Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Embate entre Nóbrega e Lune agita sessão da Câmara Municipal de Taboão

Por Amanda Marques | 16/09/2015

eduardo_lune

Arquivo Denúncia de afastamento ao atual Prefeito foi negada pelos vereadores de situação

A 26° sessão ordinária da Câmara Municipal de Taboão da Serra se iniciou de maneira turbulenta, na última terça-feira (15). O plenário foi palco de muita discussão a respeito dos projetos e das denúncias feitas pelo vereador da oposição Luiz Lune. Outra denúncia que surtiu efeito polêmico foi à solicitação de afastamento do atual prefeito da cidade,  Fernando Fernandes. Do mais, alguns projetos foram encaminhados e votados, em especial o que torna oficial a comemoração do dia da Capoeira em Taboão. Todos os pedidos da sessão anterior foram aprovados por unanimidade e a leitura e indicação dos requerimentos foram realizadas normalmente, pela 1ª secretária Joice Silva.  

O líder do PCdoB, vereador Luiz Lune, que havia solicitado na semana passada vistas por cinco dias de seus requerimentos, obteve as respostas nesta terça. O primeiro requeria ao legislativo municipal, o número de óbitos ocorridos na UPA e na Maternidade e Pronto Socorro Antena desde o mês de dezembro de 2014 até o dia em questão. O segundo solicitava a folha de pagamento de todos os funcionários, com salários, funções, nome e sobrenome, visando fiscalizar eventuais práticas de nepotismo no município taboanense. Nóbrega imediatamente subiu a tribuna para encaminhar contrariamente o requerimento antes mencionado. Ele afirmou que sabe quando as discussões vão permear para o caminho da politicagem, dizendo que o Lune estava tentando fazer política com seu requerimento. “Ele não está preocupado se tem possibilidade de equívocos ou não na folha de pagamento. Quer aparecer, em cima de uma questão muito séria, de um dos patrimônios mais importantes do poder executivo, que são seus funcionários”, enfatizou Eduardo Nóbrega.

O vereador e líder de governo na casa ainda aproveitou para dizer que é preciso ter embasamento para fazer o pedido, solicitando aos outros pares que rejeitassem o requerimento. Opositor ferrenho, Lune rebateu a fala de Nóbrega questionando o porquê de recusar o pedido na casa, dizendo que Eduardo é a pessoa que mais mantém nepotismo na Câmara e na Prefeitura. Ele emendou mencionando que era normal Nóbrega ter esse tipo de reação, pois, segundo ele, o pai de Eduardo é Secretário atualmente. “Você acha normal, eu incumbido de fiscalizar o executivo, ter um pai ‘lá embaixo’ será que eu vou estar isento, de mostrar os erros cometidos pelo executivo, sendo que o meu pai faz parte? Eu quero mostrar a todos quantos parentes esse cidadão tem nesta estrutura, Prefeitura e Câmara. Quanto custa essa família para Taboão da Serra?”, enfatizou. 

Lune reiterou que pretendia mostrar todos os sobrenomes e identificar essas pessoas junto às famílias que estão no poder, ele encerrou: “Porque que esse sujeito não quer que saia essa relação? ‘Ta’ se escondendo, tem medo, se não tivesse medo, deixava. Nós vamos trazer isso e vamos ‘esfregar’ na cara de muita gente aqui”, finalizou.

Após descer da tribuna, eufórico, Lune disparou um palavra supostamente ofendendo Eduardo Nóbrega, que solicitou imediatamente reunião de líderes em sala fechada. O termo utilizado, de acordo com o presidente da câmara, José Aparecido Alves, foi a palavra ‘idiota’. Cido informou que a casa deve sempre preservar a força das ideias e deixou claro que independente do vereador, ele tomará as medidas necessárias nesses casos, podendo optar até mesmo, por sessão secreta. Com 09x03, o requerimento foi rejeitado. Votos a favor foram somente de Luzia Aprígio, Luiz Lune e Waines Moreira. 

O pedido de implantação, por parte do Shopping Taboão, da alça de acesso foi mencionado primeiramente, pela vereadora Érica Franquini, que fez questão de solicitar explicações sobre o atraso do início das obras e quando de fato, elas irão começar. José Aparecido, Presidente da Câmara, também reforçou a fala de Érica, afirmando que o prazo da entrega da alça seria em outubro deste ano, mas nada foi feito. “O Shopping está desrespeitando a Comissão que foi criada por essa casa”, declarou. Cido observou que a cidade de Taboão da Serra necessita dessa alça, pois o Shopping fez uma ampliação, instalou um novo estacionamento e aumentou os preços. Segundo o vereador, as obras deveriam ser iniciadas no ano passado. Ele afirmou que o Shopping é uma das instituições mais lucrativas de São Paulo. “Quando eu vejo aquele estacionamento de R$7,50, dói, dói muito. Para o estacionamento, deveria ser um valor simplesmente para manter a estrutura e não virar, como esta virando, o lucro do shopping”, desabafou.

