Prefeitura de Taboão trabalha no combate à violência contra a mulher

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 12/10/2015

A Prefeitura de Taboão da Serra vem realizando um trabalho de combate à violência contra a mulher. Parte dos resultados alcançados no município se deve à eficiência do projeto “Tempo de Despertar”, que está em sua 2ª edição.  O projeto conta com o apoio do Poder Judiciário e do trabalho integrado entre as secretarias municipais de Saúde, Segurança Pública, Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, bem como a Coordenadoria dos Direitos da Mulher.  

O projeto se desenvolve através de encontros que, nesta edição, começaram no dia 11 de agosto, no TaboãoPrev. Cerca de 30 homens que respondem inquérito policial ou estão com processos em andamento estão participando. O intuito dos encontros é promover debates com os agressores paraentender o que os levam a praticar agressão e desfazer esse problema, para que esses indivíduos vivam em sociedade de maneira harmônica.  

No dia 29 de setembro (terça-feira), mais um encontro foi realizado. Nele, além da Coordenadora dos Direitos da Mulher, Sueli Amoedo, e da promotora de Justiça Dra. Maria Gabriela Prado Mansur, esteve presente o ativista e educador estadunidense Quentin Walcott, que há mais de 18 anos está envolvido em projetos que visam o fim da violência contra a mulher através do trabalho com os agressores em Nova Iorque e no mundo.  

Na Escola de Gastronomia, Quentin falou sobre a importância dessa e de outras iniciativas relacionadas ao tema. “Nós, homens, somos conhecidos por falarmos pouco, mas isso não significa que não tenhamos o que falar. O problema, muitas vezes, é não ter com quem falar”, disse o professor.

“Encontros como este são importantes para que esses homens tenham a oportunidade de expor suas ideias sem julgamentos, afinal, o intuito aqui não é tratar a agressão de maneira superficial, mas compreender suas causas e efeitos”, acrescentou. “Alguns homens participam dessas atividades a fim de retomarem seus antigos relacionamentos ou agradarem suas parceiras, mas o que queremos é realizar algo mais complexo e duradouro”, disse Quentin. “Aqui, o objetivo é que eles entendam o peso de suas atitudes e despertem o desejo de transformar seu comportamento, para que não levem uma bagagem negativa para outros relacionamentos”, afirmou. 

Trabalho no município 

O combate à violência contra a mulher é um assunto que tem ganhado notoriedade em Taboão da Serra. A parceria entre as Secretarias é eficaz. Entre os participantes da 1ª edição do “Tempo de Despertar”, não houve, até o momento, reincidência de agressões.  

A Secretaria de Saúde disponibiliza a estrutura do CAPS Álcool e Drogas, por exemplo, para o tratamento de dependentes quando verificada a necessidade. A Assistência Social, por sua vez, contribui ao oferecer serviços de psicólogo e assistente social aos participantes; e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, aposta na capacitação profissional para mudar a vida dos agressores através de oportunidades no mercado de trabalho, encaminhando-os às turmas de cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura. 

Comentários