Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Autoridades municipais destacam valorização da cultura em desfile cívico de Taboão

Por Sandra Pereira | 7/09/2015

desfile3

Sandra PereiraDesfile reuniu alunos da rede municipal de Taboão da Serra e teve participação de secretarias

Para o prefeito Fernando Fernandes o desfile de 7 de setembro era tradicional em Taboão da Serra e a população aprovava. Fernandes avalia que após a retomada o desfile passou a ser um evento cultural temático que se torna livro e ajuda fomentar a importância da cultura e da educação entre as famílias e os estudantes envolvidos na sua realização. Em 2014 o tema do desfile foi as regiões do Brasil. O livro correspondente ao trabalho acabou de ser lançado. Veja fotos aqui.

“O desfile passou a ter um cunho mais cultural.  O formato anterior trazia um ranço da ditadura. O de Taboão tem um conteúdo cultural muito forte e foi uma iniciativa feliz do secretário João Medeiros”, afirmou o prefeito, recordando que a decisão de retomar o desfile cívico levou em conta o fato das famílias e alunos da rede municipal aprovarem a sua realização.

Personagem essencial no retorno dos desfiles de 7 de setembro em Taboão da Serra, o secretário de Educação, João Medeiros, não escondia sua alegria  com o sucesso do desfile. Para ele, o aspecto mais importante é o resgate da memória aliado à possibilidade dada aos alunos de conhecer mais sobre o tema das Olimpíadas e aprofundar o conhecimento cultural.

“Um povo sem história não tem memória. Esse evento mostra a competência das pessoas e o empenho das crianças. O ano que vem quando as Olímpiadas acontecerem nossas crianças vão conhecer a história. Isso é cultura, educação. É mais participar da formação do conhecimento do que receber algo isolado”, observou João Medeiros. 

Para o presidente da Câmara, vereador José Aparecido Alves, o Cido, a realização do desfile ajuda a resgatar o sentimento de amor ao País num momento que a pátria carece de gente que acredite e tenha esperança de superação dessa crise e da falta de credibilidade que permeia as instituições. “Tive o privilégio de trazer junto com o prefeito a volta do desfile e trazer a população a esperança da independência na totalidade, com o resgate da credibilidade e da esperança na nação. O 7 de setembro vem fortalecer o amor a pátria. Taboão passa a ser referência no desfile cívico”, declarou.

O vereador Ronaldo Onishi disse que as crianças fizeram bonito na apresentação. Ele elogiou os organizadores e disse que o resultado final mostrou que houve planejamento. Também fez menção à participação dos pais e responsáveis. "Foi tudo muito bonito. Até o tempo ajudou. Dava pra ver no rosto dos nossos alunos a alegria e na expressão dos pais o orgulho", citou. 

Para o vereador Marcos Paulo o desfile é uma oportunidade de reunir famílias, amigos e alunos da rede municipal. “Saio daqui feliz pela participação de todos. É um momento muito bonito para a nossa cidade”.

Já a vereadora Érica Franquini diz que o resgate da cultura é um dos pontos altos do desfile. “Tudo que se refere a nossa história merece ser resgatado e incentivado. É bonito ver a alegria das nossas crianças”, disse.


18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.