Dinâmico e empreendedor Chico Brito faz Embu alcançar notoriedade entre as cidades brasileiras

Por Sandra Pereira | 6/10/2015

Quando assumiu a prefeitura de Embu das Artes em 2009 o prefeito Chico Brito queria trabalhar muito e imprimir sua marca pessoal ao governo. Desde então ele vem se notabilizando por seus feitos grandes: mudou o nome da cidade por meio de plebiscito, oficializando o sobrenome das Artes, alterou o plano diretor, conquistou credibilidade entre os empresários, trouxe várias empresas ao município, construiu restaurante popular, obras como o Céu jardim do Colégio, Centro Cultural do Santo Eduardo, equipamentos de saúde, esporte, transformou o Conisud em referência nacional e há poucos dias viu  Embu ser inserida entre as 10 melhores cidades do Brasil, no que diz respeito a indicadores de sustentabilidade financeira e avanços que proporcionaram melhor desenvolvimento aos jovens. O município teve a melhor classificação no índice de toda a região. A pontuação das demais cidades ainda não foi divulgada.

Empreendedor e dinâmico o prefeito de Embu das Artes também é referência em articulação política, consegue manter a base aliada e quase não tem oposição na cidade. No processo de sucessão tem laços estreitos com as três candidaturas mais fortes e pelo visto vai manter essa tendência até a eleição. A conquista mais recente de Chico Brito, a premiação entre as 10 melhores cidades do País consolida a gestão diferenciada do prefeito que garante trabalhar pela melhoria da cidade, sem foco específico nos resultados que o notabilizam.  Para o prefeito o sucesso da sua gestão deve-se a participação popular, planejamento, gestão colegiada, acompanhamento das ações, cuidado com os detalhes e motivação. 

“Todo mundo quer ser bem colocado. Eu tinha expectativa claro, mas concorremos com muitas cidades grandes, por isso a premiação foi uma feliz surpresa. Demonstra que nosso trabalho é positivo e colocamos Embu num posto de destaque em relação ao País”, comemora, acrescentando que a conquista pertence ao povo de Embu e deve ser comemorada. “Todos os moradores contribuem para que a nossa cidade seja melhor. A população reconhece e valoriza o trabalho desse grupo político. Quero que o nosso povo se sinta premiado também”, pontua. 

O prefeito lembra que a premiação leva em conta investimento social, infraestrutura e políticas públicas para a juventude. Ele acredita que todos esses itens são essenciais ao desenvolvimento e afirma que a  premiação vem em momento de forte desenvolvimento da cidade, que nos últimos anos recebeu mais de 5 mil novas empresas, algumas de grande porte como Brasil Foods, junção da Perdigão e da Sadia, Adidas, Droga Raia, Wall-Mart, Brasil Kirin, Ambev e vários outros empreendimentos milionários instalados ou sendo instalados no município. 

A próxima novidade que Chico Brito quer trazer para a cidade é um hospital leito. Ele explica que o espaço não vai funcionar como pronto-socorro e vai receber pacientes que já passaram pelos prontos socorros e ainda não estão de alta. 

“Vamos levar essa estrutura de leito para um único local e a família vai poder ficar com o paciente. Vai ser uma condição bem melhor do que hoje. Quase como num hospital particular e com assistência médica24 horas. Também vamos implantar a classificação de risco nos prontos socorros e informatizar todas as unidades de saúde”, antecipa o prefeito, lembrando que na educação sua meta será inaugurar cinco creches em 2016, outro desafio será a finalização e a entrega do Parque da Várzea. “Talvez seja o Parque da Várzea a obra que vou entregar no dia 31 de dezembro”.    

Futuro

Chico Brito avalia que suas conquistas foram resultado do trabalho e do planejamento feito no começo do governo. Ele quer entregar todas as obras que estão sendo feitas pelo seu governo até o final do mandato. A partir de 2017 Chico pretende continuar atuando na política regional. Sem dar muitos detalhes ele argumenta que poderá trabalhar com consultoria ou disputar eleição de deputado estadual e federal. “Quero continuar a serviço da população da nossa região. Vou terminar o meu mandato com o entusiasmo do primeiro dia. Dando o meu melhor”, relata.

O Índice de Inclusão Social e Digital (IISD) foi baseado em mais de 500 indicadores de diferentes fontes para mapear onde estão as melhores práticas no País. O levantamento premiou no dia 17/9, em coquetel em São Paulo, cidades divididas em pequeno, médio e grande porte e uma série de indicativos agrupados em quatro pilares fundamentais: indicadores sociais, econômicos, fiscais e digitais. O estudo completo estará no Anuário As Melhores Cidades do Brasil próxima edição da Revista IstoÉ, da Editora Três.  A Austin Rating é uma agência classificadora de risco de crédito de origem brasileira e atua há 25 anos no país. Foi a primeira empresa nacional a conceder ratings no Brasil.

Embu das Artes foi classificada em 10º lugar no ranking das 1000 melhores cidades brasileiras a partir dos seguintes indicadores: 

- Indicadores FISCAIS - SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA - PORTE GRANDE - 10º lugar, dentre os 133 Municípios de Porte Grande que foram classificados dentre as 1000 melhores cidades.

 - Indicadores FISCAIS - SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA (Mostrando a excelência quanto à capacidade de elevar a arrecadação de forma consistente, ampliando o orçamento anual) – 26º lugar dentre os 1.000 melhores municípios classificados. 

- Indicadores SOCIAIS - ATENÇÃO AO JOVEM - PORTE GRANDE (Mostrando os avanços que proporcionaram melhor desenvolvimento dos jovens, como empregos, educação e segurança) – 27º lugar dentre os 133 Municípios de Porte Grande que foram classificados dentre as 1000 melhores cidades. 

As informações de 212 indicadores para os 5.565 municípios foram extraídas em fontes primárias como, por exemplo, IBGE, STN, Datasus, Denatran, entre outras.

“Esse estudo é inédito tanto pela amplitude das cidades pesquisadas quanto pela variedade dos indicadores que são analisados”, diz Alex Agostini, responsável pela coleta e análise dos dados na Austin Rating. 

As cidades contempladas receberam o selo As melhores Cidades do Brasil para utilizar nos materiais de Comunicação da Administração Municipal.

Comentários