Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Abertura do Taboarte tem música, dança, exposição fotográfica e pintura

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/09/2010

03 350_2.JPG

A mostra de fotografia “Cinco Lentes, Uma Cidade” fica no espaço expositivo até o fim de setembro

Logo na abertura do Taboarte 2010, realizada no dia 1º, a prefeitura realizou uma mostra das atividades culturais que serão oferecidas durante o mês de setembro em Taboão da Serra. Na entrada do Cemur, onde aconteceu o evento, quadros, desenhos e esculturas expostas recepcionaram o público que logo depois foi surpreendido com o gingado e a animação do grupo de dança de HIP HOP do Liceu de Artes Municipal. 


E as manifestações artísticas continuaram até no momento solene da festa, quando ao invés da tradicional forma da execução do Hino Nacional, foi exibido um vídeo com imagens das aulas e atividades promovidas pela Secretaria de Cultura, com o Hino tocado em ritmo de samba como música de fundo. A vice-prefeita professora Márcia Regina responsável pela Secretaria de Cultura e Turismo, fez questão de ressaltar a importância do Taboarte na cidade. “Com o Taboarte, conseguimos promover a difusão cultural e ao mesmo tempo formar o público. Estamos oferecendo aos artistas a oportunidade de mostrar a sua produção e ao público a chance de conhecer os talentos que existem na nossa cidade e região”. 


Para o ator Eric Alvarez, há muito tempo os artistas da cidade anseiam por cultura. “O prefeito e a vice já realizaram muitas mudanças e implantaram importantes programas como o Cultura para Todos. E agora, reconheceram a importância de promover eventos com o Taboarte”. De acordo com o coordenador de difusão cultural, Luiz Domingues, o Taboarte é também uma vitrine. “Com essa mostra, os artistas do município podem ser vistos e reconhecidos para expandirem seus trabalhos”, ressalta Luiz. 


O evento de abertura também contou com o grupo de chorinho “Retratos”, que fez o público dançar com sucessos como brasileirinho, e foi encerrado com a palestra sobre Arte e Cultura com Sidney Akiyoshi.    


Mostra fotográfica reúne diferentes olhares sobre Taboão da Serra


Também como parte da programação do Taboarte, foi aberta no dia 1º, a mostra de fotografia e vídeo “Cinco Lentes, Uma Cidade”, no espaço expositivo do Centro de Memória. A exposição, com 28 fotos e um vídeo, retrata cenas do cotidiano taboanense, os bastidores do espetáculo da Paixão de Cristo e ensaios com cenários inusitados. 


Todas as imagens foram produzidas por profissionais de Taboão da Serra. São eles: Eduardo Toledo, Gustavo Gonçalves, Renato Riso, Ricardo Vaz e W. Raeder.  Eduardo Toledo, jornalista de formação e fundador do Portal O Taboanense, apresenta uma visão da cidade em seus aspectos urbanos utilizando técnicas de fotojornalismo. Já Renato Riso, um dos principais fotógrafos sociais e de estúdio da cidade traz uma visão diferente ao fotografar modelos tendo aspectos curiosos da cidade como cenário.


Ricardo Vaz jornalista e fotógrafo desenvolve um trabalho na cidade voltado para a assessoria de imprensa. Na mostra, ele apresenta flagrantes da periferia da cidade acompanhados de textos do poeta taboanense Sérgio Vaz. Wladimir Raeder é fotógrafo autoral que apresenta algumas imagens dos bastidores do tradicional evento da Paixão de Cristo da cidade numa abordagem plástica sob o tema “pontos de tensão.” Gustavo Gonçalves é artista visual de formação e produtor de vídeo que apresenta cenas da cidade mostrando uma visão mais poética do cotidiano.


A mostra é  gratuita e aberta ao público de segunda à sexta-feira das 09 às 17 horas. Na quarta-feira, dia 8, às 18 horas, acontece no espaço expositivo, uma mesa redonda com profissionais na área de artes e fotografia que irão debater, o tema “Olhares Nativos e Olhares Estrangeiros sobre a cidade”, tendo a exposição como base. 


Programação Taboarte: Teatro, música e dança

Nesta quinta e sexta-feira, dias 02 e 03, o Cemur recebe as peças de teatro “A Cura e Maktub Gaia” e “Grogrotó” às 20 horas. No sábado é a vez do HIP HOP, com DJ’s convidados, grupos de dança de rua e grafite. A programação conta ainda com mais apresentações teatrais nos dias 08, 09, 10, 14 e 15. Além disso, no próximo final de semana, 11 e 12, acontece também no Cemur, o Festival de Dança de Taboão da Serra com academias e escolas de diversas cidades do estado. 


E de 16 a 19 e 26 de setembro, das 15 às 22 horas, na praça Luiz Gonzaga no Pirajuçara, acontecem shows de rock, hip hop, samba, samba rock, MPB e Reggae, sempre a partir das 15 horas. E o encerramento da temporada 2010 será  no domingo, dia 26, na praça Luiz Gonzaga, com o grupo Candearte e a 1ª Parada do Orgulho LGBT de Taboão da Serra, a partir das 18 horas com shows de Drag Queens e da cantora Rita Cadillac. Para ter acesso a programação completa do Taboarte basta acessar o site da prefeitura de Taboão da Serra www.taboaodaserra.sp.gov.br.

Texto: Nely Rossany / Foto: Ricardo Vaz

 

Camilla

Em setembro Taboarte

03/09/2017

Câmara de Taboão receberá Conferência da Igualdade Racial em setembro

Taboão da Serra realiza no próximo dia 29 a sua primeira Conferência da Igualdade Racial. O...

10/08/2017

Taboão da Serra sedia encontro do grupo C8 – Rota da Cultura

A Prefeitura de Taboão da Serra sediou na quinta-feira, 3 de agosto, uma reunião de trabalho do...

13/07/2017

Mostra Cultural do Projeto Aparecendo aconteceu domingo no Cemur

O projeto Aparecendo, que conta com o apoio do vereador Cido, foi realizado no  domingo, dia 8,...

12/07/2017

Corra e compre já seu ingresso para o rodeio de Itapecerica

Quem quiser aproveitar os shows do último final de semana da 39° edição da Festa do Peão de...

07/07/2017

Fim de semana tem rodeio em Itapecerica e quentão em Taboão

Neste fim de semana, Taboão, Embu e Itapecerica da Serra possuem diversas atrações que prometem...

03/06/2017

Fim de semana no Embu tem cultura no bairro, maracatu, dança, música e futebol

Fique por dentro das atrações culturais e esportivas promovidas pela Prefeitura de Embu das...

29/05/2017

Taboão teve duas mulheres palestrantes na 1ª Virada Feminina de São Paulo

Taboão da Serra teve duas representantes entre as palestrantes da 1ª Virada Feminina ocorrida...

26/05/2017

1º Fórum de Cultura & Arte de Embu das Artes acontece neste sábado (27)

A Secretária Municipal de Cultura irá realizar no próximo sábado (27), O primeiro Fórum...

25/05/2017

Abolição da escravatura é comemorada com atividades culturais em Taboão

Dia 13 de maio é comemorado a Abolição da Escravatura. A data homenageia a Lei Áurea, sancionada...

21/09/2017

Rapaz confunde carro e é morto por agente penitenciário em Itapecerica da Serra

Um agente penitenciário pensou que seria vítima de um assalto, atirou em homem que estava...

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

21/09/2017

Embu Summer Fest acontece em dezembro e venda de ingressos começa dia 20

Entre os dias 14 e 17 de dezembro, a A Luz Eventos realiza em Embu das Artes/SP o Embu Summer...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.