Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Horário de verão começa neste domingo, dia 18, adiante o relógio em 1 hora

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 16/10/2015

horario_verao

Divulgação Adiante o relógio em 1h começa neste domingo o horário de verão

A zero hora deste domingo, dia 18, começa o horário brasileiro de verão, que deve alterar os hábitos de muitas pessoas. Em São Paulo e mais 10 Estados, as pessoas deverão adiantar o relógio em uma hora. O horário de verão no Brasil, que começa neste domingo, vai até o dia 21 de fevereiro de 2016. O Governo Federal estima que serão economizados cerca de R$ 7 bilhões com o horário de verão.  

Nas ruas, as opiniões são divididas, muitas pessoas aprovam o novo horário e em contrapartida, outras não são favoráveis, isso porque na primeira semana, as atividades são alteradas e há relatos de muito sono principalmente no período da manhã.  

De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, o Horário de Verão representa uma redução da demanda, em média, de 4% a 5% e assim diminuem as possibilidades de sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, no qual o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação é superior a média. Além disso, os brasileiros neste período utilizam mais a luz do dia.  

O horário de verão foi implantado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932. Com o  objetivo de estimular o uso racional e adequado da energia elétrica, uma vez que anoitece mais tarde e as pessoas podem usar da luz natural para fazer suas atividades, além da iluminação pública também acender uma hora mais tarde possibilitando economia. 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.