Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Prefeito Fernando Fernandes afirma ser contra o fechamento da E.E Alípio Oliveira

Por Sandra Pereira | 13/10/2015

ff

Ricardo Vaz

Já faz uma semana que a possibilidade de fechamento da Escola Estadual Alípio de Oliveira e Silva figura entre os temas mais discutidos em Taboão da Serra. A questão veio à tona depois que o governo do estado anunciou proposta de reestruturação das escolas da rede pública. Em Taboão, um dos reflexos dessa reorganização seria a disponibilização da EE Alípio, já que segundo a diretoria de Ensino a escola teria apenas 270 alunos inscritos no nível fundamental. O tema é polêmico e acendeu o pavio da revolta entre professores, pais e alunos.  Até o último dia 8 o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) não havia sido informado oficialmente sobre a possibilidade de fechamento da escola. Procurado pelo Jornal na Net Fernandes se mostrou contra o fechamento do Alípio fazendo o coro ao movimento contrário a essa medida.

“Não fui informado  sobre reestruturação. Não estava sabendo. Li sobre o assunto nos jornais.  Liguei para a dirigente de ensino e ela me garantiu que não tem fechamento de escola. Disse que não tem nada definido sobre fechamento  de escola. Eu particularmente, vou precisar ser muito convencido, embora não possa fazer nada em relação a esfera estadual, mas vão ter que se esforçar muito pra me convencer de uma coisa assim”, afirmou o prefeito.

Apesar de antecipar que seu posicionamento pessoal é contra o fechamento da escola Alípio o prefeito Fernando Fernandes afirmou que não tem poderes para evitar que isso ocorra, caso seja essa a decisão do governo do estado. O prefeito pertence ao mesmo partido do governador Geraldo Alckmin, o PSDB, mas não quer fazer do assunto uma questão partidária.

“Claro que não posso evitar que uma coisa dessas aconteça. Mas vou usar minhas armas políticas para evitar isso a todo custo. Na verdade não tenho maiores informações. Mas meu posicionamento é contra o fechamento de qualquer escola”, disse o prefeito.

Como se trata de escola da rede estadual o prefeito reforçou que a administração municipal não pode interferir na decisão.

É crescente em Taboão a mobilização contra a proposta de disponibilização ou fechamento da escola Alípio. A maioria dos vereadores do município já se posicionou contra a medida. Na última semana professores, alunos e pais fizeram protesto contra a ameaça de fechamento da escola. Em Embu das Artes duas escolas estão sob a ameaça de fechamento e em Itapecerica a Escola João Batipsta enfrenta o mesmo problema.

Welbi Maia Brito

O que a Apeoesp está fazendo com pais e alunos é terrorismo. Ainda não há nenhuma decisão tomada dela Secretaria da Educação e pelo governo Geraldo Alckmin. A reorganização vai beneficiar a educação. Nenhum aluno ficará a mais de 1,5 Km de sua casa. Mas isso não interessa para a Apeoesp, eles não lutam pela educação e sim pelos interesses do PT.

