Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Base diverge e vereadores não votam projeto do governo em Taboão

Por Sandra Pereira | 27/10/2015

base

Sandra Pereira

Alguns discursos na sessão desta terça-feira, 27, da Câmara de Taboão, evidenciaram o que os vereadores insistem em negar: uma tempestade se avizinha da base governista. Os sinais dela tomaram o parlamento por meio de discursos com mensagens veladas, infindáveis reuniões de lideranças e a falta de consenso para a votação de um projeto do governo enviado à Casa em regime de urgência. Publicamente ninguém assumiu haver crise. Mas os semblantes e as alfinetadas presentes nas falas mostravam que os dias de céu claro no parlamento de Taboão podem estar contados.

Além de não aprovar o projeto do governo permitindo o uso dos recursos provenientes de execuções fiscais depositados em juízo, que somam quase R$ 4 milhões, os vereadores deixaram de apreciar veto do prefeito ao projeto de feira noturna e abriram uma CEI contra o Shopping Taboão pela não construção da alça de saída para Embu das Artes.

A vereadora Joice Silva contextualizou o clima entre a base. Ela afirmou que é governo independente de estar ou não chateada com alguma situação. Depois emendou que o voto de todos na Casa tem o mesmo peso e valor. O presidente da Câmara, José Aparecido Alves, o Cido, fez coro ao mesmo argumento dizendo que cada vereador responde por si e é líder na Casa. A mesma fala foi repetida pela vereadora Érica Franquini dando conta que para aprovar projetos é preciso o apoio da maioria dos vereadores e não apenas de um.

“Eu sou governo. Falo isso todos os dias. Independente de estar no gabinete do prefeito, ou não, eu sou governo. Independente de estar chateada por alguma coisa, ou não, eu sou governo e faço papel de governo. Agora não vou admitir que levem recados mentirosos ao prefeito para sobressair uns e prejudicar outros. Eu não mando recados. Não vivo de frescuras. Vivo de responsabilidade. Aqui nós somos um grupo. Não podemos dividir esse grupo. Temos que somar. Aqui o voto tem o mesmo valor independente de quem seja e de que partido seja. Então por favor, pastor, nosso secretário de governo. Não divida o grupo. Tenha responsabilidade em levar as informações corretas”, disparou a vereadora de tribuna.

Enquanto os vereadores da base tentam minimizar o clima de tempestade no parlamento os da oposição fizeram caminho oposto. O vereador Moreira não se furtou de dizer que existia uma base A e outra B. Enquanto Lune escancarou na tribuna a estratégia do líder de governo Eduardo Nóbrega, de se juntar com a oposição para derrubar o boicote do projeto do governo realizado por parte dos governistas.

“Cabe ao prefeito atender os vereadores como se deve, respeitando a base A e B para as votações voltarem ao normal”, disse.

Os ventos que trouxeram a tempestade para a base de governo teriam nascido após o prefeito e a deputada Analice Fernandes terem levado apenas o vereador Eduardo Nóbrega a uma reunião com o secretário de estado da Educação. Nenhum vereador falou do assunto abertamente, mas as ações posteriores ao ato denunciam a insatisfação. Questionado pela imprensa Nóbrega notou que houvesse crise e desmentiu a informação de que parte dos vereadores não o queria mais na posição de líder do governo.

“Não dei atenção a essa informação. Não existe essa situação. Não há qualquer dificuldade de interlocução entre os vereadores da base e o líder do governo. Claro que em alguns momentos o parlamento pode entender que um vereador A ou B foi beneficiado por uma ação de governo. Mas é  impensável aceitar que algum vereador sinta ciúme dos outros. Posso afirmar que isso não aconteceu com nenhum vereador aqui na Casa. Não há nada contra a liderança. A liderança está reafirmada e sempre renovada pelo prefeito que deixa claro com ações ou com palavras a confiança que tem no líder ”, afirmou Eduardo Nóbrega, antes de completar que o clima na Casa durante essa terça-feira foi provocado pelo veto ao projeto de feira da noturna da vereadora Luzia Aprígio. 

Apesar de ninguém na base admitir haver crise faz duas sessões que a rotina do parlamento está diferente. Ao que tudo indica, até que o prefeito compense a “base excluída” o clima desfavorável à aprovação dos projetos deve seguir. Se na semana passada os sinais de tempestade na base foram quase imperceptíveis nesta foi impossível ignorá-los.

23/05/2017

Juiz mantém decisão que obriga prefeitura a administrar cemitérios de Embu

O juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Embu das Artes, Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy negou...

22/05/2017

Embu é a cidade da região que mais recebe recursos do governo do Estado

Nos primeiros meses de 2017 Embu das Artes vem consolidando sua posição como a cidade da região...

19/05/2017

Lei da deputada Analice Fernandes protege mulher vítima de violência

Lei de autoria da deputada estadual Analice Fernandes de proteção a mulher vítima de violência...

19/05/2017

Comunidade japonesa homenageia Dr. Onishi por vitória na eleição em Taboão

O vereador de Taboão da Serra, Dr. Ronaldo Onishi, foi homenageado com diploma de Honra ao...

18/05/2017

Delação de donos da JBS envolvendo presidente agrava crise política no Brasil

O país amanhece perplexo com mais uma delação de corrupção. Desde vez a denúncia é de que o...

16/05/2017

Vereador afirma que roubos em Embu acontecem pra prejudicar Ney Santos

Os roubos e furtos a equipamentos públicos como creches, Unidades Básicas de Saúde e escolas...

16/05/2017

Escola do Legislativo de Taboão ganha sala de aula para ministrar cursos

A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu uma noite histórica, nesta segunda-feira, 15,...

13/05/2017

Câmara de Taboão aprova lei que amplia licença maternidade para 180 dias

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade de votos, na sessão do dia 9, o...

13/05/2017

Joice e Johnatan aprovam lei contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

A vereadora Joice Silva (PTB), presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, e o vereador...

13/05/2017

Câmara de Taboão aprova regulamentação da Escola do Legislativo

A mesa diretora da Câmara Municipal de Taboão da Serra apresentou um projeto de resolução...

23/05/2017

GCM prende homem acusado de esfaquear outros três após briga num bar em Taboão

Uma briga de bar quase terminou em tragédia na noite desta segunda-feira, 22, em Taboão da...

23/05/2017

Polícia prende dois acusados de cometer assaltos em Embu

Os soldados Mendes e o soldado Arcanjo da Polícia Militar conseguiram efetuar a prisão de dois...

23/05/2017

Pioneira em especialidades médicas, Clínica São Bento atende 20 convênios

Os moradores de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica podem contar com a Clínica São...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.