Na reabertura dos trabalhos, após o horário do almoço, o Sr. Antônio Gomes de Andrade, autor da denúncia de afastamento contra o Prefeito Fernando Fernandes, observou o seu pedido ser discutido. Segundo a proposta, Fernando havia confirmado a anistia de impostos, mas mesmo assim continuou cobrando os valores, veiculados a honorários advocativos. Eduardo Nóbrega sobre a denúncia, disse que FF apenas cumpriu ordens judiciais, estabelecidas pela lei. “Pela simples leitura da denúncia fica claro que não houve a alegada prevaricação do Prefeito Municipal”, comentou.  

Marco Porta afirmou que o país esta em uma crise sem precedentes, onde ninguém sabe o que realmente vai acontecer. De acordo com Porta, o Prefeito diante dessa situação tentou ajudar a comunidade. Ronaldo Onishi completou a fala de Marco informando que não havia outra saída em função da determinação judiciária, solicitando que os valores fossem devidamente cobrados. “Ora, o que se pretende é um afastamento do Prefeito, por cumprir determinação judicial?”, questionou o vereador do Solidariedade.

Joice Silva ressaltou que a Prefeitura simplesmente esta cumprindo as leis, sejam elas, feitas pela Câmara Municipal ou pelo Judiciário. “E essas pessoas que pagaram esses honorários que realmente estavam sendo cumpridos a determinação judicial, será devidamente reembolsado se for o caso. No momento certo, no momento oportuno”, explicou Joice. Por 10x03, o pedido de denúncia foi rejeitado, apenas Luiz Lune, Waines Moreira e Luzia Aprígio, foram favoráveis na votação. 

Destaque para todos os projetos votados, em especial o que oficializa o Dia da Capoeira em Taboão da Serra, feito pelo Professor Moreira e o de Ronaldo Onishi que estimula campanhas educativas de conscientização às crianças com relação à prática de trotes, feitos para a polícia e o SAMU, por exemplo. Segundo Onishi, a porcentagem de trotes aumentou muito nos últimos meses e as pesquisas mostram que, comumente o ato é praticado por crianças.

A questão de falta de insumos básicos na saúde 

O vereador e líder do PT na casa, Waines Moreira, trouxe de volta a questão da falta de insumos básicos em postos de saúde de Taboão da Serra. Ele ressaltou que esteve na última segunda-feira (14), no PS Antena, para averiguar denúncias de falta de medicamentos e de elementos básicos, como papel higiênico. Ele afirmou que recebeu várias reclamações da população, relacionadas à falta de medicamentos e demora nos atendimentos. Moreira questionou o vereador Cido, para saber o motivo de estar faltando tantas coisas na saúde de Taboão. O presidente da Câmara, por sua vez, respondeu dizendo que tem fiscalizado todos os postos, em especial o Antena. 

Ele declarou que sempre foi um guerreiro e luta pela saúde da cidade. Em uma das visitas feitas ao PS, verificou que realmente estava faltando alguns anti-inflamatórios, e que fez o questionamento à Secretária de Saúde Raquel Zaicaner e ao representante da SPDM, Dr.Jorge Salomão, não prevaricando de sua função. “Eu não tenho compromisso com a SPDM, se a SPDM deixar de atender como tem que ser atendida a nossa população, eu vou ser o primeiro a fiscalizar ela, eu vou ser o primeiro a tomar as atitudes necessárias aqui nessa casa”, completou José Aparecido.


Dinho

Fiquei Feliz com vereador Lune, falou a verdade!!! Pena que faltou o jornal detalha algumas coisas a mais que Lune falou, mais tudo bem Parabens a reportagem. Vereador lune parabens logico vc mostrara outras coisa dessa familia Nobrega.

Felipe Martins

ótima matéria, o Brasil precisa mudar;

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Deputada Analice busca recurso para projeto Cultural

O prefeito Fernando Fernandes planeja colocar em funcionamento um Centro Cultural, que atenda...

23/06/2017

Analice busca solução para problema de transporte entre Embu e Itapecerica

Prefeitos e vereadores de Embu-Guaçu e de Itapecerica da Serra se uniram à deputada Analice...

23/06/2017

Alckmin participa de mutirão para migração de rádios AM para FM

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 23, junto ao ministro da Ciência,...

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

19/06/2017

Comissão de Finanças da Câmara de Taboão discute LDO 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

18/06/2017

Câmara de Taboão realiza ato “Fora Temer e a favor das Diretas Já”

Na última quarta-feira (14), foi realizada na Câmara de Taboão da Serra, uma plenária a favor...

16/06/2017

Câmara de Taboão faz Campanha do Agasalho para doar ao Centro POP

O frio chegou com força nas últimas semanas e deve continuar intenso pelos próximos meses. Para...

13/06/2017

Taboão da Serra terá plenária pelas Diretas Já nesta quarta-feira 14

Na próxima quarta-feira (14), várias organizações sociais irão realizar na Câmara Municipal de...

13/06/2017

Municípios paulistas recebem R$ 443 milhões em repasses de ICMS

O governo do Estado de São Paulo deposita nesta terça-feira, 13/6, R$ 443,11 milhões em repasses...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.