HELENA A BOCHETE

É isso aí, SÓ no Brasil, Governo aqui, PAGA MAL os PROFESSORES, e agora EXTRAPOLA OS LIMITES da DECADÊNCIA na EDUCAÇÃO, excluindo ESCOLAS para investir em construção de PRESÍDIOS e FUNDAÇÃO CASAS para Adolescentes Infratores, agora acabar com a EEPG ALÍPIO de OLIVEIRA e SILVA, é DECRETAR a FALÊNCIA de oportunidades com igualdade de ENSINO na Região Jd Rosa Maria, Ouro Preto, Jd Guainã, Pq Assunção, Monte Alegre, Jd Virgínia, Jd Kuabara, Jd. Pazzine e adjacências onde está localizado o "COLÉGIO PROF.ALÍPIO" como é conhecido, PATRIMÔNIO histórico, que deve ser TOMBADO e NÃO derrubado, ou extinto, meu GRITO de REPÚDIO a esta triste perda no ensino já precário, em nosso País, sou uma das mães fundadoras da Associação de Pais e Mães, e do Clube de Mães, do Alípio, juntamente com D. Iolanda, D.Cida D. Mida, Zulmira Martins, e outras, Profs. Elias, Jorge Said, Eneliz, Profª Maria das Mercês, atual Diretora Regional do Ensino Estadual, e à época, Profa, colaborou com as “reivindicações ” na construção e inauguração do Prédio para melhor atender os alunos, INAUGURADA a mesma, mães e comunidade local, confeccionaram cortinas, Plantaram árvores, inclusive uma delas o JOGADOR VLADEMIR Corinthians, anos 80/90 plantou e colocou placa em uma delas em Ginkana, em ação comunitária dos alunos e Profs., inaugurado restou o Teatro no Colégio Prof. Alípio, esta levou a primeira peça Estudantil ao Teatro CEMUR, com a peça " PLUFT O FANTASMINHA" interpretado por Douglas Bochete , Edison Bochete, Mônica Santos, Inspetor de alunos Wagner, Profa. Edna, reconhecida à época entre as dez melhores escolas, ou seja, "ESCOLA PADRÃO", agora deixar negligenciar o Poder Público, decaindo as POLITICAS PÚBLICAS em nossa REGIÃO, JAMAIS! fiquei feliz e peço “Querida Profa. MARIA das MÊRCES, você ESTAVA LÁ, VIVENCIOU e LUTOU junto com os ALUNOS, para ali o ensino vingar, e agora com a representatividade por UNANIMIDADE de nossos Vereadores, em favor da causa, outros caminhos encontrarão para solucionar este corte fatal no Ensino de nossas crianças e adolescentes Taboanenses. NÃO desprezando que, este Colégio é o único no Município que tem acessibilidade para cadeirantes e alunos com necessidades especiais, pois é PROVIDO até de ELEVADOR, de direito dos alunos da Região, do Município, e NÃO servir à SECRETARIA de ENSINO ESTADUAL! Nós do Município é que devemos opinar o que é MELHOR para nossa Cidade, nossas Crianças, e a NOSSA ARMA PREFEITO FERNANDO FERNANDES, é UNIRMOS forças com o GOVERNADOR GERALDO ALCKMIM e REVERTERMOS este Decreto de Falência Estadual em nosso quintal, a questão NÃO é partidária é de fazer o melhor para nossas crianças e adolescentes, que vivem a extinção de Governos para estes projetados, VAMOS FAZER A DIFERENÇA,com POLÍTICAS PÚBLICA de ENSINO HUMANIZADO em berço explendido de Taboão da Serra e São Paulo!

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

19/09/2017

"Encontro" de motoqueiros tira a paz de moradores do Saint Morritz aos domingos

Faz três domingos consecutivos que os moradores do jardim Saint Morritz, em Taboão da Serra,...

18/09/2017

Boehringer Ingelheim abre vagas de estágio na unidade de Itapecerica da Serra

A Boehringer Ingelheim, empresa de origem alemã que está entre as principais farmacêuticas do...

17/09/2017

Pai da deputada Analice, seu Avenir Fernandes, morre aos 79 anos

O pai da deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Analice...

17/09/2017

PhotoTruck da ImageMagica levou fotografia e reflexão a alunos de Embu

“Você pode ser fotógrafo em casa, precisa apenas de olhar”. É como Gabriel, aluno de Osasco...

15/09/2017

Prefeitura de Taboão e Sebrae oferecem palestras de empreendedorismo

Se você é empresário ou pretende abrir o próprio negócio, uma boa oportunidade é participar das...

14/09/2017

Incêndio destruiu Centro de Distribuição dos Correios de Itapecerica da Serra

A sede do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios de Itapecerica da Serra, situada...

12/09/2017

Negar o próprio sofrimento é uma das razões que podem desencadear o suicídio

O suicídio é uma consequência extrema de questões não problematizadas. É desta maneira que o...

07/09/2017

Público lotou arena Multiuso no desfile de 7 de setembro em Taboão da Serra

Os alunos da rede pública de Ensino de Taboão da Serra fizeram bonito no tradicional desfile de...

05/09/2017

Itapecerica da Serra está de luto pela morte Maurício Rocha, da Defesa Civil

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Itapecerica da Serra,...

22/09/2017

Alunos de Panificação da Escola de Gastronomia encerram curso com chave de ouro

Cinco deliciosas receitas foram apresentadas à banca avaliadora pelos alunos que finalizaram o...

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

22/09/2017

Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.