Escolas Municipais de Taboão da Serra recebem lousa digital

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 26/08/2010

A Prefeitura de Taboão da Serra iniciou a entrega das lousas digitais que serão instaladas em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental. A novidade tecnológica contribui no avanço da prática pedagógica e amplia os recursos de interatividade digital nos laboratórios de informática, enriquecendo as aulas com dinamismo e criatividade.

"Em Taboão da Serra a Educação é a prioridade, pois cuidar da educação de nossas crianças é cuidar de nosso futuro como cidadão", afirmou o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias.

O recurso transforma um computador e um projetor em poderosas ferramentas de ensino. Na lousa, que disponibiliza o uso de softwares que auxiliam as diversas disciplinas, o conteúdo curricular passa a ser exibido como uma imagem projetada e que pode ser livremente manipulada por professores e alunos.

Para o aluno Marcio Udeyglan, que estuda o curso técnico em informática na escola Rui Barbosa, a aula com a lousa digital é muito melhor. "Vai ser ótimo acompanhar as aulas assim, é muito mais interessante", afirma ele.

"Essa lousa é maravilhosa, não sabia que a aula seria tão entusiasmante", afirma Eunice Ribeiro, também estudante do curso técnico em informática na escola Rui Barbosa.

O manuseio da nova tecnologia ocorre por meio de uma caneta especial, que também possibilita escrever, destacar, sublinhar e desenhar sobre a lousa. Os professores podem gravar todas as ações realizadas em sala de aula, para a reprodução dos conteúdos posteriormente.

"A lousa digital na sala de aula foi um ganho para a educação de Taboão da Serra, possibilitando a realização de aulas mais significativas e inovadoras. O contato com a tecnologia, a internet e o mundo multimídia tem trazido mudanças e benefícios para a aprendizagem dos alunos", destaca Divina Donizete Martins Pacheco, Professora da EMEB Darcy Ribeiro.

Além de ser um recurso interativo, a lousa digital também auxilia no desenvolvimento das atividades pedagógicas, unindo-as ao uso das tecnologias de informação e comunicação.

As inaugurações vão até o dia 2 de setembro nas próprias escolas a partir das 19h. A cidade de Taboão da Serra é pioneira no estado de SP em implantar um recurso de alta tecnologia na rede pública de ensino, e inaugurou a primeira lousa no dia 26 de maio de 2010, na EMEF Prof. Francisco Ferreira Paes.

Texto: Marcelo Valladão / Foto: Ricardo Vaz

Comentários