UBS´s do Clementino e Oliveiras terão capacidade para atender 13 bairros de Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 17/09/2015

Duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), uma no Jardim das Oliveiras e outra no Clementino vai possibilitar o atendimento de aproximadamente 20 mil pessoas por mês, de treze bairros de Taboão da Serra.  

O investimento de aproximadamente R$ 4 milhões é recurso do Governo do Estado através de uma solicitação da deputada Estadual Analice Fernandes. Os pacientes terão disponíveis, nessas unidades, especialidades nas áreas de pediatria, clinico geral, ginecologia obstétrica, odontologia, enfermagem e saúde mental. Além desses serviços a UBS das Oliveiras conta com uma pista de caminhada e o atendimento da Farmácia Popular que será transferido para essa unidade.  

O projeto foi desenvolvido pelas Secretarias de Obras e Saúde de Taboão. “Vamos oferecer um atendimento mais humanizado dentro de dois equipamentos idealizados para desenvolver ações de saúde que vão da prevenção á recuperação. Quem ganha são os pacientes e o sistema de saúde que estamos implantando em Taboão da Serra”, ressaltou o prefeito Fernando Fernandes.  

A UBS do Jardim das Oliveiras passa a atender os moradores do Maria Rosa, Marabá, Henriqueta, São Matheus e Helena. Já a do Clementino recebe os pacientes que moram nos Jardins Saporito, Maria Luiza, Iracema, Triângulo, Mafalda e Trianon. “Percebam a importância dessas obras uma vez que são treze bairros atendidos e um fluxo de atendimento muito grande que agora passa a ser concentrado em um único local”, salientou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner. 

Dra. Raquel lembrou ainda que, “com a entrega da UBS do Clementino vamos diminuir o número de usuários da UBS do Parque Pinheiros que hoje é referência para 30 mil pessoas”.  

De acordo com a Secretaria de Obras a UBS do Clementino tem aproximadamente 800 m² e conta com oito consultórios médicos, dois odontológicos, acolhimento, farmácia, salas para coleta, vacina, curativos e nebulização, observação e enfermagem. Com uma área construída de 1350 m², sendo 50 metros a menos que a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Akira Tada, a UBS das Oliveiras vai comportar 10 consultórios médicos, 4 consultórios odontológicos, ampla sala de espera, projeto de acessibilidade universal e pista de caminhada humanizada.

Comentários