Dia da Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 25/09/2015

Em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no dia 21 de setembro, centenas de pessoas com deficiência, familiares e profissionais da área da Assistência Social da Prefeitura de Taboão da Serra fizeram uma caminhada que teve início nas proximidades da Escola Estadual Domingos Mignoni e se dirigiu até a Praça Nicola Vivilechio. 

A ação, que foi promovida pela Prefeitura de Taboão da Serra, através do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, teve também diversas atrações culturais na Praça Nicola Vivilechio.  

Entre as apresentações ocorridas, estão, por exemplo, a fanfarra do Centro de Reabilitação Social (CRS), a dança da Associação dos Deficientes de Taboão (ADT), peça teatral do Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual e Auditivo (Ciadeva), além de depoimentos de mães de portadores de deficiência.  

O prefeito Fernando Fernandes ressalta a importância do evento. “Quero parabenizar a todos os profissionais que estão envolvidos nessa causa, e também os familiares que cuidam com tanto carinho das pessoas que possuem alguma deficiência, e ressaltar que nossa gestão sempre terá um olhar voltado as questões sociais, na construção de uma sociedade mais aberta e inclusiva”, destacou.  

A secretária de Assistência Social, Arlete Silva, também destaca a ação. “Esta ação é fruto do empenho de muitos profissionais da prefeitura. Temos que ressaltar o trabalho em rede, junto com as outras secretarias, como a de Educação e de Saúde, visando sempre o bem estar da população”, falou.

José Batista, de 67 anos, morador do Parque São Joaquim, é pai da Elizabete, de 32 anos, portadora de Mielomeningocele, (uma malformação congênita da coluna vertebral), é incansável quando o assunto é lutar pelo bem estar e saúde da filha. Ele fala da importância da ação.  “Esta é uma manifestação do trabalho que vem sendo desenvolvido para ajudar os portadores de deficiência e os familiares e tem sempre nossa participação e empenho”, disse. 

Participaram da iniciativa a secretária de Assistência Social, Arlete Silva, o presidente da Câmara Municipal, Cido da Yafarma, a vereadora Joice Silva, além dos conselheiros municipais do CMPD, entre eles, Miriam Meneghini e o presidente do conselho, Júlio César Cataldo. 

Comentários