Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Base diverge e vereadores não votam projeto do governo em Taboão

Por Sandra Pereira | 27/10/2015

base

Sandra Pereira

Alguns discursos na sessão desta terça-feira, 27, da Câmara de Taboão, evidenciaram o que os vereadores insistem em negar: uma tempestade se avizinha da base governista. Os sinais dela tomaram o parlamento por meio de discursos com mensagens veladas, infindáveis reuniões de lideranças e a falta de consenso para a votação de um projeto do governo enviado à Casa em regime de urgência. Publicamente ninguém assumiu haver crise. Mas os semblantes e as alfinetadas presentes nas falas mostravam que os dias de céu claro no parlamento de Taboão podem estar contados.

Além de não aprovar o projeto do governo permitindo o uso dos recursos provenientes de execuções fiscais depositados em juízo, que somam quase R$ 4 milhões, os vereadores deixaram de apreciar veto do prefeito ao projeto de feira noturna e abriram uma CEI contra o Shopping Taboão pela não construção da alça de saída para Embu das Artes.

A vereadora Joice Silva contextualizou o clima entre a base. Ela afirmou que é governo independente de estar ou não chateada com alguma situação. Depois emendou que o voto de todos na Casa tem o mesmo peso e valor. O presidente da Câmara, José Aparecido Alves, o Cido, fez coro ao mesmo argumento dizendo que cada vereador responde por si e é líder na Casa. A mesma fala foi repetida pela vereadora Érica Franquini dando conta que para aprovar projetos é preciso o apoio da maioria dos vereadores e não apenas de um.

“Eu sou governo. Falo isso todos os dias. Independente de estar no gabinete do prefeito, ou não, eu sou governo. Independente de estar chateada por alguma coisa, ou não, eu sou governo e faço papel de governo. Agora não vou admitir que levem recados mentirosos ao prefeito para sobressair uns e prejudicar outros. Eu não mando recados. Não vivo de frescuras. Vivo de responsabilidade. Aqui nós somos um grupo. Não podemos dividir esse grupo. Temos que somar. Aqui o voto tem o mesmo valor independente de quem seja e de que partido seja. Então por favor, pastor, nosso secretário de governo. Não divida o grupo. Tenha responsabilidade em levar as informações corretas”, disparou a vereadora de tribuna.

Enquanto os vereadores da base tentam minimizar o clima de tempestade no parlamento os da oposição fizeram caminho oposto. O vereador Moreira não se furtou de dizer que existia uma base A e outra B. Enquanto Lune escancarou na tribuna a estratégia do líder de governo Eduardo Nóbrega, de se juntar com a oposição para derrubar o boicote do projeto do governo realizado por parte dos governistas.

“Cabe ao prefeito atender os vereadores como se deve, respeitando a base A e B para as votações voltarem ao normal”, disse.

Os ventos que trouxeram a tempestade para a base de governo teriam nascido após o prefeito e a deputada Analice Fernandes terem levado apenas o vereador Eduardo Nóbrega a uma reunião com o secretário de estado da Educação. Nenhum vereador falou do assunto abertamente, mas as ações posteriores ao ato denunciam a insatisfação. Questionado pela imprensa Nóbrega notou que houvesse crise e desmentiu a informação de que parte dos vereadores não o queria mais na posição de líder do governo.

“Não dei atenção a essa informação. Não existe essa situação. Não há qualquer dificuldade de interlocução entre os vereadores da base e o líder do governo. Claro que em alguns momentos o parlamento pode entender que um vereador A ou B foi beneficiado por uma ação de governo. Mas é  impensável aceitar que algum vereador sinta ciúme dos outros. Posso afirmar que isso não aconteceu com nenhum vereador aqui na Casa. Não há nada contra a liderança. A liderança está reafirmada e sempre renovada pelo prefeito que deixa claro com ações ou com palavras a confiança que tem no líder ”, afirmou Eduardo Nóbrega, antes de completar que o clima na Casa durante essa terça-feira foi provocado pelo veto ao projeto de feira da noturna da vereadora Luzia Aprígio. 

Apesar de ninguém na base admitir haver crise faz duas sessões que a rotina do parlamento está diferente. Ao que tudo indica, até que o prefeito compense a “base excluída” o clima desfavorável à aprovação dos projetos deve seguir. Se na semana passada os sinais de tempestade na base foram quase imperceptíveis nesta foi impossível ignorá-los.

25/06/2017

Hugo Prado viabiliza parceria e traz cursos superiores da UniVesp para Embu

O desemprego crescente em Embu e a falta de mão-de-obra qualificada ampliam a necessidade de...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Deputada Analice busca recurso para projeto Cultural

O prefeito Fernando Fernandes planeja colocar em funcionamento um Centro Cultural, que atenda...

23/06/2017

Analice busca solução para problema de transporte entre Embu e Itapecerica

Prefeitos e vereadores de Embu-Guaçu e de Itapecerica da Serra se uniram à deputada Analice...

23/06/2017

Alckmin participa de mutirão para migração de rádios AM para FM

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 23, junto ao ministro da Ciência,...

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

19/06/2017

Comissão de Finanças da Câmara de Taboão discute LDO 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

18/06/2017

Câmara de Taboão realiza ato “Fora Temer e a favor das Diretas Já”

Na última quarta-feira (14), foi realizada na Câmara de Taboão da Serra, uma plenária a favor...

16/06/2017

Câmara de Taboão faz Campanha do Agasalho para doar ao Centro POP

O frio chegou com força nas últimas semanas e deve continuar intenso pelos próximos meses. Para...

13/06/2017

Taboão da Serra terá plenária pelas Diretas Já nesta quarta-feira 14

Na próxima quarta-feira (14), várias organizações sociais irão realizar na Câmara Municipal de...

25/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

25/06/2017

Polícia de Campinas apreende 2 toneladas de maconha que vinha para Embu

25/06/2017

Licenciamento ambiental do Ferroanel Norte é aberto para consulta pública

O Contorno Ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, ou “Ferroanel”, uma das mais...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.