Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Semana Mundial da Alimentação é tema de palestra no Banco de Alimentos em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/10/2015

bancoalimentos

Everaldo Silva/PMETEA

Em celebração a Semana Mundial da Alimentação, beneficiários e representantes de 50 entidades parceiras do Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Embu das Artes, participaram hoje, 16/10, Dia Mundial da Alimentação, de uma palestra sobre os benefícios do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

O dia 16 de outubro foi escolhido pelas Nações Unidas como “Dia Mundial da Alimentação” e a cada ano um novo tema é selecionado com o objetivo de chamar a atenção para questões importantes envolvendo a segurança alimentar e nutrição. Em 2015, o tema é “Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”. 

Paulo Cezar Martins Júnior, diretor de Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, falou sobre a importância do tema: “Nós convidamos representantes das entidades parceiras e também os beneficiários do Banco de Alimentos para que eles conheçam melhor o processo. É importante que eles vejam o quanto o PAA é importante não só para eles mas, também para os pequenos agricultores que, através do programa, conseguem  vender seus produtos sem atravessadores, em um valor adequado e recebendo o pagamento diretamente do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)”. 

João Batista Santana, da Agência Azul de Inclusão Social, entidade que hoje distribui as sacolas do Banco de Alimentos para 23 famílias, mas já chegou a atender 60 famílias no início do projeto, elogiou o trabalho realizado pelo Banco Municipal de Alimentos. 
Outras ações também foram realizadas pelo governo como forma de chamar atenção para a data, a exemplo, o Restaurante Popular Josué de Castro, serviu galinhada como prato principal e curau de sobremesa, pratos típicos da cultura rural.

O que faz o Banco de Alimentos? 

Criado em 2002, ano em que o atual prefeito da Cidade, Chico Brito, estava à frente da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, o Banco Municipal de Alimentos recebeu em 2008, o Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas em Gestão de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional. 

No primeiro semestre de 2015, 172 toneladas de alimentos foram arrecadas por meio de doações espontâneas, vindas de parceiros como o Ceagesp, e simultâneas, advindas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Atualmente, 1.500 famílias são atendidas pelo Banco Municipal de Alimentos de Embu das Artes e 85 pequenos agricultores estão ligados ao projeto por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

Além da separação dos alimentos e montagem das sacolas que incluem arroz, feijão, óleo, legumes frutas e hortaliças, os funcionários do Banco de Alimentos também produzem polpas e sucos para distribuição aos beneficiários, prestam orientação nutricional e elaboram receitas para melhor aproveitamento de alimentos com grande demanda. 

Conferência Nacional de Segurança Alimentar 

Embu das Artes será uma das únicas cidades da grande São Paulo a ter representatividade na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar, apenas cinco cidades conseguiram eleger representantes. O evento ocorrerá entre os dias 3 e 6 de novembro, em Brasília. Na ocasião, a cidade estará representada por Paulo Cezar Martins Júnior (poder público) e João Batista Santana (sociedade civil).



Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.