Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Secretária de saúde de Taboão da Serra afirma que número de mamografias aumentou em outubro

Por Amanda Marques | 22/10/2015

DSC_0008

DivulgaçãoDe acordo com Raquel, a carreta da mamografia colaborou com o resultado

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer da mama é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres em todo o mundo, com 1,38 milhões de novos casos e espantosamente 458 mil mortes pela doença todos os anos.  

Os dados da Sociedade Brasileira de Mastologia mostram que cerca de uma a cada 12 mulheres possivelmente terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. Nesse sentido, a cidade de Taboão da Serra realizou na manhã da última quinta-feira (22), no Cemur, uma palestra sobre o câncer de mama que contribuiu com os trabalhos do outubro rosa e claro, com a conscientização e prevenção da doença. 

A Secretária de Saúde Raquel Zaicaner afirmou que deve haver uma desmitificação do tema. “É uma notícia trágica quando uma de nós descobre que tem um câncer de mama. Parece que uma faca fica cravada em cima da cabeça dela, e agente abre mão de todo o resto da vida que nos cerca, do prazer que esta vivo, do prazer do próprio corpo, da coragem que agente tem para lutar ao longo de cada dia, por coisas muito mais difíceis”, declarou a secretária. 

De acordo com Raquel, quando o câncer é descoberto no início, ele tem 98% de chances de cura. “Esse percentual é quase a totalidade, basta agente conseguir descobrir no início e ter acesso a esses serviços”. 

Zaicaner informou com transparência que junto ao Prefeito Fernando Fernandes, está lutando na ampliação do acesso à saúde e reiterou que a principal dificuldade ainda esta no financiamento federal.  

A carreta da mamografia foi comentada pela Secretária: “Esse mês agente ainda conseguiu trazer para cá a carreta, para aumentar o número de mamografias que conseguimos fazer no mês”. Raquel disse que mais de 500 exames de rotina são garantidos todos os meses e exames extra foram fechados com o Hospital Geral de Pirajussara, contribuindo com um aumento significativo. 

A coordenadora dos direitos da mulher de Taboão da Serra, Sueli Amoedo fez um apanhado sobre o outubro rosa e avaliou como positivas todas as iniciativas. “Agente viu que as mortes pelo câncer estão diminuindo e isso é um trabalho preventivo que é feito, que é de suma importância. Não pensem que vocês estão aqui hoje perdendo o tempo de vocês. Vocês estão aprendendo, vocês vão multiplicar as informações obtidas aqui”, encerrou. 

O evento abordou palestras com a psicóloga Lia Pinheiro e com o ginecologista Antônio Carlos Pacheco, apresentações de dança também abrilhantaram a manhã com as alunas da companhia do bailarino Tony Sá.

Estavam presentes o vice-prefeito Laércio Lopes, a secretária de desenvolvimento econômico Laura Fávero, a presidente do PRB Mulher Priscila Sampaio, os vereadores Ronaldo Onishi e Joice Silva e a presidente do conselho municipal de saúde Selma de Fátima.

17/08/2017

Clínica Médica oferece curso gratuito para gestante em Taboão da Serra

08/08/2017

Menos de 4% dos médicos denunciados aos conselhos perdem seus registros

O Conselho Federal de Medicina (CFM) foi criado em 1951, inicialmente com competência para fazer...

06/08/2017

Programa Fila Zero: Saúde de Embu das Artes no caminho certo

O Programa Fila Zero foi lançado em julho deste ano, por intermédio de um contrato assinado com...

31/07/2017

Dermatologista da Clínica São Bento dá dicas para manter a pele bonita

O inverno finalmente chegou para quem aprecia os dias de baixas temperaturas.  O que a maioria...

28/07/2017

Nova/sb faz campanha de combate às hepatites virais para Ministério da Saúde

Hoje, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o Ministério da Saúde começa a veicular...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

26/07/2017

Clínica São Bento e prefeitura de Embu fecham parceria para zerar filas de exame

 

Com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos moradores para a realização de...

19/07/2017

Brasil terá fábrica de testes de zika e chikungunya

O laboratório alemão EUROIMMUN, líder mundial em diagnóstico autoimune e o único no Brasil a...

17/08/2017

Creche no Santa Tereza foi roubada 8 vezes esse ano

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.