Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Prefeito Fernando Fernandes afirma ser contra o fechamento da E.E Alípio Oliveira

Por Sandra Pereira | 13/10/2015

ff

Ricardo Vaz

Já faz uma semana que a possibilidade de fechamento da Escola Estadual Alípio de Oliveira e Silva figura entre os temas mais discutidos em Taboão da Serra. A questão veio à tona depois que o governo do estado anunciou proposta de reestruturação das escolas da rede pública. Em Taboão, um dos reflexos dessa reorganização seria a disponibilização da EE Alípio, já que segundo a diretoria de Ensino a escola teria apenas 270 alunos inscritos no nível fundamental. O tema é polêmico e acendeu o pavio da revolta entre professores, pais e alunos.  Até o último dia 8 o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) não havia sido informado oficialmente sobre a possibilidade de fechamento da escola. Procurado pelo Jornal na Net Fernandes se mostrou contra o fechamento do Alípio fazendo o coro ao movimento contrário a essa medida.

“Não fui informado  sobre reestruturação. Não estava sabendo. Li sobre o assunto nos jornais.  Liguei para a dirigente de ensino e ela me garantiu que não tem fechamento de escola. Disse que não tem nada definido sobre fechamento  de escola. Eu particularmente, vou precisar ser muito convencido, embora não possa fazer nada em relação a esfera estadual, mas vão ter que se esforçar muito pra me convencer de uma coisa assim”, afirmou o prefeito.

Apesar de antecipar que seu posicionamento pessoal é contra o fechamento da escola Alípio o prefeito Fernando Fernandes afirmou que não tem poderes para evitar que isso ocorra, caso seja essa a decisão do governo do estado. O prefeito pertence ao mesmo partido do governador Geraldo Alckmin, o PSDB, mas não quer fazer do assunto uma questão partidária.

“Claro que não posso evitar que uma coisa dessas aconteça. Mas vou usar minhas armas políticas para evitar isso a todo custo. Na verdade não tenho maiores informações. Mas meu posicionamento é contra o fechamento de qualquer escola”, disse o prefeito.

Como se trata de escola da rede estadual o prefeito reforçou que a administração municipal não pode interferir na decisão.

É crescente em Taboão a mobilização contra a proposta de disponibilização ou fechamento da escola Alípio. A maioria dos vereadores do município já se posicionou contra a medida. Na última semana professores, alunos e pais fizeram protesto contra a ameaça de fechamento da escola. Em Embu das Artes duas escolas estão sob a ameaça de fechamento e em Itapecerica a Escola João Batipsta enfrenta o mesmo problema.

Welbi Maia Brito

O que a Apeoesp está fazendo com pais e alunos é terrorismo. Ainda não há nenhuma decisão tomada dela Secretaria da Educação e pelo governo Geraldo Alckmin. A reorganização vai beneficiar a educação. Nenhum aluno ficará a mais de 1,5 Km de sua casa. Mas isso não interessa para a Apeoesp, eles não lutam pela educação e sim pelos interesses do PT.

HELENA A BOCHETE

É isso aí, SÓ no Brasil, Governo aqui, PAGA MAL os PROFESSORES, e agora EXTRAPOLA OS LIMITES da DECADÊNCIA na EDUCAÇÃO, excluindo ESCOLAS para investir em construção de PRESÍDIOS e FUNDAÇÃO CASAS para Adolescentes Infratores, agora acabar com a EEPG ALÍPIO de OLIVEIRA e SILVA, é DECRETAR a FALÊNCIA de oportunidades com igualdade de ENSINO na Região Jd Rosa Maria, Ouro Preto, Jd Guainã, Pq Assunção, Monte Alegre, Jd Virgínia, Jd Kuabara, Jd. Pazzine e adjacências onde está localizado o "COLÉGIO PROF.ALÍPIO" como é conhecido, PATRIMÔNIO histórico, que deve ser TOMBADO e NÃO derrubado, ou extinto, meu GRITO de REPÚDIO a esta triste perda no ensino já precário, em nosso País, sou uma das mães fundadoras da Associação de Pais e Mães, e do Clube de Mães, do Alípio, juntamente com D. Iolanda, D.Cida D. Mida, Zulmira Martins, e outras, Profs. Elias, Jorge Said, Eneliz, Profª Maria das Mercês, atual Diretora Regional do Ensino Estadual, e à época, Profa, colaborou com as “reivindicações ” na construção e inauguração do Prédio para melhor atender os alunos, INAUGURADA a mesma, mães e comunidade local, confeccionaram cortinas, Plantaram árvores, inclusive uma delas o JOGADOR VLADEMIR Corinthians, anos 80/90 plantou e colocou placa em uma delas em Ginkana, em ação comunitária dos alunos e Profs., inaugurado restou o Teatro no Colégio Prof. Alípio, esta levou a primeira peça Estudantil ao Teatro CEMUR, com a peça " PLUFT O FANTASMINHA" interpretado por Douglas Bochete , Edison Bochete, Mônica Santos, Inspetor de alunos Wagner, Profa. Edna, reconhecida à época entre as dez melhores escolas, ou seja, "ESCOLA PADRÃO", agora deixar negligenciar o Poder Público, decaindo as POLITICAS PÚBLICAS em nossa REGIÃO, JAMAIS! fiquei feliz e peço “Querida Profa. MARIA das MÊRCES, você ESTAVA LÁ, VIVENCIOU e LUTOU junto com os ALUNOS, para ali o ensino vingar, e agora com a representatividade por UNANIMIDADE de nossos Vereadores, em favor da causa, outros caminhos encontrarão para solucionar este corte fatal no Ensino de nossas crianças e adolescentes Taboanenses. NÃO desprezando que, este Colégio é o único no Município que tem acessibilidade para cadeirantes e alunos com necessidades especiais, pois é PROVIDO até de ELEVADOR, de direito dos alunos da Região, do Município, e NÃO servir à SECRETARIA de ENSINO ESTADUAL! Nós do Município é que devemos opinar o que é MELHOR para nossa Cidade, nossas Crianças, e a NOSSA ARMA PREFEITO FERNANDO FERNANDES, é UNIRMOS forças com o GOVERNADOR GERALDO ALCKMIM e REVERTERMOS este Decreto de Falência Estadual em nosso quintal, a questão NÃO é partidária é de fazer o melhor para nossas crianças e adolescentes, que vivem a extinção de Governos para estes projetados, VAMOS FAZER A DIFERENÇA,com POLÍTICAS PÚBLICA de ENSINO HUMANIZADO em berço explendido de Taboão da Serra e São Paulo!

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.