Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Divergência em código de doença impede que menino de 12 anos tenha gratuidade no transporte de Taboão

Por Amanda Marques | 26/10/2015

IMG_20151026_WA0001

Arquivo PessoalJhosuan é cadeirante e não consegue gratuidade no transporte público.

Pais de uma criança de 12 anos portadora de deficiência física, Marcos Rocha e Tatiana Corrêa enfrentam uma dificuldade para garantir que ele tenha gratuidade no transporte público de Taboão. O filho deles, Jhosuan Corrêa, tem um problema de mobilidade e não consegue andar devido a má formação genética. Ele se movimenta com a ajuda de uma cadeira de rodas e precisa com urgência de uma carteirinha para usar gratuitamente o transporte público de Taboão da Serra. 

Marcos declarou que diante da necessidade do filho, todo o processo desde a atribuição do laudo médico até a apresentação ao Serviço Especializado de Reabilitação (SER) foi realizado, porém nada foi feito. Segundo ele o fato é que Jhosuan é portador de uma deficiência física que não consta no CID do município de Taboão. 

A Classificação Internacional de Doenças (CID) é publicada pela Organização Mundial da Saúde e visa padronizar a codificação de doenças. A lista do CID fornece códigos que classificam sinais, sintomas, queixas, circunstâncias sociais etc. Por meio dele, cada categoria corresponde a uma doença. 

Em Taboão da Serra, a família de Jhosuan recebeu a informação de que a carteirinha para transporte público esta disponível apenas para crianças portadoras da deficiência de pé torto.

Segundo o relato do pai de Jhosuan, a AACD fez um trabalho eficiente e seguiu os padrões médicos. Ele informou que o filho faz o acompanhamento há anos na instituição e por meio dela, conseguiu que Jhosuan fizesse todas as 14 cirurgias que eram necessárias. 

Depois da recusa do Serviço de Reabilitação de Taboão da Serra, em aceitar o primeiro ludo médico com o CID descrito, a família teve de retornar e pedir outro laudo. O médico da AACD, ciente das dificuldades encontradas para a obtenção da carteirinha, prescreveu um novo laudo com um CID universal, que contempla casos como o de Jhosuan. 

Marcos e Tatiana, novamente encaminharam o lado ao serviço de reabilitação, mas foram informados que mesmo com o novo número, não seria possível conceder a carteirinha. Segundo Marcos, a resposta do SER é que a disponibilização do documento de transporte comtempla apenas crianças que possuem a deficiência do pé torto, o que não é o caso do pequeno Jhosuan.

O relatório médico da AACD entregue aos pais dizia: “Paciente com dificuldade à locomoção, com contratura de membros inferiores, não deambula. Restrito a cadeira de rodas. Dependência motora. Solicito transporte com acompanhante”. 

Marcos Corrêa declarou a reportagem do Jornal na Net, que a família foi informada pelo SER que o CID de Jhosuan não era compatível ao do município. Impossibilitando mais uma vez, que a carteirinha do ônibus fosse concedida ao menino. O pai e a mãe irritados com a situação desabafaram: “Quero deixar aqui o nojo que sinto dessa corja, desses desumanos que tratam os portadores de deficiência física dessa maneira”. 

Mesmo com as extremas dificuldades levantadas pela família de Jhosuan, os pais conseguiram comparar um veículo adequado para a locomoção do filho, mas deixaram o recado e mostraram preocupação com outras pessoas que passam pelo mesmo constrangimento: “Eu graças a Deus consigo um carro para meu filho andar, mas tem muitos que não os tem!”. 

Os pais de Jhosuan resolveram manifestar a revolta pelas redes sociais e pediram que os amigos apoiassem a causa, para tentar chamar atenção da comunidade e das autoridades para o problema.  Eles não economizaram nas críticas ao SER e afirmaram que a instituição não entende de deficiência física. 

Ele mencionou que os motoristas sentem pena da situação, mas não conseguem ajudá-los, pois sem o documento que permite a gratuidade, nada pode ser feito. Há oito meses, Marcos e Tatiana aguardam a resposta da Prefeitura, mas segundo o casal, eles não obtiveram retorno. 

O desabafo

"Hoje eu e minha família nos sentimos impotentes com essa situação. Temos a consciência e é fato que meu filho precisa e tem que receber o que é lhe dado por sua situação. De fato não ficamos felizes em precisar de tal ajuda, gostaríamos muito que ele não tivesse tal necessidade. Se agente reparar, a maioria dos ônibus não possui sequer estrutura para transportar portadores de deficiência física". 

"Eu não posso acreditar que somente quem tenha pé torto tenha esse direito e os cadeirantes não. Hoje sinto mágoa por essa falta de respeito dos que se dizem médicos aqui na cidade", encerrou o pai do pequeno Jhosuan.

Simone de oliveira

Eu passei pelo com minha filha de2 anos e 5 meses ela é portadora de uma síndrome genética e tem mal formação no pavilhão do ouvido não escuta e tem cardiopatia e precisa de cuidados diário boi ao hospital 3 vezes por semana e dei entrada na carteirinha e não consegui pq o cid medico que eles colocaram dizia que ela é surda por motivo não identificado venhamos ela nasceu surda mas pra consegui a carteira tem que ser surdo e morto o que eu fiz desisti quando tenho dinheiro quando não falto as consultas vo fazer o que ? Né

Danilo leão dos Santos

SEM COMENTARIOS.. ELES SÃO OS MEUS VIZINHOS, CRESCI COM OS IRMAÕS DO JhOSSUAN. ELE É CRIANÇA ESPETACULAR, ELE MERECE MUITO ESSA AJUDA.

Fabio

Tem médicos, que se acha, que é Deus. É por isso, que Deus deixou, a cova,quando morre fede pior do que animal.

alessandra santos do nascimento

Vou passar esse caso para secretaria dos conselhos Principalmente ao conselho Municipal da Pessoa com deficiencia localizado na rua Luiz carlos Ventura 79 jd mituzi aonde fica secretaria de assitencia social. Isso realmente e uma vergonha. Gostaria de deixar o convite que nossas reuniao junto com a.sociedade civil e orgaos municipal fazemos reuniao para melhoria do municipio essa reuniao acontece 1 vez por mes a cada 2 sexta feira de cada mes.

Beto

Em que país de 3º mundo isso acontece?

Gomes

Nesta prefeitura tudo é de faz de conta e nada funciona como deveria, quando a população precisa do básico nunca consegui, vergonha total.

26/05/2017

Palestra marca encerramento da Semana da Enfermagem de Taboão

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra promoveu na sexta-feira, 19 de maio, um encontro de...

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

26/05/2017

Avó de menino que morreu ao cair do 19º andar é acusada de abandono de incapaz

O cidade de Taboão está em choque com a tragédia que vitimou uma criança de 4 anos que morreu...

26/05/2017

Escolas de Embu, Itapecerica e Taboão abrem vagas para programa de reforço

Programa de reforço abre inscrições para vagas em escolas estaduais das regiões de Embu,...

26/05/2017

Problemas de coluna na infância conheça as causas e os tratamentos

É cada vez mais frequente crianças apresentarem reclamações sobre incômodos e dores nas costas,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.