Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Campanha Novembro Azul alerta os homens para o câncer de próstata

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 2/11/2015

novembro_azul

Divulgação - Google

Após as campanhas promovidas no Outubro Rosa, o mês de Novembro é dedicado aos cuidados do homem. O Novembro Azul alerta para o câncer de próstata e incentiva com ações, a realização dos exames além disso, promove a conscientização da prevenção e diagnostico para esse tipo de câncer. Muitos homens tem receio da realização do exame e adiam a ida ao médico mas é interessante frisar a importância desse cuidado. 

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. Ações nas Unidades Básicas de Saúde devem acontecer durante este mês visando a prevenção e luta contra o câncer de próstata. 

O câncer de próstata, no começo, não causa sintomas - é uma doença de evolução lenta, que demora anos para desencadear, segundo Caponero. Quando os sintomas começam a se apresentar, geralmente já está em um estágio bastante avançado, diminuindo drasticamente as chances de cura. “Temos a chance de achar ele muito tempo antes, se tiver feito os exames de prevenção”, finaliza o médico.  

Portanto, a realização dos exames anuais de toque e PSA a partir dos 45 para homens que possuam histórico familiar da doença, e dos 50 para os demais casos, é muito importante. 

Com informações do site Novembro Azul 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.