Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Prevenção do câncer de mama leva mulheres às ruas de Taboão da Serra

Por Amanda Marques | 17/10/2015

1_1

Amanda MarquesAnimação e conscientização foram palavras de ordem na passeata contra o câncer de mama.

A cidade de Taboão da Serra amanheceu neste sábado (17), com tons variados de rosa. A passeata organizada pelo partido PRB Mulher, saiu do centro e foi em direção ao Parque das Hortênsisas, com muita animação e acima de tudo consciência da prevenção do câncer de mama.

Meninas, crianças, mulheres e idosas caminharam evidenciando o amor à vida e prestigiando a iniciativa. "Eu acho muito importante, aliás ontem, eu fiz minha primeira mamografia. Vale a pena e é importante fazer", contou a participante Suzi Ferraz. 

Segundo a coordenadora do evento Priscila Sampaio, o mais importante é a conscientização que o movimento tras às mulheres na realização dos exames preventivos. "O governo esta ai para apoiar, eu acho que o sistema de saúde aqui em Taboão, as mulheres podem estar procurando. Nós estamos com a Carreta da Mamografia, é importante as mulheres procurarem sim, pegarem a senha para passar e fazer os exames. A prevenção é muito melhor do que o tratamento, ninguém quer sofrer de câncer de mama, então eu acho que o caminho é prevenir", enfatizou Priscila. 

A caminhada contou com o apoio de um carro de som, balões de festa e leques informativos, que continham instruções de como proceder com relação aos exames e o auto teste. As mulheres acompanharam uma palestra com as médicas ginecologistas da Femama Dra. Andreia e Dra. Ana que mais uma vez reforçaram a ideia da prevenção e dos cuidados. 

O professor  de zumba Rodrigo esteve presente e comandou a aula de alongamento feita pela mulherada. A interação foi mútua e o aspecto dos cuidados com o corpo também foi levantado.

Priscila informou que a descoberta de nódulos no início, evita um transtorno enorme para a saúde da pessoa e claro, para a família. Com relação ao autoexame, a coordenadora do evento explicou que todas as mulheres devem se olhar no espelho e sentir se há algo de diferente. "A coloração do seio, tudo influencia... Então se a pessoa se conhece, com certeza é diagnosticado muito mais cedo", encerrou. 

Márcia Morales participou da caminhada e destacou a expectativa do evento: "A conscientização de fazer a mamografia é importante, é melhor prevenir do que remediar". Raquel Carvalho afirmou que todos os anos é necessário realizar o exame: "E não precisa esperar os 49 ou 50 anos... Eu acho que se você tem condições de fazer, o quanto antes melhor. Eu já conheci pessoas muito jovens, com menos de 30 anos que eram portadoras da doença". 

A Coordenadora dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra, Sueli Amoedo participou dos trabalhos e acompanhou a passeata. Em entrevista, Sueli destacou a importância do evento e avaliou de forma positiva toda a ação. "Os índices estão mostrando que as campanhas de prevenção estão ajudando a diminuir mortes. As mortes estão diminuindo não é porque o câncer parou de existir, mas é por causa das campanhas de prevenção mesmo", relatou a coordenadora. 

Sueli também falou sobre o autoexame e reiterou que, principalmente crianças e jovens devem observar os seios para notar alguma possível diferença. "O autoexame ele deve ser feito rotineiramente e qualquer alteração que a menina encontre, ela tem que procurar uma unidade básica de saúde e realizar o exame", explicou. 

Serviço

Quem deve fazer: todas as mulheres a partir da primeira menstruação.
Quando: uma vez por ano.
Importante: o autoexame não substitui o exame clínico das mamas feito pelos médicos.

Rodrigo

Para mim foi uma experiência maravilhosa. Adorei fazer parte desse evento e poder de uma forma ajudar as mulheres a ter uma vida saudável. Para mim foi uma honra dar aula de Zumba e ver todas elas felizes. zumba todosjuntoscontraocancer pqdançarfazbem

Nilson Felippe de Castro Abate

Essa caminhada foi muito boa, pois alertou um grande número de mulheres sobre o câncer de mama e alertou que elas devem se Culpe dar sempre.

20/08/2017

Prefeito Jorge Costa assina convênio para Rede Municipal de Saúde

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa esteve no dia 15 de agosto no Palácio dos...

17/08/2017

Clínica Médica oferece curso gratuito para gestante em Taboão da Serra

08/08/2017

Menos de 4% dos médicos denunciados aos conselhos perdem seus registros

O Conselho Federal de Medicina (CFM) foi criado em 1951, inicialmente com competência para fazer...

06/08/2017

Programa Fila Zero: Saúde de Embu das Artes no caminho certo

O Programa Fila Zero foi lançado em julho deste ano, por intermédio de um contrato assinado com...

31/07/2017

Dermatologista da Clínica São Bento dá dicas para manter a pele bonita

O inverno finalmente chegou para quem aprecia os dias de baixas temperaturas.  O que a maioria...

28/07/2017

Nova/sb faz campanha de combate às hepatites virais para Ministério da Saúde

Hoje, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o Ministério da Saúde começa a veicular...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

26/07/2017

Clínica São Bento e prefeitura de Embu fecham parceria para zerar filas de exame

 

Com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos moradores para a realização de...

19/07/2017

Brasil terá fábrica de testes de zika e chikungunya

O laboratório alemão EUROIMMUN, líder mundial em diagnóstico autoimune e o único no Brasil a...

20/08/2017

Programa Lado a Lado forma 777 alunos em Taboão da Serra

“O primeiro curso de que fiz no Jardim Saporito foi o de Manicure, em 2016. Não atuava neste...

20/08/2017

Carro capota perto da entrada do Assai na BR e deixa três feridos em Taboão

Um grave acidente de trânsito por pouco não acabou em tragédia neste domingo, 20, na rodovia...

20/08/2017

Taboão premia 21 alunos vencedores do concurso “Mitos e Lendas”

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra promoveu, na noite de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.