispensa o agendamento que deve ser feito com o objetivo de agilizar o processo. Embora não tenha um prazo final para se cadastrar, é importante que os moradores de Taboão não deixem para a última hora. 

A intenção do cadastro biométrico é identificar cada eleitor por meio de impressão e foto digital. O principal objetivo do processo é trazer segurança durante as eleições e beneficiar a população, de modo que o serviço seja mais eficiente, sem margem de erro e fraudes. 

O TRE informou que se houver tempo suficiente para concluir o processo antes das eleições, ao atingir 60% dos eleitores cadastrados, a biometria será obrigatória dentro do município. O próximo período eleitoral começa no segundo semestre de 2016. 

Para realizar o cadastramento biométrico, o eleitor deve acessar o site www.tre-sp.jus.br e agendar a data de comparecimento ao cartório. Ele precisa ter em mãos a carteira de identidade original, título de eleitor e um comprovante de residência recente. Para os eleitores que não possuem acesso à internet, basta entrar em contato no número 148 de qualquer telefone e agendar o cadastro. 

Na cidade de Embu das Artes o cadastramento se tornou obrigatório no ano de 2013. Em Itapecerica da Serra, a biometria passou a ser implantada em agosto deste ano, também de forma não obrigatória. Itapecerica corresponde junto aos municípios de São Lourenço da Serra e Juquitiba. 

Serviço:
324° Zona Eleitoral – Taboão da Serra
Rua Elisabeta Lips, 303 – Jd. Bom Tempo
11h00 às 17h00 – (11) 4701-8051 e (11) 4786-4912.
416° Zona Eleitoral – Taboão da Serra
Avenida Laurita Ortega Mari, 1412 – Pq. Pinheiros
11h00 às 17h00 – (11) 4786-2613 e (11) 4786-3421.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.