Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Palestra em Taboão fala sobre colesterol e mostra medidas de prevenção

Por Amanda Marques | 25/09/2015

palestra

Divulgação Médica do Incor participou de palestra na última quinta-feira na Câmara de Taboão

O 1° encontro de pessoas portadoras da Hipercolesteromia Familiar, aconteceu na última quinta-feira (24), na Câmara Municipal de Taboão da Serra, com palestras muito esclarecedoras e, sobretudo de importância social. O vereador Eduardo Nóbrega fez questão de informar que não se tratava de um evento político eleitoral, mas, um evento de conscientização. O dia foi muito produtivo, principalmente por contar com a presença da Doutora Elizabete Almeida, representante do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas). Relatos de pessoas que possuem a doença também foram explanados e propôs a todos os presentes, uma reflexão sobre os cuidados que devemos ter com a saúde. 

A palestra marcou o primeiro ano do dia de conscientização sobre a Hipercolesteromia Familiar. Nóbrega disse que no próximo ano vai marcar a data realizando caminhadas e outras ações de cunho educativo. Ele contou que a iniciativa de aprovar a lei nasceu quando tomou conhecimento que era portador da doença e conheceu a história de outros pacientes.  

A médica Elisabete Almeida, integrante da equipe do Hospital do Coração (Incor), ministrou a palestra sobre Hipercolesteromia Familiar, cumprindo o que determina lei de autoria do vereador Eduardo Nóbrega, que requer a divulgação de informações sobre a doença e o seu tratamento. A especialista alertou para a necessidade de orientar as pessoas para o risco da doença, que é genética e requer cuidados com alimentação, prática de exercício e o uso de medicação durante toda a vida. A médica orientou os presentes a comer ao menos um prato de salada por dia, caminhar por pelo menos 22 minutos e evitar a ingestão de gorduras. 

O pastor André Luiz é fundador e diretor da Associação HF (pacientes portadores da Hipercolesteromia Familiar). Morador de Taboão, André afirmou que quando a HF foi fundada, a primeira ação pensada por ele, foi trazê-la para a cidade. O maior intuito da Associação é levar a informação e detectar a doença, ajudando a área de saúde a identificar onde estão os pacientes. Segundo ele, por sorte, Eduardo Nóbrega é seu amigo de infância e diante da apresentação da iniciativa, o vereador abraçou imediatamente a causa. O pastor acredita que a divulgação a partir do evento, será muito grande e espera que no ano que vem, seja maior ainda. 

A história de André é impressionante, em especial, pelo fato de ter passado por dois infartos, ainda muito jovem. Esse dado mostra que a hipercolesteromia (colesterol aumentado) não tem uma faixa etária específica para se manifestar. “Sem tratamento ela causa a morte. E quanto mais cedo for diagnosticado, melhor. Eu [André] faço o uso de medicações que são caras, eu chego a tomar nove medicamentos por dia e é isso que me faz viver,”, enfatizou. 

O líder de governo, Eduardo Nóbrega aproveitou para elucidar a questão da saúde em Taboão: “A saúde é o ponto mais atacado do nosso governo. O trabalho que nós estamos realizando, já nos coloca numa situação de ser a melhor saúde da região e nós não podemos nos envergonhar de dizer isso. Ainda há muito para avançar. Nós estamos cumprindo aquilo que prometemos quando assumimos o governo, com todas as dificuldades que são impostas a essa área”. 

Melissa Yoshie é gerente de equipamentos de saúde do serviço especializado de reabilitação do município, e esteve presente em nome da Secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner. Melissa explicou que a Secretaria tem feito os esforços para a melhoria da saúde, além da atuação na prevenção. Ela afirmou que hoje, os prontos socorros possuem um serviço de intervenção aos pacientes diagnosticados com AVC (acidente vascular cerebral), e tudo o que esse paciente necessita, é disponibilizado. O objetivo é que o indivíduo chegue à reabilitação, com condições melhores de se recuperar.

Medidas de prevenção: O Incor fala 

A Doutora Elizabete Almeida é medica e especialista em educação de saúde e qualidade de vida no Instituto do Coração. Ela informou que dois terços da população estão com colesterol aumentado e os fatores principais são: a má alimentação e o sedentarismo. Segundo ela, esses são os aspectos que mais agravam a doença. 

A doutora ressaltou que no Brasil, menos de 1% da população tem o diagnóstico, os médicos na maioria das vezes não sabem identificar a doença e solicitam apenas uma dieta para os pacientes. Elizabete afirma que é necessário se realizar um exame de sangue, aliado ao histórico familiar. O retardo no diagnóstico, caminha efetivamente para um AVC ou um infarto.

O mal da sociedade moderna, de acordo com a especialista, é o consumo de alimentos industrializados, que contém grandes quantidades de conservantes e gorduras saturadas. Além das crianças de hoje, que estão sempre atreladas aos dispositivos tecnológicos e não mais a brincadeiras saudáveis, como correr e pular corda. 

Para a médica, a informação sobre a doença e como o paciente deve se comportar é essencial. Ela defende que a divulgação das informações sobre como prevenir e tratar o colesterol alto deve ser a meta do poder público nessa questão. Disse que as pessoas têm de se esforçar para reduzir o consumo de sal. “Louvo bastante essa iniciativa de conscientizar os moradores para o combate ao colesterol alto, problema silencioso que mata”, afirmou o vereador Moreira, no final do evento. 

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

02/12/2017

Montagem da super estrutura do Embu Summer Fest começou

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Nesta semana, a A Luz Eventos deu início a...

01/12/2017

Família pede liberdade do carteiro de Embu preso em audiência onde testemunhava

Funcionário dos Correios de Embu das Artes há mais de 20 anos o carteiro Denivaldo Jesus de...

30/11/2017

Caminhada entra na história de Taboão como maior ato contra violência à mulher

Uma multidão de crianças, jovens, adultos e idosos caminhou em Taboão da Serra, vestida de...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

11/12/2017

Ney Santos reajusta bolsa da Frente de Trabalho de R$ 350 para R$ 1.000,00

A partir de janeiro de 2018 os integrantes da Frente de Trabalho de Embu das Artes vão receber...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.