Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Alunos da rede municipal de Taboão ganham aula lúdica de matemática no parque das Hortênsias

Por Amanda Marques | 8/10/2015

DSC_8072

Sandra PereiraAlunos participam da contagem de bolinhas que foram pegas durante a disputa.

O parque das hortênsias se transformou em uma colorida, animada e criativa aula de matemática para os alunos da rede pública municipal da cidade nesta quinta-feira, 8. Por todos os cantos personagens infantis de desenho animado, programas de TV e histórias em quadrinhos passeavam interagindo com o público e ensinando matemática de um jeito capaz de prender a atenção e desenvolver o raciocínio lógico. Era impossível  não se pegar sorrindo e brincando junto com os participantes do projeto matematicando. Até parecia que matemática era a matéria favorita de todos. Veja fotos aqui.

 As escolas participaram trazendo jogos de dama, xadrez e atividades que estimularam a criatividade e o raciocínio dos pequenos. O movimento estava intenso e apesar do calor, os pais abraçaram a ideia e levaram seus filhos para interagir com a iniciativa.

Segundo a Professora Cristiana da EMF Machado de Assis, o projeto matematicando atua no incentivo das crianças com relação à disciplina de Matemática, que desde as séries iniciais devem ser aplicadas, elucidando a questão dos números. Ela acredita ser possível realizar a ideia mais vezes e pontuou o evento como satisfatório. “Está sendo muito participativo, as crianças estão vindo e estão gostando. Nós estamos fazendo tudo o que atrativo para eles, porque o objetivo são eles!”, declarou Cristiana. 

O playground estava lotado e desde bebês à crianças maiores, o cenário foi de animação e empolgação por parte dos alunos que se divertiram muito nas disputas propostas pelos professores.  

A professora Karina trabalha na EMI Papa-Capim e embarcou nos contos de fadas. Vestida de princesa, a docente ressaltou a importância do projeto e afirmou que desde cedo é importante fazer a introdução de jogos e brincadeiras, mostrando que a matemática está em tudo. “Eu estou muito feliz de participar e fazer essas crianças sorrirem e brincarem, pois é importante trabalhar o lúdico com eles”, comentou Karina. 

Maria Elisabete é mãe de Pedro Lucas de 6 anos e disse estar muito contente com a empolgação do filho: “Na verdade eu não imaginava que seria assim, meu filho não para, ele está muito animado, o que me deixa mais feliz”. Elizabete afirmou que a iniciativa merece o reconhecimento, pois como muitas crianças, seu filho tem dificuldades com os cálculos. Pedro Lucas, sorridente mencionou: “Agora vou aprender a fazer continhas de divisão”.  

“Temos que ensinar desde cedo que matemática é deliciosa e faz parte da vida da gente. Derrubando o mito de que é chato e difícil. Semana que vem é dia das Crianças esse é um presente para todas elas. É preciso sair do universo da sala, que é o do século 19 da luz, do giz do apagador”, afirmou o secretário João Medeiros em meio aos elogios pela realização do evento.

Para o prefeito Fernando Fernandes o matematicando é um dos projetos mais importantes e modernos do seu governo na área da educação. Ele avalia que a iniciativa vai interferir na relação entre os alunos e a matemática por toda a vida, já que permite o aprendizado de forma lúdica, lógica e com interação. 

“Esse conceito moderno do ensino da matemática vai fazer diferença na vida das crianças e o tempo vai mostrar isso. Eles vão ter entendimento diferente da matemática de uma forma nunca vista antes. Eu aprendi matemática decorando, sem entender os conceitos, com essas crianças não vai ser assim”, celebrou o prefeito. 

O evento reuniu aproximadamente 800 pessoas, que contaram com a presença dos vereadores, Ronaldo Onishi, Carlinhos do Leme, Joice Silva, o presidente da Câmara José Aparecido, o vice-prefeito, Laércio Lopes, a Secretária de Assistência Social Arlete Silva, o Secretário de Educação João Medeiros e o Prefeito Fernando Fernandes.

22/06/2017

Greve de professores da rede municipal de ensino já ultrapassa 50 dias

Professores da rede municipal de ensino ainda não entraram em acordo com a prefeitura e...

18/06/2017

Jornalista Gregório Bacic ministra palestra a professores do Nigro Gava

Professores da Escola Estadual Professora Maria Aparecida Nigro Gava, no Parque Pinheiros, em...

12/06/2017

Escolas da rede municipal de Taboão, Embu e Itapecerica realizam festa junina

Olha a chuva... É mentira! Olha a cobra... É mentira! O mês de junho é conhecido pela...

11/06/2017

Taboão da Serra ganha unidade do Centro Brasileiro de cursos (Cebrac)

Moradores de Taboão da Serra que buscam ingressar e ou conseguir cargos melhores no mercado de...

11/06/2017

Sistema EJA está com inscrições abertas para o segundo semestre

Os jovens e adultos que não terminaram os estudos e querem retornar às salas de aula já podem se...

11/06/2017

Mais de 7 mil professores aprovados em concurso são convocados em SP

Mais de 7 mil professores aprovados no maior concurso do magistério paulista poderão escolher as...

08/06/2017

Febre Amarela e Dengue são pautas para alunos da EMEF Rachel de Queiroz

A direção da EMEF Rachel de Queiroz criou um Jornal Escolar que tem como foco central o...

03/06/2017

Escolas Estaduais de Embu das Artes recebem programa de educação ambiental

Em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Taboão da Serra, a ONG Sociedade Ecológica...

30/05/2017

Anhanguera disponibiliza vagas de emprego e qualificação em Taboão

No dia 8 de junho, das 10h às 19h, as unidades da Anhanguera de Taboão da Serra e outras...

30/05/2017

Faculdade FECAF apoia o esporte profissional em Taboão

Como visto no Globo Esporte (Rede Globo), da última quinta-feira (25), a Faculdade FECAF apoia o...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.