Oficina elabora Setorização e Gestão da APA Embu Verde

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 22/09/2015

No sábado (19/9) ocorreu mais uma Oficina de Planejamento do “Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Embu Verde”, na Escola Estadual Hugo Carotini, no Jd. Tomé, com a participação da sociedade civil que deu suas contribuições.

Em fase de finalização, o planejamento vem sendo elaborado pela Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, junto com a Ferma Engenharia, a partir de oficinas e reuniões com o Conselho Gestor da APA Embu Verde e a Comissão de Acompanhamento de Elaboração do Plano.

Na encontro, dois grupos se formaram. Um para articular a “Setorização” e o outro o “Programa de Gestão” da APA, com representantes dos bairros Capuava, Itatuba e Jd. Tomé.

A Setorização é a subdivisão do território por setores, levando em consideração as características locais, os aspectos de identidade, a expectativa ambiental e de ocupação e uso do solo. No caso da APA Embu Verde os setores são os seguintes: preservação do patrimônio natural, conservação do patrimônio natural, conectividade, agrossilvopastoril, predominantemente residencial, misto de baixa densidade e misto de uso intensivo.

Já os Programas de Gestão, responsáveis por uma série de funções visando os objetivos estabelecidos no Plano de Manejo, estão definidos assim: Gestão Administrativa; Regularização Fundiária e Habitação; Sustentabilidade Econômica; Educação Ambiental; Preservação e Proteção Ambiental; Recuperação; Pesquisa; Sistematização e Divulgação das Informações. 

A reunião foi conduzida pelos secretários Geraldo Juncal e José Ovídio (adjunto) mais a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Embu das Artes.

Oficinas que já ocorreram

Em maio de 2014, aconteceu a 1ª Oficina de planejamento do Plano de Manejo da “Área de Preservação Ambiental (APA) Embu Verde”, na Escola Municipal Mauro Ferreira. Na ocasião, autoridades e munícipes se reuniram para a realização do levantamento de expectativas, definição e espacialização das potencialidades e deficiências da região e hierarquização das questões discutidas.

O diagnóstico ambiental, parte dos estudos do Plano de Manejo da Área de Preservação Ambiental (APA) Embu Verde, foi apresentado no dia 9/12, no Parque Francisco Rizzo, pela Ferma Engenharia, empresa que faz a elaboração dos trabalhos.

Nesta ano, depois de três oficinas promovidas pela Prefeitura no Capuava, Jd. Tomé e Itatuba, com a participação de mais de 230 pessoas, uma reunião ocorreu no Centro Cultural Mestre Assis com cerca de 150 participantes para apresentação da Pré-Setorização e dos Programas de Gestão do Plano de Manejo da APA Embu Verde.




Comentários