Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Humanização e importação de pacientes foram tratadas em audiência de saúde em Taboão

Por Amanda Marques | 5/11/2015

saude

Cynthia Gonçalves

Durante audiência pública de prestação de contas do quadrimestre da saúde de Taboão da Serra realizada nesta quarta-feira (04), no plenário da Câmara a secretária de saúde Raquel Zaicaner apresentou dados de atendimento nas unidades de saúde da cidade e informou que neste ano um total de 9 milhões foram disponibilizados para investimentos. Raquel explicou que Taboão teve um aumento em números de acidentes de moto e no consumo de drogas. De acordo com Zaicaner, crack e cocaína são suspeitas de serem os pivôs de overdoses. Segundos os dados apresentados entre maio e agosto a UPA atendeu 47.729 pacientes e o PSI 42.429 crianças, enquanto o SAMU prestou 6.906 atendimentos. 

A secretária deu ênfase à consciência que a comunidade deve ter com relação a dengue, principalmente quanto os métodos de prevenção, focos e criadouros do mosquito. A doença foi alvo das explanações e Zaicaner mencionou que 764 casos de dengue foram computados entre os meses de maio e agosto de 2015. Com 556 casos confirmados, 528 são próprios do município, ou seja, foram contraídos em Taboão da Serra. 

A zoonose realizou neste período, 12.450 ações em visitas às casas e criadouros do mosquito. O ato fez com que muitas famílias tomassem consciência sobre o problema, mas Raquel ressaltou que a imprensa deve ter um papel fundamental para uma divulgação que de fato, traga resultados satisfatórios para a região. 

Outro aspecto levantado pela Secretaria da Saúde apontou que nos últimos meses 131 notificações de violência sexual e violência contra o idoso foram praticadas. Raquel afirmou que os casos serão passados ao Ministério Público. Os 6.906 atendimentos do SAMU, entre maio e agosto também foram mencionados, juntamente com o assustador número de 2.643 trotes efetuados contra o serviço.

A secretária destacou que um dos mais significativos problemas da saúde pública está na obesidade, especialmente em crianças e jovens. 

Munícipes participaram da audiência e de forma efetiva se queixaram dos atendimentos recebidos em hospitais públicos de Taboão da Serra. Em contrapartida, Raquel informou que a iniciativa de qualificação dos profissionais está sendo feita com o objetivo de humanizar as consultas e trazer o carinho no atendimento aos pacientes. “O grande desafio é a qualificação das ações que a gente sabe que ainda temos muito a caminhar, por isso que a gente investe tanto em formação pessoal, não só na informação, mas na formação da melhoria do atendimento”, explicou. 

A vereadora Joice Silva entregou um ofício à secretaria e compartilhou a opinião da Raquel sobre a humanização no atendimento: “Então eu entrego para a senhora um ofício da Comissão de Saúde para que a secretaria possa intensificar esses cursos, intensificar essa qualificação pra que as pessoas que estejam na porta de entradas das UBS’s possam estar humanizadas e receber com carinho e amor aqueles que realmente precisam do serviço público de saúde”. 

Raquel informou que realizou um curso para o atendimento ao público e haverá uma nova capacitação para os profissionais que estão na linha de frente e recepcionam os moradores. 

A vereadora Joice Silva abordou o tema da importação de pacientes. Ela reafirmou que outras pessoas vem à Taboão para usar a saúde pública, o que prejudica e sobrecarrega a demanda que deveria ser destinada somente aos municípes. “Nós devemos ter a consciência de priorizar o atendimento da população taboanense. Porque muitas vezes eu chego nos prontos socorros, principalmente na UPA e no Antena e verificamos que 40% da população atendida lá não é de Taboão. E acaba tirando as vagas de alguém que realmente precisa do atendimento, então eu peço que todos nós possamos fazer uma força tarefa e conscientizar a população”, afirmou Joice. 

A vereadora comentou sobre a importância do desempenho de outros municípios: “Tá perfeito? Não! Esta longe da perfeição. Mas enquanto todos os municípios não se empenharem em melhorar, o nosso também vai ficar difícil de melhorar, porque eu costumo dizer nas reuniões que eu frequento que o prefeito pode investir cem por cento do orçamento da prefeitura na saúde e a saúde vai ter problemas. Eu costumo perguntar nas reuniões: quem tem um parente fora de São Paulo? Principalmente no nordeste, que eu acho que é o campeão em problemas de saúde pública, e todo mundo levanta a mão que tem um parente fora. E ai você faz a pergunta: como seu parente lá no nordeste, tá passando muito mal, tá com caso muito grave, pra onde você traz? Ah, eu trago pra minha cidade. Então a gente precisa ter um pouco de consciência e entender que muitos dos problemas são importações sim”.

Érica Franquini fez um apelo aos médicos para olhar com mais carinho e atenção à comunidade. A vereadora destacou que a saúde é direito de todos e precisa ser garantida. “Tem muitos munícipes que chegam reclamando, que vão ao consultório e o médico nem sequer, olha para o paciente. Só faz a pergunta e começa a escrever muito rápido. Vamos tratar nossos munícipes com um pouquinho mais de amor, de atenção”, encerrou a vereadora. 

O presidente da Câmara, José Aparecido Alves disse que o importante é continuar avançando, mesmo diante da crise sem precedentes que o país enfrenta. “Mas eu posso dizer que Taboão da Serra hoje é um exemplo do que tange a lutar para garantir respeito, dignidade e uma saúde para Taboão”, finalizou Cido. 

Estavam presentes na audiência o vereador Eduardo Nóbrega, a coordenadora dos direitos da mulher de Taboão Sueli Amoedo, os conselheiros da saúde Selma e Narciso, o coordenador de igualdade racial Antônio Souza, os médicos da SPDM Dr. Nilton e Dr.Nava, o secretário de governo Pastor Cândido e o coordenador das diversidades Márcio Carneiro.

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

17/10/2017

Seminário sobre desenvolvimento sustentável visa construir propostas no Conisud

Idealizado pelo mandato do deputado estadual Geraldo Cruz, da vereadora Rosângela Santos e com...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.