Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Juninho será o candidato a prefeito pelo PSOL de Embu das Artes em 2016

Por Outro autor | 15/10/2015

juninho

Divulgação

O Diretório Municipal do PSOL Embu das Artes, reunido no dia 11 de outubro de 2015, aprovou, por ampla maioria, o nome do Juninho como pré-candidato a Prefeito para as eleições de 2016.

Juninho, 29 anos, jornalista, é dirigente do PSOL de Embu das Artes desde 2005. Foi candidato a vereador em 2012, obtendo 383 votos e candidato a Deputado Estadual, em 2014, obtendo 2.997 votos.

Além de atuante no PSOL, Juninho se destaca pela sua militância no movimento negro, através da entidade Círculo Palmarino, que possuí uma sede na cidade desde 2008. Realiza diversas palestras e debates em escolas, associações, faculdades e universidade, falando sobre a luta da comunidade negra na história brasileira e nos dias atuais.

Juninho é uma jovem liderança bastante experiente, que atua na política há 15 anos e diz estar preparado para governar Embu das Artes. "Na próxima eleição, Embu das Artes terá uma grande oportunidade de mudar de rumo, nossa cidade é a que tem o menor número de leitos e médicos por mil habitantes da região, em tempos de crise do abastecimento da água, temos um processo irresponsável de devastação ambiental que custará caro no futuro, não existe transparência e muito menos participação popular no controle dos gastos públicos, a cidade precisa de uma alternativa política que não seja a continuidade daqueles já estão há tantos anos no poder e é nessa trincheira que o PSOL se colocará".

Segundo Juninho, nos próximos meses o PSOL se dedicará a construir um diagnóstico da cidade e apresentará o seu programa com propostas e um projeto político comprometido com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida, principalmente dos mais pobres. Além de apresentar uma chapa de vereadores que ajudará a impulsionar esse projeto coletivo.

Trajetória

Juninho, 29 anos, casado, uma filha, jornalista, filiado ao PSOL desde 2005 e militante do Círculo Palmarino, entidade nacional do movimento negro.

Iniciou sua militância política aos 14 anos, quando se filiou ao PT e participou ativamente da campanha que elegeu o Professor Toninho a vereador e Geraldo Cruz a prefeito, contribuindo inclusive com propostas para as políticas públicas de juventude.

Em 2001, ajudou a fundar o GEMA (Grêmio Estudante da Escola Maria Auxiliadora), realizando campanhas de arrecadação de alimentos e campanha de prevenção da dengue nos bairros ao entorno da Escola. Também colaborou com a formação dos grêmios nas Escolas Odete Maria de Freitas, Tadakio Sakai, Solano Trindade e Ede Wilson.

No ano de 2004, passou a compor a assessoria do Vereador Professor Toninho, onde contribuiu com a formulação do primeiro projeto de lei que instituía o Cursinho Pré-vestibular Municipal, que hoje está em vigor na cidade. Em 2005 rompe com o PT e se filia ao PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), onde desde então foi dirigente do partido na cidade e participou da Direção Estadual entre 2009 e 2011.

Ingressou em 2006 no Círculo Palmarino, entidade nacional do Movimento Negro, que instalou sua sede nacional na cidade Embu das Artes e se tornou um polo de discussão e combate ao racismo, além de um difusor da cultura popular, realizando ações como Saraus, Rodas de Samba, Palestras na Escolas, Cursos, Oficinas, Acervo de Livros.

Juninho, em 2007, assumiu a presidência do Instituto de Estudos Afro-Brasileiro Manuel Querino, organização não governamental que mantém os trabalhos do Círculo Palmarino.

No ano de 2008 concluiu o curso de Jornalismo na UNISA - Universidade de Santo Amaro e em 2011 concluiu sua pós-graduação em Mídia, Informação e Cultura no Celacc/ECA - USP.

Desde 2009, Juninho compõe a assessoria do Deputado Federal Ivan Valente (PSOL/SP). Foi candidato a vereador por Embu das Artes, em 2012, obtendo 383 votos e candidato a Deputado Estadual, em 2014, obtendo 2.997 votos.

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

21/10/2017

Eduardo Nóbrega diz que ETEC será “divisor de águas” em Taboão

A expectativa com a inauguração da Escola Técnica (ETEC), ao lado da prefeitura vem aumentando a...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

20/10/2017

Brasil é vice-campeão em mundial de profissões técnicas com 7 medalhas de ouro

Quando o assunto é desempenho de profissões técnicas, é o Brasil quem ganha de diversos países...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.