Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Comitê troca ideias para o combate à dengue em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/10/2015

dengue

Divulgação

O Comitê Intersecretarial da Dengue reuniu-se novamente na quinta-feira (15/10) para discutir e trocar ideias sobre ações que podem ser usadas no combate à dengue no município, pois os dias estão ficando mais quentes, período propício para a eclosão dos ovos do mosquito aedes aegypti.

No encontro com a coordenadora municipal da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Célia Medina, estiveram representantes das secretarias de Assistência Social, Comunicação, Assuntos Jurídicos, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jd. Silvia e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Entre as propostas, aparece a movimentação dos funcionários da UBS Jd. Silvia, que envolveu cerca de 300 pessoas em inúmeras reuniões em residências de munícipes, igrejas, ONGs e associações, com participação de lideranças comunitárias, agentes de saúde e Conselho Gestor da unidade.

Nesta experiência, o debate foi estimulado entre os participantes que também formaram comissões. Além disso, um diagnóstico da região foi elaborado e, a partir dele, será criado um Plano de Ação em encontro a ser realizada dia 20 deste mês.

Na segunda quinzena de outubro, a Secretaria de Assistência Social também irá mobilizar 700 famílias para sensibilizar sobre o perigo da dengue, em formações socioeducativas promovidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.

Outra iniciativa já está acontecendo na rua Óregon (viela do Gordo), no Jd. Casa Branca, onde a comunidade está construindo uma lixeira coletiva de concreto lavável com portão e tranca e também transformará em jardim ecológico um local que antes era descarte “viciado” de lixo. Um muro de 300m também receberá intervenção de artistas de grafite.

A ideia denominada “Projeto Limpa Rua” surgiu de Rafael Rodrigo do N. Coelho, funcionário do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura, com o intuito de discutir e solucionar com os moradores o acúmulo de descarte incorreto de lixo.

Está nos objetivos do projeto conscientizar a população quanto às datas e horários de coleta de lixo, incentivar que moradores dediquem 10 minutos diários para varrer a frente das próprias residências e promover o “Domingaço”, mutirão com voluntários para limpar a rua Óregon e vielas da Comunidade Morro do Sabão. A conscientização sobre a dengue ocorrerá por meio de palestras, panfletagem e reuniões entre todos os moradores.

27/06/2017

Programa Estadual de Qualificação forma 60 alunos em Embu das Artes

O Programa Estadual de Qualificação (PEQ) realizou na manhã desta terça-feira (27), a formatura...

27/06/2017

Prefeitura contabiliza avanços na área da segurança em Itapecerica da Serra

Apesar de segurança pública ser responsabilidade do Governo do Estado, a Administração Jorge...

27/06/2017

Morador tradicional do Jardim Maria Rosa morre na tarde desta terça-feira (27)

É com pesar que familiares e amigos comunicam o falecimento do morador tradicional do Jardim...

26/06/2017

Prefeitura revitaliza Espaço Cultural do Jardim Branca Flor

No dia 14 de junho, a Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Cultura,...

26/06/2017

Músico Guilherme Faquetti se apresenta no Santo Eduardo

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.