Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Secretaria de Educação divulga mapeamento do Horário de Estudo e Pesquisa

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 28/10/2015

educacao_1

Divulgação

De acordo com a Lei nº 11.738/2008, que estabelece o piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica e a composição da jornada de trabalho desses profissionais, no máximo 2/3 da carga horária deve ser destinada à interação com os estudantes. Se adequando a essa normativa, em 2014, a Secretaria Municipal de Educação implantou o Horário de Estudo e Pesquisa (HEP). 

O HEP prevê o cumprimento da jornada restante, equivalente a 1/3 da jornada de trabalho do educador, dentro da instituição de ensino, com utilização de computadores, acervos de livros, revistas, entre outros, levando em consideração variáveis como: horários de entrada, saída e deslocamento dos professores.

Em 2015, uma comissão composta pelo secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, por técnicos da Secretaria de Educação, representantes sindicais, gestores de escolas e representantes de professores, foi instituída para mapear a implementação e funcionamento do HEP. 

Por meio de uma pesquisa, com doze questões, direcionada aos gestores das unidades escolares, o grupo concluiu que 44 das 51 escolas de rede municipal de ensino já cumprem a determinação, organizando tempo e espaço pedagógico para o atendimento do HEP.  Por se tratarem de creches, modalidade onde as classes não contam com professores de área (artes, espanhol e educação física), o processo de implantação do HEP está em fase da análise para as sete unidades restantes.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.